Grandes cidades como Nova York, Los Angeles e Paris foram e seguem sendo palco para múltiplas produções hollywoodianas. Porém, para criar mundos fantásticos ou replicar essas megalópoles cinematográficas, muitos estúdios escolhem outras locações ao redor do mundo para serem cenários de seus filmes. Vancouver, por exemplo, é chamada de Hollywood do Norte por comportar várias gravações de filmes e séries devido ao custo mais baixo, clima e paisagens favoráveis para produção.
O mesmo acontece com vários intercambistas que escolhem cidades diferentes dos maiores pontos turísticos mundiais para suas viagens. Eduardo Heidemann, diretor da TravelMate , rede de agências de intercâmbios associada à Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio), comenta as motivações dos intercambistas para escolherem esses destinos:
“Assim como o que acontece na indústria cinematográfica, quem deseja fazer intercâmbio acaba escolhendo destinos fora desse eixo principal por conta de um custo de vida mais econômico, mas outros motivos como maior imersão no idioma ou até curiosidade mesmo acabam sendo decisivos.”
Eduardo ainda traz cinco locais vistos no cinema que podem servir de inspiração para escolher o seu destino e também fazer parte do seu roteiro de viagem:
• “X-Men” – Canadá
Por mais que a Escola do Professor Xavier para Jovens Superdotados de X-Men, fique no estado de Nova York, as filmagens da série de filmes baseada nos quadrinhos da Marvel, foram feitas no Canadá. O Castelo Hatley fica na província de British Columbia e faz parte da Universidade Royal Roads, por isso, a parte interna só pode ser visitada durante as férias escolares.
• “Saga Crepúsculo” – Canadá
Outra produção que também se passa nos Estados Unidos mas teve muitas cenas gravadas no Canadá é a adaptação para o cinema dos romances best-sellers de Stephenie Meyers. A praia de La Push, ponto proibido para os vampiros Cullen por ser território dos lobisomens quileutes, por exemplo, é ilustrada pelo Pacific Rim National Park. Outros parques e reservas canadenses também serviram para criar as paisagens sombrias da pacata cidade de Forks.
• “Jogos Vorazes” – Geórgia, EUA
Para “Em Chamas”, o segundo filme da saga campeã de bilheteria, muitas locações no estado americano da Geórgia foram utilizadas para compor a nação distópica de Panem. Entre elas, a cornucópia da arena onde ocorre a 75ª edição dos Jogos Vorazes foi montada no Clayton County International Park e a opulenta residência do Presidente Snow na Capital é, na verdade, a mansão Swan House em Atlanta, que é aberta para visitação.
Swan House, em Atlanta, foi utilizada em Jogos Vorazes como a casa do Presidente Snow ( Things That Inspire ) |
• “Troia” – Malta
O pequeno arquipélago europeu de Malta tem atraído muitos turistas, intercambistas e produções cinematográficas, uma delas é Troia, de 2004. O Forte Ricasoli, um dos principais pontos turísticos do país, é um local de destaque no filme estrelado por Brad Pitt. Outra paisagem mediterrânea é a praia de Golden Bay
• “Star Wars” – Irlanda
A Skellig Michael Island é, em uma galáxia muito muito distante, a ilha na qual Luke Skywalker exila-se durante anos até ser encontrado por Rey na última trilogia de Star Wars. A ilha irlandesa, que abriga ruínas de um antigo mosteiro cristão, é patrimônio histórico da UNESCO e atrai muitos turistas.
A Skellig Michael Island teve aumento de visitações após aparecer em Star Wars ( Irish Mirror) |
Se interessou em algum desses destinos de cinema e quer mais detalhes sobre como realizar seu intercâmbio? Clique AQUI e saiba mais!
Sobre a TravelMate
Criada há 19 anos, a TravelMate tem como objetivo promover a educação internacional, por meio de vários programas de intercâmbio que atendem pessoas em todas as fases da vida. O foco está em proporcionar segurança, atendimento e suporte durante toda a vivência desse intercambista em outro país. A rede de franquias de intercâmbio comandada por Alexandre Argenta e Eduardo Heidemann possui uma ampla equipe em 50 unidades do Brasil, que é treinada regularmente para promover uma ótima vivência aos que embarcam com a TravelMate e para que a experiência de trabalhar na TM seja satisfatória para todos e todas. Foram mais de 25 mil vidas transformadas pela rede TravelMate, 25 mil projetos tirados do papel, e 25 mil embarques para o exterior. A rede ainda é associada da Belta – Associação das Agências de Intercâmbio do Brasil – que existe há 26 anos e é a única associação que tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor de intercâmbio, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e ética das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 75% do mercado de educação internacional.