CBCVB INICIA SENSIBILIZAÇÃO NACIONAL SOBRE CAPTAÇÃO DA ROOM-TAX FACULTATIVA

Em reunião nesta última quinta-feira, dia 25, a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, juntamente com as Federações de CVBx do Rio de Janeiro e de São Paulo, o São Luiz CVB e o Macaé CVB (foto), discutiram com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão a possibilidade de apoio a sensibilização das empresas de energia brasileira para a autorização da captação de room-tax facultativa ou contribuição para o turismo nos diversos destinos, assim como já ocorre em outros países.

De acordo com as entidades, no Brasil a contribuição não acontece por decisão das próprias empresas, concentindo que multinacionais também não contribuam. “Durante as feiras, nas viagens e nos congressos e eventos realizados pelo trade turístico, consumimos diversos tipos de energia e se nestes casos os recursos captados pela room-tax estivessem sendo realizados pela totalidade dos meios de hospedagem, poderiam estar gerando maior consumo de energia com conseqüente aumento de empregos e de impostos”, comentou o presidente da CBCVB João Luiz dos Santos Moreira.

Na reunião foi entregue ao ministro documento que norteará as futuras reuniões e ações a serem desenvolvidas entre o Ministério de Minas e Energia, as empresas de energia Brasileiras e toda a rede Brasileira de CVBx. “A contribuição para o turismo ou room-tax facultativa é uma moderna ferramenta de gestão que produz resultados positovos e coloca outros países na dianteira do mercado de turismo Mundial, seja corporativo ou não. Não podemos deixar este setor no Brasil dependente somente de recursos públicos, precisamos acompanhar a modernidade urgentemente”, disse o presidnete do Macaé CVB, Marco Navega. “Entendemos a importância da solicitação e vamos analisar a melhor forma de colocá-lo em prática”, afirmou Lobão.

Marcaram presença no encontro, também, Leonardo Anderson, vice presidente do Macaé CVB e Ricardo de Paula Monteiro, assessor especial do gabinete do Ministro.

Da esquerda para direita Marcio Santiago Presidente FCVB-RJ, Nan Souza Presidente São Luiz CVB, Ministro de Minas e Eergia Edison Lobão, Presidente da CBCVB Luiz Moreira, Marco Navega Presidente do Macaé CVB e Leonardo Anderson Vice Presidente de Finanças da FCVB-RJ

Rolar para cima