Claro inaugura a era do 5G+ na faixa de 3,5GHz em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre

 
Claro inaugura a era do 5G+ na faixa de 3,5GHz em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre

Todos os clientes Claro com celular compatível poderão ter acesso ao 5G+ em regiões de diversos bairros destas capitais a partir desta sexta-feira (29)  — Inaugurando mais uma etapa da nova era de transformação digital no Brasil, a Claro lança nesta sexta-feira (29) o 5G+ em três capitais: Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre. A operadora, que trouxe ao país de forma pioneira todas as gerações de internet desde o 3G, já estava com a estrutura pronta e ativou a rede 5G na faixa de 3,5 GHz imediatamente após a liberação de uso do espectro pela Anatel e Gaispi, assim como ocorreu em Brasília no início de julho.
 O 5G+ é a nova marca da Claro para o 5G na faixa de 3,5GHz e estará disponível em diversas regiões destas três capitais.
 Em João Pessoa, inicialmente, o sinal irradiará em regiões dos bairros de Aeroclube, Manaíra, Tambaú, Jardim Oceania, Altiplano Cabo Branco, Brisamar, Bairro dos Estados e Miramar. A previsão é de que nos próximos meses a Claro já expanda sua cobertura 5G+ em localidades como Oitizeiro, João Paulo II, Cristo Redentor, Jardim Cidade Universitária, Ernesto Geisel, Planalto Boa Esperança, Jaguaribe, Castelo Branco e Centro.
 Em Belo Horizonte, a ativação chegará a 17 bairros: Savassi, Lourdes, Santo Agostinho, Boa Viagem, Ouro Preto, Bandeirantes, São Bento, Barragem Santa Lúcia, Minaslândia, Alípio de Melo, Manacás, Providência, São Gonçalo, São Bernardo, Heliópolis, Paraíso e Hospital da Baleia. A Claro continuará expandindo sua rede de 5G+ e chegará a outras áreas, como, por exemplo, o bairro de Buritis.
 Já em Porto Alegre, o sinal começa em regiões de 12 bairros: Higienópolis, Moinhos de Vento, Jardim Europa, Boa Vista, Mont’Serrat, Auxiliadora, Bela Vista, Petrópolis, Três Figueiras, Rio Branco, Tristeza, Vila Assunção.Ou seja, essa é apenas a fase inicial. Gradativamente outras áreas das cidades receberão a tecnologia.
 A adoção do 5G+ não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip.
 Todos os telefones comercializados pela Claro e compatíveis com o 5G DSS já suportam também a faixa de 3,5 GHz e serão automaticamente compatíveis com o novo 5G+, agora com mais capacidade pela adição da nova faixa. O 5G+, além de mais velocidade, também traz uma evolução para casos de negócio que necessitam maior capacidade de dispositivos conectados e latência ultrabaixa. Essa proposta é ideal para atender às necessidades do mercado B2B e aplicações que deverão ser desenvolvidas no futuro, inclusive a Internet das Coisas.
 A expectativa inicial é do alcance de velocidades entre 600 Mbps e 800 Mbps, chegando até 1 Gbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento). Conforme relatório recentemente disponibilizado pela Ookla, as conexões 5G DSS no Brasil já ofereciam o dobro da velocidade das redes LTE (4G ou 4.5G).
 Atualmente, 70% dos aparelhos vendidos pela Claro são compatíveis com o 5G+. E, por ter saído na frente no oferecimento do 5G DSS, já possui cerca de 2,3 milhões de smartphones compatíveis em operação em sua rede. A Claro ainda incentiva os atores do setor a produzirem telefones com valores mais acessíveis, colaborando fortemente para democratização e aceleração da adoção do 5G para os usuários, seja através de disponibilização de produtos exclusivos ou no crescimento da oferta de produtos.
 Hoje, a Claro já possui cerca de 50 aparelhos com acesso do 5G em seu portfólio e estimula preços mais acessíveis para o consumidor, que pode adquirir um smartphone a partir de R$1.299, no plano pós-pago e com opção de parcelamento a longo prazo. E cada vez haverá mais aparelhos. Com exclusividade, para aprimorar ainda mais a experiência do cliente, a Claro trouxe recentemente ao mercado, em parceria exclusiva com a Motorola, o smartphone moto g62 5G, já preparado para acessar a quinta geração da internet móvel em todas as frequências disponíveis. A venda de aparelhos acontece nas lojas físicas e online da Claro, além dos canais próprios da fabricante.
 “Estamos orgulhosos em habilitar de forma pioneira mais essa fase da evolução tecnológica no Brasil. É mais um passo em um universo vasto e de possibilidades, muitas ainda nem pensadas. A disponibilização do 5G+ abre portas para novas discussões; oportunidades em negócios, serviços, comunicações; acelera a digitalização; além de impulsionar a criação de aplicações que irão fazer diferença na vida das pessoas e tornar o dia a dia mais divertido e produtivo. Mas, é só o início. Temos um longo e desafiador caminho pela frente”, avalia José Félix, presidente da Claro. PARA MARCAR O INÍCIO DO 5G+ E, para marcar o lançamento do 5G+ em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre, Claro e Embratel iluminaram marcos importantes nas cidades:
 Em BH, as empresas produziram a celebração Caminhos Conectados. Direto do Mirante do Mangabeiras, diante da vista da cidade de Belo Horizonte, na noite de quarta (27), um canhão vermelho de alta potência foi apontado para a cidade, que pode conferir um espetáculo de lasers, assinadas pelo artista visual mineiro Rafael Cançado (Homem Gaiola) – conhecido por projeções realizadas em locais icônicos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, entre outros.
