Chega a Curitiba o Road Show 2022 com os Vinhos de Portugal

“A diversidade e a cultura portuguesa marcam presença na cidade com seminários, degustações e jogos.”

No dia 24 de agosto acontece no Palácio Garibaldi o evento que faz parte do projeto “Roadshow 2022 – Vinhos de Portugal”. Os visitantes terão a oportunidade de descobrir a riqueza dos sabores proporcionados pelos vinhos portugueses.

Os produtores portugueses presentes no evento serão: Adega Ponte da Barca | Viniverde, Aveleda, CARM, Carmim, Cartuxa – Fundação Eugénio de Almeida, Casa Ermelinda Freitas, Casa Relvas, Quinta da Mariposa, Esporão, Quinta do Crasto, Falua – Wine’s From Portugal, Herdade da Mingorra, José Maria da Fonseca, Parras Wines, Quinta da Devesa, Quinta da Lapa, Rocim Wines, Rola e Vercoope.

Portugal é um dos principais produtores de vinho no mundo e a sua posição no mercado brasileiro tem crescido cada dia mais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), em termos globais, Portugal é o 9º maior exportador mundial, em valor e em volume. O Brasil, por sua vez, é um dos maiores e mais importantes mercados para o vinho português, sendo o 4º mercado em valor e em volume. Em termos nacionais, Portugal ocupa um lugar de destaque, sendo o 2° maior país importado, desde 2016, perdendo apenas para o Chile, com 18% do Market Share, segundo dados do Grupo Serpa. 

 

O Roadshow começa com uma Masterclass especial sobre os Vinhos de Portugal, direcionada aos profissionais do setor, onde teremos como oradora, a prestigiada Sandra Zottis. Na sequência o evento prossegue com a degustação de vinhos com aproximadamente 190 rótulos disponíveis. Serão apresentadas as peculiaridades que o país oferece, são mais de 250 uvas autóctones. Os portugueses se destacam por elaborar rótulos singulares e são considerados mestres em fazer “blends”. As variedades mais utilizadas para a produção do vinho tinto são a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Trincadeira, Aragonez, Syrah, Baga e Castelão. Já as castas brancas mais utilizadas são a Alvarinho, Arinto, Antão Vaz, Viosinho, Verdelho, Encruzado e Fernão Pires.

Ao mesmo tempo em que acontecem as degustações teremos também a parte mais divertida do evento: os “Wine Games”. A proposta inclui duas mesas onde os participantes terão que identificar os principais aromas do vinho e as suas regiões. Os vencedores receberão brinde. Não haverá apostas em dinheiro.

O evento é realizado pela agência Exponor Brasil Feiras e Eventos, especialista em Live Marketing.

SERVIÇOS

Degustação dos Vinhos de Portugal 2022 em Curitiba

Data: 24 de agosto de 2022

Local: Palácio Garibaldi – Praça Garibaldi, 12 – São Francisco

Profissionais Convidados – das 16h às 21h

Consumidores – das 18h30 às 21h

Masterclass (palestra com degustação) – 15h às 16h – limitado a 30 profissionais do setor

Inscrições profissionais do setor: https://bit.ly/roadshowcuritiba2022

Ingressos consumidor final: https://bit.ly/degustacaocuritiba2022

Sobre a Exponor Brasil: Fundada em 1856, a EXPONOR – Feira Internacional do Porto, considerada uma das principais organizadoras de feiras e eventos do mundo, atua na gestão de feiras de negócios em Portugal. No Brasil está presente desde 1998, foi constituída como Exponor Brasil, realiza eventos em diversos setores econômicos, oferecendo serviços personalizados para feiras, eventos, organização de conferências, marketing promocional, marketing digital, ativação de marcas, além de atividades comerciais para setores proativos que buscam opções de negócios no Brasil e no exterior. Site: www.exponor.com.br.

Sobre Vinhos de Portugal: A marca Vinhos de Portugal ou Wines of Portugal foi criada em 2010, tem como objetivo principal promover a imagem dos vinhos portugueses nos diversos mercados internacionais. A ViniPortugal é o brand manager da marca Site: www.winesofportugal.info .

Sobre a oradora Sandra Zottis: Formada no curso técnico e superior e pós graduação em Viticultura e Enologia. Trabalhou na Vinícola Dal Pizzol durante 6 anos. Atuou na Expand, rede de Lojas Vino! e Magnum Importadora por 12 anos. Responsável por treinamentos e degustações para clientes e restaurantes; professora de Enogastronomia do Centro Europeu para os Cursos de Chef de Cuisine e Hotelaria; professora de Sommelier na mesma escola; professora dos curso de Gastronomia e Pós-graduação em Enogastronomia da Univali–SC e da Faculdade Univel de Cascavel – PR; Integrante da Associação Brasileira de Enologia; Presidente fundadora da Confraria Feminina do Vinho de Curitiba, Jurada em Concursos de Vinhos em Mendoza, La Mujer Elige e Wine Challenge Brasil, Portugal Wine Challenge 2014 em Santarém, Portugal. Palestrante convidada pela ViniPortugal para ministrar a degustação para profissionais, durante a Prova de Vinhos em Curitiba, 2016 e 2019. Consultora, Sócia da TDP Wines.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.