Chef brasileiro recebe o título de 1º Embaixador Gastronômico da ONU Turismo

A partir de agora, ele representará o país como referência de valorização da comida inspirada na rica cultura alimentar da região do Tapajós, no Pará

A instalação do escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro (RJ) já está dando frutos para o Brasil. Durante o encontro do G20 Turismo, em Belém (PA), Zurab Pololikashvili, secretário-geral do organismo internacional, anunciou Saulo Jennings como primeiro Embaixador Gastronômico da entidade no mundo. O chef é um dos principais representantes da culinária amazônica e, a partir de agora, representará o país como referência de valorização da comida inspirada na rica cultura alimentar da região do Tapajós, no Pará.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou o título, que dará visibilidade internacional à gastronomia brasileira e, principalmente, à Região Norte. “Eu estou muito feliz por esse reconhecimento. O chef Saulo está revolucionando a Amazônia e, agora, vai levar toda essa potencialidade gastronômica para o mundo! Nossa culinária é riquíssima e com alto poder de atrair turistas. A parceria com a ONU já iniciou com o pé direito”, enfatizou o ministro.

Ao ser agraciado com o título, Saulo Jennings fez questão de destacar a construção conjunta que representa não apenas o seu trabalho, mas também o esforço coletivo de sua comunidade. “Esse prêmio é um reconhecimento de um trabalho de longo prazo. Não só meu, mas de todos que cuidam da nossa comida e da produção dos nossos peixes, sempre respeitando a floresta. Também é uma vitória para a comida regional, que antes era vista como simples, mas agora mostra que pode ocupar um espaço de destaque na alta gastronomia”, explicou o chef.

Jennings ressaltou ainda que a gastronomia movimenta não só o turismo, mas vários elos produtivos da economia. “Cerca de 300 famílias, hoje, se beneficiam do poder da nossa culinária. Desde os pescadores até os cozinheiros que preparam os pratos, ciclo que gera emprego e renda para a população local. E é assim que conseguimos promover desenvolvimento sustentável nessa importante região do país”, comentou.

Dados do Ministério do Turismo apontam que mais de 95% dos visitantes internacionais avaliam positivamente a culinária brasileira, reforçando o papel da gastronomia como um dos principais atrativos turísticos do país e contribuindo para o fortalecimento da economia e do turismo nacional.

GASTRONOMIA EM PAUTA – Nesta sexta-feira (20.09), no G20 Turismo que acontece em Belém (PA), o chef Saulo participou do painel “Cozinha Global e Turismo Gastronômico”, moderado pela jornalista Daniela Filomeno e que trouxe à tona discussões relevantes sobre o impacto do segmento no cenário mundial.

Com a presença do embaixador gastronômico da ONU Turismo, o chef paraense Saulo Jennings; da subsecretária de Turismo do Chile, Verónica Pardo, e de Rosana Polanco, conselheira da Embaixada da República Dominicana no Brasil, o evento destacou o turismo gastronômico como o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, além de ser o segmento com o maior tíquete médio no gasto de turistas.

Os participantes ressaltaram a importância da valorização das tradições culinárias regionais, que transformam destinos em experiências únicas, conectando história, cultura e sabores. O protagonismo do turismo gastronômico tem crescido significativamente, com cada vez mais localidades se posicionando estrategicamente como referência no setor. No Brasil, a gastronomia é um dos maiores símbolos da rica identidade cultural do país, sendo altamente apreciada por turistas estrangeiros.



 

Rolar para cima