Conheça as belezas do Inti Raymi, a celebração do Império Inca, no Peru

025518_300_Foto Heinz Plenge Pardo_

ü  Conhecida como a Festa do Sol, que coincide com o solstício de inverno, a celebração é realizada no dia 24 de junho em Cusco e na fortaleza Sacsayhuamán, importante sítio arqueológico do país.

 

ü  Parceria entre o Escritório Comercial do Peru no Brasil e a casa noturna Rey Castro promoverá a festa Inti Raymi nesta quinta-feira, 25 de junho, em São Paulo, para promover o turismo do Peru.

 

São Paulo, 22 de junho de 2015 – Considerada uma das mais populares e mais emocionantes atrações culturais e históricas do Peru, o Inti Raymi (Festa do Sol, traduzida do quéchua) foi uma cerimônia inca na qual os sacerdotes e os povos da civilização Inca faziam homenagens ao Inti, o Deus Sol, como agradecimento pelas colheitas que chegavam ao fim e para pedir que a terra fecundasse novamente e continuasse servindo aos filhos do Império Inca (Tawantinsuyu, em quéchua) nas próximas colheitas. A celebração marca o Solstício de Inverno nos Andes (quando, no Hemisfério Sul, o astro encontra-se mais distante do eixo da Terra) e, antigamente, representava para os incas o que para nós hoje é o Ano Novo – era uma festa na qual se iniciava um novo ano e marcava o fim do ano agrícola anterior. Nos tempos atuais, a Festa do Sol é realizada na cidade de Cusco e no sítio arqueológico Sacsayhuamán (a dois quilômetros de Cusco), no Peru, no dia 24 de junho.

A cidade de Cusco se enche de cores, sons e magia nesta época do ano, por conta dos preparativos para a grande celebração. As ruas e praças ficam tomadas de turistas, moradores, visitantes, arqueólogos e historiadores, além das pessoas que interpretam a cerimônia, em uma espécie de teatro a céu aberto. Com isso, vários sítios arqueológicos da região também se enchem de vida. Sem dúvida, trata-se de uma grande mostra pela preservação e proteção de uma das mais belas festividades do Peru. Se antigamente a cerimônia era realizada pela própria civilização, atualmente ela é realizada para milhares de pessoas, incluindo cidadãos peruanos e turistas de toda parte do mundo e que vão ao Peru só para ver de perto esta grande festa.

A Cerimônia do Inti Raymi

A partir da madrugada do dia 24 de junho até o fim do dia, após os últimos raios de Sol terem desaparecido, uma série de atrações se espalham pelo centro de Cusco e pela fortaleza de Sacsayhuamán, garantindo aos seus participantes experiências magníficas. Além do ritual sagrado, que conta com a participação de mais de mil atores e encenadores em ação, há muita música, dança, comidas e bebidas típicas andinas na programação que dura horas. Celebrada há mais de 800 anos, a Festa do Sol começa com orações pelo retorno do Sol, assim como os Incas faziam no auge do Império, e em seguida é feita uma cerimônia na qual a estátua do Inca é levada do Qoricancha (Templo do Sol) até Huacaypata (na Plaza de Armas de Cusco). Depois, todos seguem para Sacsayhuamán, onde realiza-se o sacrifício simbólico de uma lhama branca e uma lhama preta. Em agradecimento ao retorno do Deus Sol, figurantes se vestem com máscaras, véus, roupas coloridas e, munidos de lanças, fazem preces e dançam ao ritmo das flautas e tambores típicos dos Andes.

Realizada pela Empresa Municipal de Festejos de Cusco, a Festa do Sol faz parte de um calendário de celebrações que acontecem na região durante os meses de maio, junho e julho. Entretanto, o ponto alto dos Festejos de Cusco é o Inti Raymi, que foi declarado pela Prefeitura de Cusco como Patrimônio Cultural da Nação e Ato Oficial e Principal Cerimônia Ritual de Identidade Nacional. Aproximadamente 40 mil pessoas deverão acompanhar a celebração do Inti Raymi, no dia 24 de junho. Entretanto, o turismo em toda a região é impactado durante todo o mês. Para junho deste ano são esperadas 200 mil pessoas, entre turistas peruanos e estrangeiros, em Cusco, por conta da data.

Celebrando o Inti Raymi em São Paulo

Para divulgar esta grande celebração que é o Inti Raymi e promover o turismo do Peru no Brasil, uma grande festa temática será realizada nesta quinta-feira, 25 de junho, a partir das 20h, na casa noturna Rey Castro, em São Paulo. Realizada em parceria entre o Escritório Comercial do Peru no Brasil e o Rey Castro, a Festa Inti Raymi – Peru contará com atrações e iguarias culinárias peruanas. Além disso, as melhores caracterizações entre os convidados ganharão uma viagem ao Peru, com o apoio da operadora Turismo Consciente, a companhia aérea Avianca e a rede peruana de Hotéis Aranwa.

Entre as atrações artísticas da noite haverá show da cantora e compositora peruana Adriana Mezzadri, autora da canção “Marcas de Ayer” e conhecida por compor trilhas de novelas e séries como “O Clone”, “Olga” e “A Casa das Sete Mulheres”, e da Banda Coconut Versiones, apresentando versões latinas de grandes sucessos da música pop mundial, além de aula animação com o casal Fernanda e Walace Giuzio.

E para que a culinária peruana não fique de fora desta grande festa, o bar do Rey Castro, sob o comando do chefe Felipe Bellim, receberá o chefe peruano Christian Báscones, do restaurante Huaco RestoBar, para montar uma grande Estação de Ceviche. Haverá, ainda, um Pisco Bar, com uma equipe de bartenders escalada para preparar os tradicionais drinques peruanos, sob o comando da Pisco Vargas.

 

Informações completas sobre a Festa Inti Raymi 2015:

http://www.emufec.gob.pe/es/inti-raymi

https://www.youtube.com/watch?v=4OShU3lQaGs

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!