Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

CASACOR São Paulo começa nesta terça-feira(21), trazendo De Presente, O Agora

CASACOR São Paulo começa nesta terça-feira(21), trazendo De Presente, O Agora

37ª edição da mostra vai até dia 28 de julho no Conjunto Nacional

Imagem da Campanha 2024 da CASACOR. Créditos: Agência Sharp

CASACOR São Paulo, principal evento da maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas começa nesta terça-feira, 21 de maio, e segue até 28 de julho, no Conjunto Nacional, com o tema De Presente, O Agora.

Em 2024, a mostra ocupa um espaço de 9 000m² de área construída, com uma configuração totalmente nova para os visitantes, que poderão conhecer ainda mais de perto e desfrutar de bons momentos com vista privilegiada para a arquitetura do icônico edifício modernista, assinado pelo arquiteto David Libeskind (1928-2014).

O circuito tem 5 áreas dedicadas a exposições e instalações artísticas e 70 ambientes entre 8 estúdios e lofts, 16 casas, 7 jardins, 6 operações de restaurante, bar e café, 5 banheiros unissex com espaço família, 4 lojas e operações comerciais, além de quartos, lavabos, salas de leitura, home office, home cinema, lavanderia, cozinhas, livings e até um espaço de coworking totalmente funcional, que poderá ser utilizado pelos visitantes.

André SecchinDiretor Geral da CASACOR, conta que a mostra paulistana vai encantar os visitantes. “A 37ª edição da CASACOR São Paulo aponta para um caminho mais diverso e conectado com a cultura brasileira, reunindo uma amplitude ainda maior de gestos criativos. A CASACOR se tornou um espaço de convivência, em que arquitetar relações humanas se torna o objetivo central.”.

Ele aponta ainda que o evento deste ano vem para consolidar a posição da CASACOR como plataforma cultural e de tendências, reunindo um leque variado de patrocinadores. “Reunimos este ano 130 marcas patrocinadoras e estamos evoluindo em forma e conteúdo, com parceiros, que hoje vão além do universo do morar e incluem marcas como JBS, Natura, Peugeot, Aviva e Diageo, além das tradicionais, como Deca, Coral, LG, Banco BRB e o cartão BRB CASACOR. Com tudo isso, nossa expectativa é de que a 37ª edição receba 125 mil pessoas ao longo das 10 semanas de exibição”.

App CASACOR

A nova versão do aplicativo CASACOR terá uma funcionalidade de realidade aumentada, pela qual será possível fotografar as peças expostas nos ambientes e obter informações completas sobre elas a qualquer momento da experiência.

Além disso, todas as reservas em restaurantes e bares presentes no evento serão concentradas nesse mesmo app, para facilitar e otimizar ainda mais a visita, inclusive para quem quer desfrutar dos espaços de gastronomia presentes na edição, já que será possível, por meio da reserva prévia, ir a todos os bares e restaurantes sem passar por todo o circuito.

Tema e elenco

De Presente, O Agora, tema proposto para a edição de 2024, convida a refletir sobre como as nossas decisões cotidianas impactam nas futuras gerações, afinal, sempre seremos ancestrais de alguém.

Para transformar o tema e apresentar uma mostra que surpreenda a cada novo ambiente visitado, os curadores da CASACOR, Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz, convidaram um elenco poderoso, que esbanja criatividade e homenageia as mais diversas fontes das heranças culturais que formam o povo brasileiro, para responder a complexidade deste tempo.

A edição de 2024 vem repleta de nomes consagrados no mercado e terá projetos imperdíveis de Fernanda Marques, Brunete Fraccaroli, David Bastos, José Roberto Moreira do Valle, Leo Shehtman e Rosa May Sampaio.

Deca, patrocinadora master de CASACOR, convida a arquiteta carioca – e parceira de longa data da marca – Gisele Taranto para assinar seu ambiente deste ano.  Já a Portinari trará para a CASACOR São Paulo mais uma arquiteta conhecida das marcas Dexco: Melina Romano, que já esteve à frente da Casa Alma Duratex, em 2021. Também da Dexco, a Duratex terá seu espaço criado pelo catarinense Marcelo Salum, cuja marca registrada são ambientes cheios de cores e brasilidade.

LG vem repleta de novidades em tecnologia com seu ambiente projetado primeiro pelo baiano e prata da casa, Nildo José. As arquitetas Letícia Nannetti e Fernanda Rubatino completam o time escolhido para mostrar as novas tecnologias da marca. A Coral, nessa edição, aposta em outra carioca já muito conhecida pelo público de CASACOR, Paola Ribeiro.

