CONCURSO PARA VINHOS E DESTILADOS BRASILEIROS SERÁ EM SÃO PAULO

CONCURSO PARA VINHOS E DESTILADOS BRASILEIROS SERÁ EM SÃO PAULO

 A região vitivinícola de São Roque, a mais tradicional de São Paulo, receberá pela primeira vez, entre os dias 10 e 13 de setembro próximo, a versão brasileira do mais importante concurso de vinhos e destilados do mundo, o Concours Mondial de Bruxelles, em sua 14ª edição no Brasil.

O evento, que tem como objetivo avaliar anualmente a produção brasileira de vinhos e promover o setor vitivinícola no país, funciona como uma ferramenta de marketing democrática: “as chances de medalha são idênticas para um pequeno produtor artesanal familiar e para uma grande indústria exportadora”, garante Zoraida Lobato, diretora do evento no Brasil.

As degustações são sempre às cegas   e realizadas por um júri composto por especialistas, enófilos, enólogos e sommeliers estrangeiros e brasileiros. “Ao compor o júri, damos preferência a jornalistas especializados, que invariavelmente ficam impressionados com a qualidade do vinho brasileiro e se tornam divulgadores do produto e do país no exterior”, afirma a executiva.

Este ano estão inscritas 402 amostras de bebidas, entre vinhos e destilados, segmento no qual se destaca a nova geração de produtores de cachaça, inteiramente orientados à produção de bebidas finas de alto padrão de qualidade, com envelhecimento em barricas de carvalho e outras essências nobres.

A ideia é criar uma identidade internacional para a cachaça de alto padrão, abrindo novos mercados consumidores mundo afora para a mais brasileira de todas as bebidas. Há bebidas de todas as regiões produtoras do país: vinhos da Serra e da Campanha Gaúchas, da Serra do Sudeste gaúcho; de Pernambuco, do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo; cachaças do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Paraíba, Maranhão, Bahia, São Paulo entre outros.

Rolar para cima