Com início da quaresma, tradição da Osterbaum colore casas de Pomerode (SC) e reforça festa de Páscoa 

Galho seco e cascas de ovos pintadas estão nos jardins das famílias e maior árvore do mundo, com 100 mil unidades pode ser visitada na 14ª Osterfest

Para os cristãos, a quarta-feira de cinzas representa o início da quaresma, preparação para a Páscoa. É também a partir desta data que, em Pomerode (SC), cores começam a surgir nos jardins das casas e nas ruas. Isso porque é o período em que cada família monta as sua Osterbaum, que em português significa árvore de Páscoa. 

Trazida pelos imigrantes germânicos que colonizaram a região há mais de 150 anos, esta é uma tradição cheia de simbolismos. O galho ou árvore seca representa o sofrimento e a tristeza pela morte de Jesus Cristo. Já as casquinhas de ovos coloridas representam a alegria pela ressurreição. 

O pesquisador Genemir Raduenz comenta que a história da Osterbaum é ainda mais antiga. “Todos esses símbolos da Páscoa se conectam de forma ancestral com o período pagão, onde se adorava Ostera, a deusa da fertilidade – e daí a raiz do termo Oster. Da mesma forma, as lebres e os ovos eram símbolos de fertilidade e renovação sempre nesta época do ano, já que na Europa é o início da primavera e período em que a vida renasce na natureza. De certa forma, esses elementos foram absorvidos pelas celebrações pascais cristãs no período da cristianização e se tornaram marcantes para os povos germânicos”, comenta.

A maior Osterbaum do mundo também está na cidade mais alemã do Brasil. Reconhecida em 2017 pelo Guinness World Records, ela é uma das atrações da Osterfest, maior festa de Páscoa da América Latina, que segue até 17 de abril, sempre de quinta a domingo em Pomerode (SC). 

A autenticidade é um dos pontos fortes do evento, de acordo com Raduenz, que se recorda de levar galhos secos para montar a árvore de casquinhas na escola onde estudou em Pomerode. “A Osterbaum que conhecemos hoje e a própria Osterfest são resultados do processo evolutivo de uma tradição germânica milenar, que há um século e meio acontece também por aqui”, afirma.

14ª Osterfest recebe o público de quinta-feira a domingo

A maior festa de Páscoa da América Latina reúne tradições trazidas pelos colonizadores e mantidas pelas famílias de Pomerode (SC). Este ano, a 14ª Osterfest vai até 17 de abril, de quinta-feira a domingo das 10h às 20h. 

Além da Osterbaum e do maior ovo decorado do mundo, com mais de 15 metros de altura, fazem parte do evento ainda uma feira de artesanato de Páscoa, a casa das bolachas com doces inspirados pela data, a Toca do Coelho onde as crianças podem imaginar como vive o símbolo do evento e a praça de alimentação. Os pequenos podem ainda participar da pintura de casquinhas, confecção de cestas de Páscoa e coelhos de tecido, além de pintarem suas próprias bolachas. 

Seguindo determinações do Governo de Santa Catarina (Portaria SES, número 1389/2021), será necessária apresentação do comprovante de vacinação com duas doses para maiores de 18 anos e pelo menos uma dose para crianças a partir de 12 anos. Os visitantes podem ainda apresentar um exame negativo RT-PCR realizado nas últimas 72 horas ou antígeno nas últimas 48 horas. O uso de máscaras será obrigatório e a organização vai orientar os visitantes a respeito dos cuidados.

SERVIÇO
14ª Osterfest
Data:
 17 de fevereiro a 17 de abril, de quinta a domingo, das 10h às 20h 
Local: Centro Cultural de Pomerode (SC)
Mais informações: www.visitepomerode.com.br
* para acesso ao evento, será necessário apresentar o comprovante de vacinação ou teste negativo

——————————————————————————

Osterbaum colore o céu de Pomerode (SC)
Crédito: Divulgação/Daniel Zimmermann
Clique aqui para ver a imagem

Na Osterfest, coelho da Páscoa recebe os visites que conhecem a Osterfest
Crédito: Divulgação/Daniel Zimmermann

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.