Sempre buscando trazer diversidade de estilos e culturas, a mostra recebe profissionais de outros estados brasileiros. Aline Borges, José Navarro e Natan Gil representam o Estado de Minas Gerais. O Rio de Janeiro marca presença com Migs Arquitetura e Studio Ro+Ca, além de Rodolfo Consoli, que estreia em São Paulo.  Romário Rodrigues é natural do Ceará e a PA Arquitetos vem de Alagoas para a mostra paulistana. A região sul também garante seu espaço com Gustavo Scaramella, do Paraná, Luciana Viganó, do Rio Grande do Sul e Luciana Bacheschi de Santa Catarina.

O interior do Estado também terá forte presença com projetos assinados por Cacau Ribeiro, de Ribeirão Preto e Paulo Azevedo, de Bauru. Carla Felippi, de Santos e Gabriel Fernandes, da Praia Grande, representam o litoral Sul de São Paulo.

Para construir alguns dos espaços dedicados à gastronomia, a CASACOR traz a expertise de Johnny Vianna, que vai projetar o famoso restaurante Badebec. Flávia Burin e Bruna Monetti darão vida ao espaço da doceira Isabela Akkari e Gabriela Prado ficará responsável pela ambientação do Bar Caracol.

Voltando ao evento, o elenco contará ainda com o arquiteto Renato Mendonça, que teve sua estreia em 2019 e atualmente é apresentador do programa “24 Horas para Decorar” no canal pago Discovery Plus.

Ester Carro, destaque dentro e fora da mostra com foco em Arquitetura Social, apresentando, pela primeira vez uma casa real, localizada no Jardim Colombo, que receberá visitação a partir de junho.

O elenco tem ainda a turma da ADVP Arquitetura, Bruno Moraes, Renan Altera, Felipe e Eloy Fichberg, Ana Weege e Juliana Cascaes. Entre os estreantes da edição temos Letícia Granero, Fragmento Arquitetura, Gabriel Rosa, Studio Marca, Kesley Santiago, Bruno Reis e Helena Kallas, Carol Miluzzi e Willian Vasconcelos, Monik Santos, Sala2 Arquitetura, LP+A, Adriana Farias, Daniela Funari, Panapaná Arquitetura, Marina Salomão, Laura Rocha e Red SquareArquitetura.

Experiência CASACOR

Nesta edição, a novidade é que o visitante poderá ver diversos ambientes e acessar todos os espaços gastronômicos e lojas de forma gratuita, tanto no início (que dá acesso ao Bar Caracol, instalações de arte, jardim, bilheteria e lounge) quanto no final do percurso (mall completo, Bardega, Badebec e Ristorantino).

Fazendo um convite a viajar pelo tema, as boas-vindas à mostra é com a instalação em dois atos do amazonense Denilson Baniwa, artista visual e defensor dos direitos dos povos originários que, por meio de seus trabalhos, busca a construção de uma imagética indígena. Além de celebrar essa ancestralidade na CASACOR, este ano ele também integra a Bienal de Veneza como parte da equipe curatorial do pavilhão brasileiro.

A aproximação com o universo das artes fica ainda mais evidente nesta edição. Pelo segundo ano consecutivo, a mostra apresenta uma galeria de arte operacional, com curadoria desta vez a cargo da equipe da Martins&Montero, formada pela dupla Jaqueline Martins e Maria Montero, em colaboração com a arquiteta Juliana Cascaes. O objetivo é destacar artistas brasileiros que deixaram sua marca na história através de práticas experimentais e explorar como essas influências reverberam na produção artística contemporânea.

Alexandre Salles, arquiteto e mestre em Semiótica Urbana pela FAU-USP, traz para a CASACOR 2024 um projeto inovador, inspirado na interação social dos quintais, tradicionalmente espaços de convívio no contexto do samba e do candomblé. Utilizando inteligência artificial, ele reinventa a materialidade do ambiente, incorporando elementos simbólicos, texturas e formas que evocam uma narrativa visual negra, destacando a cultura e a história afro-brasileira. O projeto apresenta um terreiro contemporâneo, onde a terra batida e as paredes de taipa são transformadas em um espaço dinâmico e significativo, que convida os visitantes a explorar e refletir sobre a riqueza da herança cultural do Brasil.

Henrique Oliveira traz para a mostra a obra Memento Habilis (2023), uma instalação artística de formas orgânicas que se assemelham a vegetais e animais, sem, no entanto, se definir como tais. Feita a partir dos resíduos de madeira provenientes de tapumes e canteiros de construções, Oliveira desafia a dicotomia entre espaço natural e arquitetônico, entre natureza e humano. 

