Cidade inteligente: Prefeitura de João Pessoa aposta em tecnologia para ampliar informações turísticas

A Prefeitura de João Pessoa vai desenvolver uma série de projetos para incrementar a interação dos turistas aos principais pontos turísticos da capital paraibana. A intenção é apostar na tecnologia para criar um marco de cidade inteligente. Um dos primeiros projetos será a criação de um aplicativo para que os turistas possam navegar pela cidade, obtendo todas as informações sobre os locais onde ele se encontra.

Nesta quarta-feira (07), os secretários de Turismo, Daniel Rodrigues, e de Ciência e Tecnologia, Margareth Diniz, se reuniram para traçar estratégias para desenvolver o chamado Projeto TI – Turismo Inteligente. Nele, será construído um sistema com base sobre o turismo, disponibilizando totens com internet grátis nos roteiros consolidados da cidade. O turista poderá ter acesso às informações, inclusive, bilíngue, via QR Code.

“O objetivo da parceria entre a Setur e a Secitec é a construção de um modelo que permita transformar a cidade de João Pessoa em um destino turístico inteligente com vistas à melhoria da nossa competitividade turística. Os turistas estão cada vez mais exigentes e interativos. As ações da Prefeitura de João Pessoa objetivam potencializar o desenvolvimento tecnológico, possibilitando experiências inovadoras e apresentando a capital paraibana bem mais atraente e inovadora, tanto para os visitantes como para os residentes”, destacou Daniel Rodrigues.

De acordo com Danyele Raposo, secretária Executiva de Ciência e Tecnologia, as ações das duas secretarias buscarão soluções digitais para que o turista que chega em João Pessoa possa ter uma experiência incrível em toda a sua jornada de permanência na cidade. “Então, será envolvida toda a cadeia do turismo de João Pessoa. Através de um aplicativo ou de uma solução tecnológica, de uma plataforma, será possível fornecer todas as informações de hospedagem, de passeios, de restaurantes, de eventos para que possa subsidiar o turista na sua permanência em nossa cidade”, disse.

Outra ação importante destacada pelo secretário executivo de Turismo, Ferdinando Lucena, será a participação da Secretaria de Tecnologia no desenvolvimento do Observatório de Inteligência Turística, que permitirá que sejam produzidos dados para que as futuras ações tenham como elementos indicadores sobre as atividades ligadas ao turismo. Será criada a construção de sistema de base de dados sobre o turismo.

67046.jpeg
67045.jpeg

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.