Coimbra recebe a primeira edição da Feira de Emprego do Centro

  • Iniciativa vai juntar, no dia 9 de maio, empresas e candidatos da área do turismo, com a finalidade de facilitar a contratação.
  • Ocasião serviu também para a assinatura de um protocolo entre a AHRESP e o Fórum Turismo.
  • A cidade de Coimbra vai receber, a 9 de maio, a primeira edição da Feira de Emprego do Centro, um evento organizado pela Bolsa de Empregabilidade e que tem como objetivo facilitar a contratação na área do Turismo.
  • A Bolsa de Empregabilidade é o maior evento de empregabilidade nacional nas áreas do Turismo. Ao longo de sete anos de existência, a Bolsa de Empregabilidade já desenvolveu dez edições, entre Lisboa, Porto e Algarve, tendo acelerado o processo de contratação e identificação de talento de milhares de candidatos.
  • Agora, pela primeira vez, a Bolsa de Empregabilidade irá realizar uma Feira de Emprego no Centro, mais concretamente no Convento São Francisco, contando para tal com o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Coimbra.
  • As inscrições são gratuitas e podem ser feitas desde já em http://bit.ly/3GzyFQg.
  • A 1.ª Feira de Emprego no Centro contará com cerca de 50 empresas a identificar talento e a contratar ao longo do dia. Entre estas, estarão algumas das maiores e mais importantes empregadoras regionais e nacionais, que apresentarão as suas vagas de emprego aos candidatos nos mais diversos departamentos, desde a operação e gestão à manutenção, entre outras.
  • Os candidatos são oriundos de instituições de ensino superior e profissional das áreas de turismo, além de desempregados identificados pelo IEFP, empregados atuais em processo de captação de novos desafios e todos os interessados no desenvolvimento de networking e aproximação do setor.
  • A conferência de imprensa de apresentação do evento decorreu hoje na sede da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, em Lisboa, e contou com a participação de António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo e Fundador da Bolsa de Empregabilidade, Carlos Moura, presidente da AHRESP, Ana Paula Pais, diretora coordenadora da formação do Turismo de Portugal, e Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.
  • Nesta conferência de imprensa foi também assinado um protocolo entre a AHRESP e o Fórum Turismo. Este protocolo prevê que a AHRESP, através da sua própria Bolsa de Emprego, esteja presente em todas as Bolsas de Empregabilidade promovidas pelo Fórum Turismo, aumentando assim os serviços que presta aos seus associados.
  • Na ocasião, António Marto explicou que “as Bolsas de Empregabilidade são eventos que reúnem duas forças: a força de quem procura trabalho na área do turismo e a força de quem procura identificar talentos neste setor”. Ao longo da sua existência, tem registado um sucesso crescente. “Começou com 20 empresas, em 2016, e evoluiu para 120 empresas”, sublinhou.
  • Carlos Moura defendeu a importância do evento. “O turismo é hoje uma das principais atividades mundiais, e aquela que reage mais depressa às adversidades. É um pilar da nossa economia, mas é necessário torná-la atrativa para os profissionais. Por isso, fico muito satisfeito por ver eventos como esta Feira do Emprego do Centro, que tem essa capacidade de atrair trabalhadores para o setor”, disse.
  • Ana Paula Pais prosseguiu com o mesmo raciocínio, lembrando que “o nosso país é rico na autenticidade de experiências que oferece aos visitantes, mas é necessário cativar os profissionais, em especial os jovens, para este setor”. “É preciso mostrar aos jovens que é um setor profundamente gratificante, em que existe uma rápida progressão na carreira. Esta Feira do Emprego, ao colocar empregadores e candidatos frente a frente, é facilitador do aumento desse interesse”, considerou.
  • Pedro Machado destacou que “um dos fatores que distinguem Portugal a nível internacional é a hospitalidade”. “Esse é um dos nossos maiores ativos, por isso é tão importante a formação dos recursos humanos. Uma Feira de Emprego como esta é fundamental para mantermos alta a fasquia da qualidade do saber receber, da hospitalidade”, frisou. Além de que, acrescentou, “por acontecer no Centro de Portugal, é uma resposta positiva a outra preocupação, que é a coesão do território, o que leva a Turismo Centro de Portugal a associar-se à iniciativa”. “São os territórios e os seus produtos que fazem de Portugal um dos melhores destinos do mundo”, concluiu.
  •  
  • Espaço dedicado aos empreendedores é um dos destaques da Feira
  • A sessão de abertura da 1.ª Feira de Emprego no Centro terá a participação do Ministério de Economia, do Ministério da Coesão Territorial, da Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, do Turismo de Portugal e da Turismo Centro de Portugal.
  • Inserido na Feira, haverá também um espaço dedicado aos empreendedores, designado por “Fórum Talks”. Aqui, estarão presentes startups e instituições de apoio ao desenvolvimento empreendedor identificadas pela Turismo Centro de Portugal, assim como institutos e organizações de promoção de oportunidades de empregabilidade com foco e especialidades no interior e no Centro de Portugal.
  • Neste “Fórum Talks”, alguns empreendedores convidados irão apresentar os seus percursos e serão dados a conhecer os apoios disponíveis para os empreendedores no interior e as medidas de fixação da população para estes territórios.Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Rolar para cima