Com o boom das contas digitais, o que preciso saber?

Com a consolidação desse novo tipo de banco, vale a pena ficar de olho nos benefícios que estas contas podem te oferecer
– A ideia de um banco digital não é tão nova assim. Eles foram regulamentados em 2016, mas ocupavam um tímido espaço no mercado brasileiro. Entretanto, com o isolamento físico que estamos vivenciando nos últimos meses, houve uma explosão na utilização e procura das contas digitais, para facilitar as transações bancárias do dia a dia. Estima-se que, entre 2019 e 2020, o número de usuários de algum banco digital mais que dobrou, atingindo a impressionante marca de mais de 65 milhões de usuários ativos, apenas no Brasil.

Mas quais as principais razões para preferir esse tipo de banco ao invés de um tradicional, com décadas de experiência de mercado? Foi pensando no contexto de caminhoneiros e transportadoras que a Nimbi, empresa de tecnologia que oferece um produto para gestão de fretes, lançou a Nimbi Conta. A necessidade dessa conta é latente segundo Carolina Cabral, sócia-diretora da empresa:

“Mais da metade dos 538 mil caminhoneiros autônomos brasileiros ainda não possuem conta em banco. Eles passam por longos períodos na estrada, e contar com um banco digital que foi pensado para satisfazer as suas necessidades pode fazer a diferença no seu dia-a-dia, uma vez que eles poderão acessar sua conta no momento que precisarem realizar suas transações.”

Sem filas e sem burocracia
Em momentos de lockdown e fechamento de comércio, é super importante permanecer em casa e sair apenas para fazer o que for realmente essencial. A grande vantagem das contas digitais é a possibilidade da realização de transações e pagamentos sem a necessidade de locomoção até uma agência física. Além disso, o atendimento ocorre de maneira online, sem a necessidade de filas e nem burocracia. As principais operações, como pagamentos e transferências, são feitas de maneira totalmente digital. O processo de abertura de conta ocorre com o preenchimento de dados básicos, como nome, CPF e endereço e o envio de foto do usuário e do documento, super fácil e rápido. Se ocorrer algum problema, ele será resolvido pelo próprio aplicativo, que possui um espaço dedicado ao atendimento e, nos casos mais complicados, um telefone e e-mail para contato. Além disso, em caso de roubo ou furto, em menos de 5 minutos é possível realizar o bloqueio do cartão pelo próprio aplicativo e já solicitar uma nova via.

Tecnologia Contactless
Muitas contas digitais possuem a tecnologia contactless, que permite fazer compras com o cartão, sem a necessidade de inseri-lo em uma máquina, bastando apenas a aproximação do cartão. Isso se torna extremamente relevante, não apenas para a segurança digital do usuário, mas também para sua proteção contra o coronavírus, uma vez que não há contato direto com a máquina de cartão.
Facilidade nas transferências entre contas
Com o objetivo de criar uma comunidade ao redor da marca, algumas contas digitais oferecem facilidades para seus usuários. A Nimbi Conta, por exemplo, oferece transferências ilimitadas e gratuitas entre contas Nimbi, facilitando o dia a dia de quem está nas estradas, além de não cobrar taxas nestas transações.

Cartão pré-pago
Outra vantagem das contas digitais, são os cartões, sem taxas e anuidades. No caso da Nimbi Conta, o usuário utiliza o cartão pré-pago, na bandeira Visa, que além de segurança e praticidade, não gera faturas de faturas no fim do mês e é aceito em qualquer tipo de estabelecimento: lojas, mercados, postos de combustível, por exemplo.
Facilidade nos pagamentos online
É cada vez mais recorrente a necessidade de ter um cartão que facilite as compras no ambiente digital. Pensando nisso, a Nimbi Conta oferece um cartão pré-pago que possibilita e aceita a opção de realizar compras online, além de assinaturas de streaming, aplicativos de música, entre outras possibilidades. O valor é debitado de maneira automática do saldo da Nimbi Conta, permitindo assim um maior controle financeiro.

Segurança Digital
Diante de tantas novidades, é comum se questionar acerca da segurança das contas bancárias digitais. É válido lembrar que, assim como os bancos tradicionais, as contas digitais também contam com o amparo de órgãos governamentais. Além disso, alguns métodos de autenticação são utilizados no momento de acessar a conta. No caso da Nimbi Conta, é possível configurar o acesso por biometria (impressão digital) e assim, apenas o titular da conta pode acessá-la no app. Para fazer pagamentos, transações e saques, também é solicitada a senha definida no momento de abertura da conta.

A Nimbi é uma empresa especializada em supply chain management, com soluções que aumentam a produtividade e geram economia para as organizações. Com a tecnologia de CloudComputing , a plataforma Nimbi atende todos os elos da cadeia de suprimentos, incluindo todo o processo de homologação, negociação entre empresas e processos logísticos. Atualmente, possui mais de 260 mil empresas em seu marketplace, sendo um importante ator no ecossistema supply chain.

Sobre a Nimbi
A companhia especializada em soluções de tecnologia para o mercado de supply chain management, possui sede no Brasil e operações por diversos países, dentre eles, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e México. Nos últimos 5 anos, a empresa já transacionou mais de 170 bilhões de reais em sua plataforma. A organização possui mais de 250 mil empresas cadastradas em seu marketplace. Além disso, Vale, Ambev, Leroy Merlin, Loggi, Faber Castell, Danone, Recicla BR, 99, CVC, dentre outras empresas, participam do portfólio da companhia.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.