Caso de Sucesso desta semana debate a modernização e os desafios da pandemia em Armação dos Búzios 

Formato de reordenação urbana adotado pelo município será apresentado a gestores e trade pernambucano no encontro virtual desta terça-feira (10) às 16h

Visando apontar soluções e trazer inspirações para os gestores de turismo vencerem os desafios colocados nesta retomada das atividades turísticas, a faixa semanal do Bora Pernambucar, o Caso de Sucesso, sai da rota do Estado e contempla um destino fluminense. As estratégias para a modernização e o ordenamento turístico de Armação de Búzios, bem como as formas utilizadas pelo balneário para vencer as dificuldades trazidas pela pandemia, são o tema  da live promovida pela Secretaria de Turismo e Lazer nesta terça-feira. O bate-papo é gratuito, começa às 16h, e contará com a participação do secretário Rodrigo Novaes. 

O case Búzios será apresentado pelas turismólogas da Secretaria de Turismo de Búzios, Karla de Souza Viola e Maria Lúcia Malatesta. Elas vão compartilhar com os gestores e o trade pernambucano as ações implementadas pelo município para o ordenamento do transporte turístico coletivo, por meio de lei específica, estabelecendo critérios para a entrada, circulação e o estacionamento de veículos no destino. O debate também focará o trabalho desenvolvido para a pandemia.

“Armação dos Búzios é um dos destinos mais cobiçados pelos turistas que vão ao Rio de Janeiro. A alta procura passou a exigir leis que priorizassem o ordenamento do território. Já na pandemia, o município colocou em prática estratégias de barreiras sanitárias, legislação específica, campanhas de uso de máscara e implantação de sistema de acesso ao local por meio de QR code”, pontua a turismóloga Maria Lúcia Malatesta.

As ações tocadas por Búzios servem de modelo para cidades litorâneas e também para destinos de outras regiões do Estado, que recebem grande fluxo de visitantes, principalmente nos períodos de alta estação e de eventos sociais e corporativos. “Recebemos a participação de representantes da Secretaria Municipal de Turismo de Búzios com muita satisfação. O Bora Pernambucar tem esse papel de capacitar os gestores locais e o trade turístico, e trazer bons exemplos é uma dessas formas. O modelo implantado em Búzios é muito interessante e pode inspirar os municípios pernambucanos que sentem o aumento de turistas no período de alta estação”, finaliza o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
Desde muito tempo Búzios não chama atenção somente do público brasileiro. Na década de 1960, a estrela de cinema francesa Brigitte Bardot encantou-se com a cidade. A passagem da atriz pelas belas praias da região rendeu grande destaque para o município. Em homenagem a Bardot, foi idealizada a Orla Bardot, que conta com uma escultura da diva. Essa e outras curiosidades serão conferidas mais de perto na live desta semana do Caso de Sucesso. A inscrição pode ser feita através do link: https://forms.gle/JHhjbZBDDDoAPFYT8*

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.