Cerveja amazônica entra na rota dos restaurantes de culinária nordestina

Restaurantes tipicamente brasileiros apostam em cerveja amazônica para harmonizar com os pratos do cardápio

Quando pensamos em cerveja, logo nos lembramos daquele churrasco em reunião com os amigos.

Mas, há algum tempo esse conceito já vem sendo mudado com a chegada das cervejas artesanais no mercado.

Donas de um gosto mais do que refinado, essas cervejas estão aos poucos conquistando o paladar do público e hoje, compõe os cardápios de diversos restaurantes e bares.

E o que diferencia essas cervejas das convencionais, começa logo no processo de produção, quando ao contrário das grandes cervejarias, as artesanais são produzidas através de um processo sem a aceleração da fermentação nem a adição de conservantes e aditivos químicos. Além das escolhas dos ingredientes que também dão um toque mais do que especial.

E nesse meio artesanal, a Amazon Beer é uma das cervejarias artesanais que vem se destacando com seu sabor único e exótico. Única cervejaria 100% artesanal da região da Amazônia, tem todas suas cervejas inspiradas na tradicional Lei da Bavaria de 1516, cujos ingredientes utilizados para produção da cerveja são água, malte e lúpulo. Além disso, utiliza frutos típicos da Amazônia em suas cervejas, como é o caso da Bacuri Beer.

Aberta no ano de 2000, a Amazon Beer, localizada na simpática Belém do Pará, sempre quis de alguma forma, homenagear a Amazônia e conseguiu. Atualmente, a marca está por todo o país nos melhores bares e restaurantes.

Na capital paulistana, a cerveja está presente no menu de diversos restaurantes, inclusive os tipicamente brasileiros, que oferecem culinárias regionais como comida mineira, baiana, etc.

Um deles é o Bar e Restaurante Rota do Acarajé, que oferece a culinária baiana com suas tradicionais comidas típicas. São destaques: o acarajé, o abará, as moquecas, a carne-seca, a carne-de-sol, a quiabada, entre outras especialidades, além das sobremesas típicas da Bahia.

As cachaças e as cervejas geladas são o acompanhamento perfeito.
Segundo Luisa Rota, proprietária do Bar e Restaurante Rota do Acarajé, a Bacuri Beer é a que tem a maior saída e pode ser harmonizada com pratos como o tradicional acarajé, baião de dois ou a moqueca de robalo.

E quem confirma a harmonização é o sommelier de cervejas da loja de comércio eletrônico especializada em cervejas especiais, importadas e artesanais, Cerveja Gourmet, Guilherme Balbin, “O acarajé é apimentado e a cerveja é bem refrescante, e principalmente porque o doce da cerveja (provido da fruta bacuri) corta a pimenta da boca, preparando para o próximo pedaço”.

Outro restaurante bastante tradicional em São Paulo que comercializa as cervejas da Amazon Beer é o Mocotó Restaurante & Cachaçaria, restaurante especializado na culinária nordestina tem pratos como Caldo de Mocotó, Sarapatel, Feijão-de-Corda, Baião-de-Dois, entre outros.

Há 22 anos no mercado, o FrangÓ é referência da legitima botecagem paulistana. Bi-campeão na categoria “Melhor Carta de Cervejas”, o estabelecimento tem qualidade nos petiscos tradicionais, como a Coxinha de frango com catupiry e o Frango grelhado temperado com uma dúzia de especiarias.
Com a maior carta de cervejas do Brasil, com até 300 rótulos entre nacionais e importados, lá estão às cervejas da Amazon Beer (Amazon Forest, Amazon River e a Bacuri Beer).

Para você que ainda não experimentou, não deixe de provar!

Amazon Forest (pilsen) – Standard lager muito refrescante, pensada para o calor da região amazônica. Coloração amarelo-palha, creme medianamente denso e persistente. Aroma com toques bem leves de cereais. Na boca, leve acidez e amargor. Teor alcoólico 3,5%.

Amazon River (pilsen) – Premium Lager tipo export, ligeiramente encorpada. A cor dourada resulta do blend de maltes. Na boca, acidez moderada, carbonatação alta e refrescância. Aroma de cereal e biscoito. Teor alcoólico 4,8%.

Bacuri Beer – A cerveja que já foi vencedora do prêmio internacional Tecno Bebida Award tem sua composição clara e suave com aroma do fruto bacuri e seu teor alcoólico é de 3,8%.

Onde encontrar:
São Paulo
Bar Mocotó – www.mocoto.com.br
Rota do Acarajé – www.rotadoacaraje.com.br
Frangó Bar – www.frangobar.com.br
Empório Frei Caneca – www.emporiofreicaneca.com.br

Loja Virtual (para todo o Brasil)
Cerveja Gourmet – www.cervejagourmet.com

Belém (Pará)
Estação das Docas – Boulevard Castilhos França, 707

Saiba mais através do site www.amazonbeer.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.