Pedro Ariel Santana, que faz parte do time curador, se junta a Rodrigo Ambrósio na exposição coletiva Ecos Armoriais, que reúne 25 artistas do sertão nordestino e que, 50 anos depois do início, mantêm viva a chama do Movimento Armorial, fundado por Ariano Suassuna em 1970, com a intenção de realizar uma arte autêntica brasileira baseada nas raízes populares. A exposição na CASACOR, traz artistas em atividade e une elementos ancestrais da cultura nordestina com uma linguagem contemporânea, criando poéticas que dialogam entre si e formam um panorama atual do Nordeste, mostrando que a região é plural, viva e respeitosa com as suas tradições.

Espaços gastronômicos e lojas

A gastronomia, sempre celebrada na CASACOR São Paulo, traz de volta o buffet brasileiro do Badebec, a doceria saudável de Isabela Akkari e o moderno Bar Caracol. Entre os estreantes estão o italiano Ristorantino e o Bardega, especializado em vinhos.

Haverá ainda um bar secreto presente no circuito 2024, mas assim como o nome sugere, a entrada será camuflada e exclusiva. Presente no evento já em 2023, este tipo de estabelecimento nasceu nos Estados Unidos e apresenta uma proposta intrigante de apreciar bebidas e petiscos em um espaço escondido, intimista e diferente de tudo o que se pode viver em um bar convencional. Na CASACOR São Paulo 2024, as operações do Speakeasy serão do Guilhotina Bar.

No mall da CASACOR, a Livraria Unisaber terá uma seleção de livros de Arte e Arquitetura. A Gustavo Eyewear encanta com sua coleção de armações de óculos de grau e de sol. A Oficina Francisco Brennand retorna com sua seleção de cerâmicas e a estreia deste ano é da loja da Feira na Rosenbaum.

Acessibilidade

Desde 2016, a CASACOR São Paulo é um evento 100% acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Este ano, o evento conta com a parceria da arquiteta Silvana Cambiaghi, da Design Universal Consultoria. Para atender a quem tem dificuldades de locomoção todos os banheiros dispõem de cabines acessíveis, além de serem unissex e contarem com espaço famíliaHá também uma série de gentilezas voltadas aos deficientes visuais e auditivos, como mapa tátil em braile, trajetos de piso tátil, aplicativo de tradução em libras em tempo real e visitas guiadas especialmente preparadas.

Sustentabilidade e Impacto Social

Parte fundamental do DNA de CASACOR, a sustentabilidade continua sendo não apenas a maior tendência do segmento, mas a força motriz de toda a mostra, que tem alcançado níveis surpreendentes com seu programa de gestão de resíduos, que hoje tem a marca de 99,8% de reaproveitamento. A meta deste ano é alcançar 100%.

Além de adotar medidas como obra secas, economia e reutilização de recursos hídricos, economia de energia, coleta seletiva, programa de reciclagem e destino adequado para resíduos promovendo a economia circular, a mostra também realiza doações de materiais de construção resultantes do desmonte do evento para instituições parceiras. 

Nesta edição, a CASACOR São Paulo fará 100% de compensação para suas emissões de carbono, assim como nos dois anos anteriores, além de ter a certificação Lixo Zero há 8 anos. Outra ação será em parceria com a Pachamama, que atuará para a neutralização do impacto ambiental da mostra, do deslocamento dos visitantes que optarem pelo ingresso neutralizado, e pela compensação do impacto dos ambientes dos profissionais que voluntariamente submeterem seus projetos a uma avaliação de impacto e consequente compensação por meio dos ativos de conservação da floresta em pé.

A mostra também promove ações de impacto social. Para seguir com o apoio às ações do Fazendinhando – instituto de transformação territorial, cultural e socioambiental que atua em favelas, feito por e para os moradores – a CASACOR São Paulo irá doar para a entidade a quantia de R$1,00 a cada ingresso vendido na mostra deste ano.

Visitação e compra de ingressos

A CASACOR São Paulo mantém sua agenda de visitação programada, onde o visitante deve escolher o dia e a hora em que deseja visitar a mostra e no ato da compra, atentar a esse detalhe, pois haverá tolerância máxima de 15 minutos para entrada no evento. A venda de ingressos acontece por meio do aplicativo CASACOR, no site oficial da mostra ou na bilheteria do evento, mediante disponibilidade.

SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2024

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073

Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024

Horário bilheteria:

Terça a Sábado das 12h às 20h

Domingos e Feriados das 11h às 19h

Horário de funcionamento do evento:

Terça a Sábado das 12h às 22h

Domingos e Feriados das 11h às 21h

Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/en/events/sao-paulo-2024

Valores totais dos ingressos
De terça a domingo e feriados – R$111,00 (inteira) e R$ 56,00(meia entrada)

Compra de ingresso de meia-entrada

Idoso a partir de 60 anos
Estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento.
Deficiente e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13).
* comprovação de meia-entrada será exigida na porta

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2024 chega à sua 37ª edição em São Paulo, com 18 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

Mais Informações:

www.casacor.abril.com.br

www.janelascasacor.com.br

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem