CARAVANA BRASIL FECHA 2008 COM RESULTADO POSITIVO

O Caravana Brasil Nacional, projeto da Braztoa com SEBRAE e Ministério do Turismo, terminou com um saldo positivo em 2008. As primeiras nove viagens (cinco com operadoras e agentes de viagem, duas somente com operadores e duas só com agentes) ocorridas entre junho e dezembro, levaram 27 operadores de turismo e 341 agentes para conhecer oito destinos brasileiros. Na avaliação de Jurema Monteiro, Coordenadora Geral de Apoio à Comercialização do Mtur, o resultado não poderia ser melhor. “A parceria com a Braztoa e o SEBRAE trouxe mais profissionalismo e eficiência às viagens. Antes era apenas uma viagem de familiarização com empresários. Agora temos efetivamente um processo de apoio à comercialização dos destinos com atividades pré, durante e pós viagem. Isto tudo gera melhores resultados e vai ao encontro das metas do Ministério do Turismo”.

O objetivo da Caravana Brasil é promover a realização de viagens para que os agentes e operadores de turismo tenham a oportunidade de conhecer destinos e produtos turísticos — novos ou já comercializados — e que, ao mesmo tempo, visitem feiras e eventos comerciais de destaque no setor.

Uma das inovações desta edição foi a realização de capacitação junto aos fornecedores do destino a ser visitado, com o intuito de melhor prepará-los para atender operadores e agentes de viagens, bem como adequar seus produtos às necessidades do mercado. Nas viagens exclusivas com operadores são realizados “encontros de negócios”, reunindo dois tipos de empresários, o operador de turismo – comprador que demanda um produto ou serviço – e o fornecedor – que dispõe de determinado produto ou serviço, possibilitando a convergência de interesses e o estabelecimento de negócios, conforme conveniência. Nas demais viagens, são promovidos “encontros de conhecimento”, onde pretende-se estimular a produção de uma apresentação do destino e dos produtos e serviços turísticos, pelos fornecedores e instituições locais, para operadores de turismo e agentes de viagem, de forma diferenciada. Posteriormente, são feitas apresentações aos fornecedores e representantes institucionais locais das avaliações feitas em relação ao destino/produto pelos operadores de turismo/agentes de viagem durante a visita.

Para Valeria Barros, coordenadora do projeto SEBRAE Nacional, o projeto vem permitindo abrir várias janelas de oportunidades de negócios junto às médias e pequenas empresas pela execução das rodadas de negócios e encontros de conhecimento. “Ganhou o destino e ganharam os pequenos operadores e agentes de viagens, pois conheceram de perto o “melhor do lugar com suas diversas peculiaridades”, possibilitando fortalecer as estratégias de comercialização daquele destino”.

Em 2008, a Caravana Brasil passou por destinos nos estados do Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, além da realização de duas caravanas rodoviárias para a cidade de São Paulo, durante o Salão do Turismo (junho) e o 30º Encontro Comercial Braztoa (novembro). A partir de março, estão previstas mais 12 viagens e o processo seletivo deve ser iniciado nas próximas semanas.

Rolar para cima