CENTRO DE VISITAS DAS CAVES DA CHURCHILL’S: HISTÓRIA, PROCESSO, PROVAS E BAR NUM ESPAÇO DE HOMENAGEM AO VINHO E AO DOURO
Diretamente das suas vinhas do Douro para as caves em Gaia, a Churchill’s oferece não só a oportunidade de conhecer o processo de envelhecimento dos seus vinhos, como também um conjunto de provas para descobrir o universo de referências da marca
Com uma vista privilegiada sobre o Douro, as caves da Churchill’s, em Vila Nova de Gaia, são uma paragem obrigatória para quem é apaixonado por vinhos. No centro de visitas, os visitantes têm a possibilidade de conhecer o processo de envelhecimento de vinhos com a equipa de ‘wine educators’, ou até desfrutar de uma prova exclusiva e personalizada com um dos seus enólogos.
Uma visita às caves da Churchill’s passa pela Sala dos Tonéis, o Armazém dos Tawny e a Cave de Vintage. Os visitantes são guiados pela história de 40 anos da casa ‘Churchill’s’ e da família que a fundou, ficando a conhecer o mundo do vinho do Porto através do processo de envelhecimento – dos grandes tonéis de Reserve e LBV, à cave onde os vinhos do Porto Vintage descansam e envelhecem em garrafa, até ao grande armazém de pipas onde se envelhecem os Tawny da casa e o seu icónico vinho do Porto branco seco.
As experiências de provas estão divididas entre vinhos do Porto e do Douro. Para descobrir os vinhos do Porto da marca, os visitantes podem optar por:
- Prova Clássica
- Prova Ruby
- Prova Wood-Aged
- Prova Gricha Terroir Vintage Port (seleção do enólogo)
- Prova Churchill’s Vintage Port (seleção do enólogo).
Para os vinhos do Douro estão disponíveis:
- Prova Clássica
- Prova Clássica com uvas autóctones
- Prova Gricha Terroir.
Nas duas experiências é possível pedir uma seleção de queijos, para acompanhar, ou ainda optar pela Prova do Dia, pensada e selecionada pela equipa da Churchill’s para os visitantes que querem ser surpreendidos. As provas variam entre os 15€ e 45€ por pessoa.
Após a prova, os visitantes podem levar para casa as referências de que mais gostaram através de uma passagem pela adega da Churchill’s. O verdadeiro desafio é escolher: desde Portos Ruby a Portos wood-aged – com destaque para os Tawny 30 e 40 anos, incluídos entre os “Melhores do Ano” da Revista de Vinhos –, são diversas as opções do universo da marca. Para desempatar a indecisão, há ainda um Churchill’s Port Experience Pack com uma prova os três estilos de vinho do Porto – ruby, tawny e branco.
Para além das caves, os visitantes podem, a partir de 5 de maio, de sexta-feira a domingo das 14h às 19h, desfrutar do resto do dia no 1982 Bar e no jardim da Churchill’s, enquanto saboreiam um copo de vinho com o cenário inesquecível do Porto, o rio Douro, e o mural da artista visual e ilustradora Kruella D’Enfer que trouxe em 2021 uma explosão de cor ao espaço, numa intervenção artística única.
As visitas e provas podem ser feitas de segunda-feira a domingo, sempre das 10h até às 18h, sendo que a última visita às caves está marcada para as 17h. E o jardim está aberto de sexta-feira a domingo, das 14h às 19h, a partir de 5 de maio.
A Churchill’s oferece ainda a possibilidade de os visitantes marcarem uma visita exclusiva com a presença de enólogos. Para esta modalidade é necessário contactar a marca através de email ou por telefone. Para mais informações, consultar o site da Churchill’s.