*Em sua segunda edição, evento propõe um olhar para a cozinha do litoral potiguar e o encontro de culturas culinárias que se desenvolveram no Brasil tendo o mar como ponto de convergência
*Entre os nomes convidados vai estar o paraense Thiago Castanho, um dos mais inovadores chefs brasileiros da atualidade. Ao lado de nomes como Alex Atala, o profissional vem revolucionando a cozinha brasileira a partir do resgate das riquezas da Amazônia
*Já a chef Janaína Rueda, fundadora do Bar da Dona Onça-SP, é responsável por dar um tom contemporâneo e gourmet, à cozinha afetiva da década de 50
O manancial de riquezas do Brasil é enorme e boa parte dele vem sendo revelado através da gastronomia. A prova disso é o destaque que a cozinha brasileira vem conquistando internacionalmente, a partir de uma nova geração de chefs comprometidos com a pesquisa de ingredientes genuinamente brasileiros e com o desenvolvimento de seus potenciais culinários. Esse cenário tem a contribuição de profissionais como o paraense Thiago Castanho e a paulistana Janaína Rueda. O Circuito Gastronômico de Natal, em sua segunda edição, contará com a participação desses dois talentos na edição que terá como tema “De frente para o mar e o que vem do mar”.
O Festival acontece de 10 a 14 de dezembro, na praça Pedro Velho (praça Cívica) e integra o calendário do Natal em Natal, da Prefeitura do Natal através da Secult Natal/Funcarte, com patrocínio do Banco do Brasil através do Programa de Incentivo Djalma Maranhão, sendo parte da agenda do Circuito de Festivais Gastronômicos e Culturais do Rio Grande do Norte. O evento contará ainda com apoio cultural do hotel Majestic, Flor de sal CimSal, Coca-Cola e Tecnox.
Também participarão das oficinas ao vivo os chefs Gabriela Sales, uruguaio Francisco Gateasoro Belzarena; o francês radicado no Brasil François Schmmit; a gastrônoma, pesquisadora e chef Adriana Lucena; mais as chefs Cacau Wanderley, Sannyle Faraj, Ítala Selda, Déborah Sá e Ana Lima. E ainda o chef mineiro Marco Túlio Abras e os potiguares Nito Avelar e Rodrigo Santana.
Thiago Castanho fará oficina na sexta-feira, às 21h30. Será uma aula com mini-degustação e o prato que irá preparar ao vivo é o “Pirarucu defumado, nhoque de banana da terra e farinha de castanha do Pará fresca”. Já a chef Janaína Rueda vai se apresentar no sábado, às 21h30, com o prato surpresa, tendo como ingrediente o pescado típico do litoral potiguar, que ela irá adquirir no Canto do Mangue. Também está confirmada a palestra de abertura “De frente para o mar”, com muitas estórias de pescador e histórias ligadas a cultura culinária do litoral nordestino, com a pesquisadora Adriana Lucena. Uma homenagem está confirmada no encerramento das oficinas: os chefs farão uma receita coletiva para lembrar o legado deixado pelo empresário Fernando Medeiros, fundador do grupo Camarões.
TENDAS GASTRONÔMICAS E SHOWS MUSICAIS
A edição do Festival contará ainda com 20 tendas de especialidades, além de food trucks convidados, espaço infantil, cozinha-show com 70 lugares na plateia, palestras, oficinas gastronômicas e o tradicional Concurso dos Curiosos. As oficinas acontecem todas as noites, das 19h à 23h. Já o Concurso dos Curiosos, que foi sucesso na edição do ano passado, volta este ano com competição na quarta e quinta-feira, das 16h, às 19h, tendo a participação de 6 candidatos a cozinheiro amador.
Na praça gastronômica, o público vai se deliciar com várias opções preparadas nas tendas de especialidades, a preços democráticos. Vão estar lá a tenda de vinhos da Gran Cru, quiosque de drinques de bartender convidado, Doceria Sweet Cake, massas e pizzas da Piazza Del Fiori, restaurante Blackitchen, especialidades de A Cozinharia, Quiosque Menina Bonita, Cozinha da Totóia, crepes da Pappillon, cachaçaria e restaurante Ombak, Edi do Acarajé, Cozinha do Bar 294, Espaço Ateliê de Ítala Selda, Aquarela Brasilis de Gabriela Sales, Mediterrâneo Buffet do chef Michelle Maisto, Cozinha Ecológica da nutricionista e eco-chef Débora Sá; Paçoca de Pilão e Mise em Plase.
A programação musical contará com grandes nomes da música potiguar. De quarta a domingo, vão se apresentar Irahn Barreto, Khrystal, Rodolfo Amaral, Lene Macedo, Lysia Condé, Diana Rafaelly, banda Cafonaite, Diogo das Virgens, Macaxeira Jazz, Analuh Soares, com cerimonial de Badú Moraes, além de brincantes e grupos folclóricos, chegada do Papai Noel e outras atrações.
SOBRE OS CHEFS CONVIDADOS
Thiago Castanho é proprietário do restaurante Remanso do Bosque. Ao lado do irmão Felipe Castanho, tem se destacado nacional e internacionalmente por implementar técnicas modernas à cozinha amazônica tradicional, introduzindo ingredientes e micro produtores locais em uma experiência única do norte do Brasil. Em relação harmoniosa com as receitas e modos de comer originais da Amazônia, o chef busca analisar e respeitar a tradição para subvertê-la de forma surpreendente e reapresentá-la regionalmente e para o mundo. O ponto de contato de Thiago com a tradição é, além da utilização de suas memórias afetivas, a convivência com as pessoas e a descoberta de histórias nas viagens de pesquisa que faz com freqüência ao interior do Pará. O restaurante de Thiago Castanho é considerado um pedaço da floresta Amazônica no meio de Belém. Ali, ele e o irmão trabalham com peixes regionais e outros ingredientes típicos assados no forno a lenha e na brasa de carvão e investem na pesquisa e desenvolvimento de ingredientes locais, apresentados no cardápio diário da casa e também no menu degustação. Thiago e Felipe ainda realizam o projeto Visita Gourmet, que traz a Belém um grande nome da gastronomia para um jantar a seis mãos, unindo a filosofia de trabalho do convidado com a dos com a cultura local.
Desde sua abertura em 2011, a trajetória do restaurante é marcada por diversos prêmios nacionais como o prêmio Comer & Beber da Revista Veja Belém (melhor restaurante de Pescados e Chef do Ano) e Chef Revelação pelo Guia 4 Rodas e pelo prêmio Melhores da Gastronomia, da revista Prazeres da Mesa. Em 2013, o Remanso do Bosque foi nomeado o restaurante com maior potencial da América Latina e entrou para a prestigiosa lista “Latin America’s 50 Best Restaurants”, publicada pela revista britânica Restaurant.
JANAINA RUEDA, A COZINHA AFETIVA DA DONA ONÇA
Janaina Rueda é uma autêntica paulistana nascida no Brás. Hoje reside no Centrão por influência de sua mãe que trabalhou nos extintos Hippopotamus e Gallery. Sempre conviveu com jornalistas, cozinheiros, maitres, garçons, artistas, boêmios, gente de família e sem família. Começou a cozinhar na infância pó intuição, passou a trabalhar no comércio e seguiu carreira na multinacional Pernod Ricard como consultora de vinhos. Casou-se com o chef Jefferson Rueda e em 2008 realizou seu sonho de ser dona de bar; abriu então o Dona Onça, fazendo o resgate da rica gastronomia do interior em seu cardápio, já que o marido de Janaina é de São José do Rio Pardo e eles dão um toque contemporâneo aos pratos da década de 50. Ingredientes de todos os cantos do estado se misturam e resultam em uma grande variedade de petiscos e pratos. Em 2012 a chef Janaina Rueda foi a representante do Brasil no Masters of Food and Wine, que acontece no Park Hyatt, em Mendoza. Já a sua casa foi eleita Melhor Bar pela Veja. São Paulo Comer & Beber 2008-2009-2013; Bar do Ano pelo Melhores do Ano da Revista Prazeres da Mesa Em 2009 e2012; Melhor Prato Feito de Boteco2008--2009, Melhor Feijoada Pelo Melhor de São Paulo 2010--2011 e Melhor Bar para Comer em 2011--2012 da revista Época São Paulo; Melhor Bar pelo Prêmio Gula 2011, entre outros prêmios.
Circuito Gastronômico de Natal – Edição
“De frente para o mar e o que vem do mar”
De 10 a 14 de dezembro, dentro do Natal em Natal
Local: Praça Pedro Velho
Horário: das 17h a 0h
Realização: Prefeitura do Natal, através da Secult/Funcarte
direção de produção: Walde Faraj (Circuito Gastronômico de Natal).
SHOWS MUSICAIS DURANTE O FESTIVAL
Apresentadora: Badú Morais
Quarta: 10 de Dezembro
19h Diogo Das Virgens canta os chefs do Pop
21h apresentação de Boi de Reis
21h 30n Lysia Condé
Quinta: 11 de Dezembro
19h Lene Macêdo canta Chico Buarque
21h apresentação de danças clássicas
21h 30min Diana Rafaelly
23h Cafonaite
Sexta: 12 de Dezembro
19h Irahn Barreto canta Sérgio Sampaio
21h apresentação de Coco de Roda
21h 30min Rodolfo Amaral
23h Forró NaManha
Sábado: 13 de Dezembro
19h Analuh Soares canta D. Ivone Lara
21h apresentação de danças de salão / Sequencia Nordestina
21h 30min Khrystal
23h Grupo de Samba Bom Malandro
Domingo: 14 de Dezembro
17h Projeto Acústico – Música para crianças
18h Chegada do Papai Noel
19h apresentação de danças de Rua
19h 30min Macaxeira Jazz
Artistas cantam ‘’Os Chefs da Música’’
Quarta 19h: Diogo Das Virgens canta os Chefs do Pop
Quinta 19h: Lene Macedo canta Chico Buarque
Sexta 19h: Irahn Barreto canta Sérgio Sampaio
Sábado19h: Analuh Soares
canta D. Ivone Lara
Domingo 17h: Projeto Acústico canta
músicas para crianças