Cerca de 600 participantes do Brasil e de países vizinhos estarão na Capital
Cerca de 600 pessoas estarão reunidas entre os dias 3 e 7 de junho em Cuiabá, no Centro de Eventos Pantanal, discutindo asInterfaces da Sustentabilidade na atuação do Guia de Turismo durante o 35º Congresso Brasileiro de Guias (CBGTUR). O evento é uma realização da Federação Nacional e do Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
De acordo com Paula Scanagatta, organizadora do evento, este ano serão divulgados e discutidos temas relevantes para o turismo brasileiro como a Política Nacional de Turismo, o fortalecimento da classe, ética, fiscalização, qualidade, responsabilidade socioambiental, tendências e segurança.
“Este evento visa manter os profissionais atualizados e preparados para uma atuação segura e responsável, além de proporcionar um intercâmbio entre eles”.
Entre os participantes estarão representantes de todos os Estados, da Bolívia e do Chile, além do cônsul chileno no Brasil, Félix Vasquez Solís.
O CBGTUR acontece anualmente e desde a sua primeira edição realizada em São Luis, Maranhão, em 1980, reúne um número expressivo de profissionais, estudantes, pesquisadores, gestores, empresários e empresas públicas e privadas ligadas ao turismo, que vem se transformando em uma das principais economias do país.
“Cuiabá tem uma boa estrutura de rede hoteleira e cada vez mais vem se destacando no turismo de eventos”, afirma o secretário da Sedec Seneri Paludo.
Além do tema voltado aos guias de turismo, a sustentabilidade também estará inserida em todo o planejamento e execução do evento, por meio de ações de economia de recursos naturais, uso de material biodegradável, reaproveitamento e reciclagem de materiais, envolvimento da comunidade local, mitigação dos impactos ambientais, entre outros.
Durante o congresso serão realizadas palestras, mesas-redondas, mini-cursos e visitas técnicas com pesquisadores nacionais e internacionais aos municípios de Chapada dos Guimarães, Jaciara, Nobres e Poconé. Na ocasião, também acontecerá a exposição de estandes, possibilitando o intercâmbio entre empresas públicas e privadas com os profissionais e estudantes da área.
“As belezas naturais do Estado estarão em evidência no estande que será montado no evento pela secretaria”, conta Luis Carlos Nigro, secretário-adjunto de Turismo da pasta.