 Em João Pessoa, a Claro Brasil escolheu a Ponta do Seixas, local mais oriental do continente americano, onde o sol nasce primeiro no Brasil, como ponto de partida para sua jornada 5G+. Na noite de quinta-feira (28/07), a Claro iluminou este e outros lugares icônicos da capital paraibana: o Farol do Cabo Branco, na Ponta do Seixas; o símbolo ‘Eu amo JP’, na Praia de Tambaú – Busto de Tamandaré; o centro histórico de João Pessoa; a Praça da Independência; e o Parque Solon de Lucena (Lagoa). No pôr do sol desta sexta-feira (29), data de ativação do sinal 5G+, a cidade será iluminada novamente.
 Em Porto Alegre, também a partir de uma celebração no Espaço Multiverso no Cais Embarcadero, transmitida em tempo real pelo Canal 500 da Clato tv+ na quinta-feira (28/07), a Claro e a Embratel iluminaram 5 marcos da cidade: o Monumento aos Açorianos, o Laçador, o Instituto Caldeira e as Torres da Claro e da Embratel. A iniciativa, que segue nos próximos dias, será apoiada pelo projeto ‘A Energia da Claro’, considerado o maior programa de geração distribuída de energia limpa entre empresas privadas do país. 5G PARA O MERCADO CORPORATIVO
 Com o 5G+ da Claro, a Embratel, marca do Grupo responsável pela frente corporativa, habilitará o próximo nível dos negócios. Com a quinta geração de internet móvel, os mais variados segmentos da economia, como indústria, finanças, agronegócio, saúde, educação, varejo, óleo e gás, energia e utilidades, mobilidade, logística e transporte, segurança e transporte público, vão passar por uma digitalização única e nunca vista anteriormente.
 O 5G+ favorecerá a criação de novas soluções para transformar a maneira como as empresas e instituições públicas operam. A Embratel irá disponibilizar a infraestrutura digital necessária para desenvolver o mercado, possibilitando a criação de novos modelos de negócios, capazes de ampliar capacidades e otimizar operações, traçando um futuro altamente digitalizado e inovador.
 “Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul são Estados muito importantes para a Embratel. Começar esse novo desenvolvimento tecnológico nas regiões nos deixa muito felizes e temos certeza de que, em conjunto com empresas e governos, levaremos os Estados para o próximo nível de digitalização. Esse novo ecossistema formado a partir do 5G+ permitirá uma contribuição imensa para o desenvolvimento econômico e social do País, expandindo limites e ajudando na modernização de inúmeros setores com uma inovação inédita no mercado. A Embratel irá proporcionar uma infraestrutura digital habilitadora de inovações, que vai muito além da conexão entre pessoas e velocidade na transmissão de dados. Com a nova geração de conectividade, possibilitaremos a adoção em larga escala entre os mais diversos dispositivos conectados e soluções para gerar impactos extremamente positivos em toda sociedade brasileira”, diz José Formoso, CEO da Embratel.
 De acordo com o executivo, aplicações com o uso 5G+, somadas a tecnologias emergentes e existentes, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Cloud Computing, Big Data, Edge Computing e Machine Learning, serão capazes de gerar valor a longo prazo, com eficiência, segurança, ultraprocessamento de dados, estrutura de baixíssima latência, alta confiabilidade, resiliência e disponibilidade.
 A nova geração de conectividade irá tornar a conexão muito mais abrangente. Bilhões de devices conectados transportarão de forma instantânea o mundo físico para o digital, capturando e analisando uma infinidade de dados sobre o que acontece ao redor, em uma união perfeita entre Internet das Coisas, Big Data e Analytics. Dessa forma, informações sobre como as pessoas vivem, trabalham e se movem pelas cidades, por exemplo, serão captadas e avaliadas para gerar novos produtos e experiências.
 Todo o potencial industrial local será colocado em prática por meio da implantação de redes 5G. Como exemplo, a tecnologia apoiará a manutenção preditiva e remota utilizando sensores para prever e solucionar ocorrências a distância. Inspeções mais rápidas e eficazes por meio de inteligência preditiva, ampliação da segurança do trabalho e do trabalhador, e o aumento da eficácia operacional estão entre as principais vantagens trazidas pelo 5G nas indústrias.
 Através de estruturas de Corporate Venture Capital, a Claro e seus clientes corporativos também poderão participar ativamente na criação de um ecossistema de startups ou financiar o desenvolvimento de soluções especializadas por integradores e fornecedores de tecnologia.
 Sobre a ClaroClaro é líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.200 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a mais de 96% da população. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. Foi pioneira na implantação de todas as gerações de internet móvel no Brasil, inclusive o 4.5G e, , o 5G DSS e o 5G+. É líder em velocidade de conexão, tanto no celular como na banda larga residencial, com ultravelocidades. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países, na América Latina e também na Europa e Estados Unidos. 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.