Canadá e Nigéria ligados pela companhia portuguesa euroAtlantic em voos de repatriamentos

Um avião português da euroAtlantic airways (EAA), Boeing B767-300ER, matrícula nacional CS-TKT, descolou ontem ao final da tarde do Aeroporto de Faro (FAO) localizado no Algarve (região Sul de Portugal), num voou de sete horas e quarenta minutos (07:40) para o Aeroporto de Toronto Pearson (YYZ) o mais movimentado do Canadá, na região do Ontário. Ontem (18) o voo da EAAMMZ-YU651, recebeu a bordo cidadãos da Nigéria com teste COVID-19 negativo, retidos no Canadá pela crise pandémica do novo Coronavirus e transportou para o seu país de origem. A saída estava prevista para as 21:40 (horas UTC), com escala uma técnica (01:30m) no Aeroporto Humberto Delgado (LIS) na capital portuguesa. A partir de Lisboa o voo MMZ-YU65 necessita de mais cinco horas e vinte minutos (05:20) para atingir o destino final, Aeroporto Internacional Murtala Muhammed (LOS) em Lagos, Nigéria, cuja arquitetura do Terminal Internacional, revela a curiosidade de ser uma réplica do Terminal do Aeroporto de Schiphol da capital holandesa.

A partir da Nigéria a euroAtlantic airways inicia domingo (19) um voo com a mesma rota, sentido inverso, destino Toronto. Após acolher em Lagos, cidadãos com passaporte canadiano, que igualmente a pandemia reteve na maior economia africana, também sujeitos a  apresentar teste COVID-19 negativo no embarque. O novo voo MMZ-YU662, prevê deixar solo nigeriano pelas 13:40 (horas UTC). A escala no Aeroporto de Lisboa deverá ocorrer cerca das 19:00 (horas UTC), prevendo atingir o  Aeroporto de Toronto, Canadá, pelas 04:10 (horas UTC). O companhia portuguesaquando segunda-feira(20)regressar a Portugal, terá completado um planeamento de quarente e uma horas e vinte minutos (41:20) de voo ao serviço da Embaixada da Nigéria no Canadá (Nigeria High Commisson) em Ottawa (1826), capital do país. A euroAtlantic refira-se, conhece profundamente o mercado e os céus Nigéria, os seus aviões ao longo dos anos, têm prestado serviços ás empresas locais, Med-View Airline e Air Peace a jovem companhia nigeriana.

O último contrato de serviço da euroAtlantic airways que envolveu o destino Canadá, foi a operação lançada pelo Global Affairs, departamento de Estado que gere as relações diplomáticas e consulares do país, destinada ao repatriamento dos cidadãos canadianos a bordo do navio de cruzeiros Princess Diamond, atracado sobre quarentena no porto de Yokoama. A EAA utilizou um Boeing B777-200ER Triple Seven da sua fota, recolheu os cidadãos canadianos, não Infetados pelo COVID-19 e transportou-os para a Base Aérea  das Forças Armadas Canadenses de Trenton em Quinte West, também no Ontário.

Sobre a euroAtlantic airways (1993),todos os seus equipamentos são de origem americana e estão registados na Autoridade Nacional de Avião Civil (ANAC), opera com Boeing B777-200ERBoeing B767-300ERBoeing B737-800NG em 84,5% dos países do Mundo. A marca euroAtlantic é especializada em transporte aéreo ACMICharter e regular, tem por missão, Anytime, Anywhere.

Mais informações em www.euroatlantic.pt

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!