Caminhos dos Santos Mártires do Brasil consolida o Turismo religioso no Rio Grande do Norte


O turismo religioso desponta no Rio Grande do Norte. E já é uma realidade. Para consolidar ainda mais o destino neste segmento, foi criado o roteiro “Caminho dos Santos Mártires”, pelo especialista em turismo religioso, e atual secretário adjunto de turismo de Canguaretama, Sidnésio Moura. Segundo ele, o roteiro faz com que o turista vivencie a cultura,religiosidade, folclore e história de cada cidade visitada. A Foco Operadora de Natal, mas com filiais em várias cidades do país, irá comercializar os pacotes, que segundo o diretor da Foco em Caicó, Tiago Andrade, o pacote poderá ser um bate volta, ou de três dias ou quatro, incluindo hospedagem em várias categorias.

Quatro municípios fazem parte deste roteiro, que são : Canguaretama, Nisia Floresta, São Gonçalo do Amarante e Natal, cada um com sua história envolvendo cultura, história e religiosidade. O turismo religioso há algum tempo atrás, ganhou reconhecimento pelas mãos de Sidnésio com o GT – Grupo de Turismo religioso, com a participação do poder público e privado. e hoje uma conquista . Em julho deste ano foi publicado pelo Diario Oficial o decreto que oficializa o GT de Turismo Religioso.

A Secretaria Estadual de Turismo do RN, deu apoio na confecção do Mapa de autoguiamento do Caminho dos Santos Mártires do Brasil, algo inovador que vem auxiliar a qualquer peregrino que queira fazer esse roteiro. O Mapa é totalmente interativo. Clicando nos ícones de alimentação e hospedagem, o Turista/Peregrino irá ter uma lista dos produtos turísticos que a cidade dispõe e poderá escolher o que se adequar a sua preferência. Ao clicar on está escrito:acesse o roteiro online,= clicando ,o Turista peregrino irá direto para o My Google Maps , para poder realizar sua visita sozinho ou em família, seguindo a rota pelo Google Maps. Foi também criado os QRCODES do Roteiro on line e do mapa digital. Essa notícia foi anunciada pelo Sidnesio Moura durante visita capela Nossa Senhora das Candeias em Canguaretama. O projeto Caminho dos Santos Mártires será inserido pelo Ministério do Turismo para ser incluido no item rede trilhas.

Segundo a subsecretária de turismo do RN, Solange Portela, a importância desse mapa , é porque existe um numero significativo de pessoas que viajam independentemente. De acordo com Solange Portela, a importância desse mapa de roteiro auto guiado é para que as pessoas que querem viajar de uma maneira independente possam ter todo um roteiro que é divulgado nas midias sociais e site do roteiro do Caminho dos Santos Mártires, para que eles saibam qual a distância a percorrer, onde está localizado, em um dia só pode fazer todas as cidades. Ou podem alternar, se for natalense, fazendo uma parte para o sul e norte. É uma forma de estimular este turismo interno, para que o próprio potiguar, não apenas o natalense possa explorar esses roteiros do segmento do turismo religioso.

De 25 a 28 de agosto foi promovido um fampress pelo idealizador e promotor do Roteiro Caminho dos Santos Mártires do Brasil, Sidnésio Moura, que contou com a presença dos jornalistas Amadeu Castanho de São Paulo Paulo Atzingen, diretor do Diario do Turismo on line de São Paulo , e equipe da TV Evangelizar de Curitiba, formada por Jefferson Genta e Edson Pereira, esta jornalista, única participante do RN, equipe da Pascom da Arquidiocese de Natal, Julia e Adriano e os guias Junior e Caius Marcellus. Contou com parceria do governo do RN, através da Emprotur, prefeitura de São Goncalo do Amarante, prefeitura de Nísia Floresta, Prefeitura de Canguaretama, Singtur-RN, Foco Operadora ( responsável pela comercialização dos pacotes), Wheltour receptivo e Praia Bonita resort e Convention, localizado na praia de Camurupim, em Nisia Floresta, onde os jornalistas ficaram hospedados.

Primeira cidade: Canguaretama -25.08.2021

Fomos muito bem recebidos pela vice prefeita Fátima, pelo secretário de turismo de Canguaretama, Cleriston Araújo , e vereadores da cidade. Tivemos uma acolhida especial no Santuário Chama do Amor.
. Depois visitamos a capela Nossa Senhora das Candeias, o túnel de bambuzal.Fomos conhecer a estação Ferroviária, que existe um projeto da prefeitura para transformar num museu, resgatando também a história e dos artistas da terra. Para isso, estão pesquisando fatos que marcaram Canguaretama. Também pretendem instalar uma biblioteca. A idéia para angariar recursos é através de emendas parlamentares para concretizar o projeto do museu. O almoço bem regional foi no Barra Brasa,restaurante, bem na entrada do municipio de Canguaretama.

Barra do Cunhau- Capital do caranguejo

A idéia do secretário de turismo de Canguaretama, Cleriston Araújo é transformar a praia de Barra do Cunhau, famosa pelo caranguejo e camarão, e também pelo excelente vento para os kitesurfistas do mundo é criar um festival do Caranguejo. O projeto já está caminhando e deverá se concretizar em 2022. Segundo o secretário o evento inserido no calendário de eventos da cidade, incluirá a participação de todos os empresários da região com seus produtos.

“No ano de 1645, os holandeses saindo de Pernambuco, invadem o estado do Rio Grande do Norte. Essa invasão resultou em dois massacres em Cunhaú e Uruaçú, que vitimaram pessoas, que passaram a ser conhecidos como os Mártires de Cunhaú e Uruaçú. O caminho dos Santos Mártires percorre a rota entre esses dois locais, abrangendo quatro cidades, Canguaretama, Nisia Floresta, Natal e São Conçalo do Amarante”.

Os Santos Mártires do Brasil, tem um forte apelo ao Turismo Religioso.
Segundo o Secretário Adjunto de Turismo de Canguaretama, Sidnesio Moura, o Turismo Religioso irá ter um forte impulsionamento quando acontecer uma maior flexibilização referente as viagens domésticas nacionais e internacionais.

Vamos ter um perfil de Turista em busca do Turismo de experiência, que é vivenciar a cultura, história da região. O Turismo Religioso trás esta realidade, do Turismo de experiência. Os Santos Mártires do Brasil, irá impulsionar cada vez mais o Turismo na cidade de Canguaretama, porque ele tem esta característica do Turismo de experiência, este perfil de Turismo que iniciou no Brasil em 2016, precisamente na região sul, onde os Turistas buscam tem a experiência da cultura local.

E os Santos Mártires do Brasil, além do potencial do Turismo Religioso, tem este apelo ao Turismo de experiência, por se tratar da história do Brasil, e da região Nordeste a invasão holandesa.

Mártires de Cunhaú e Uruaçú foram canonizados pelo Papa Francisco

No ano de 2000, o Papa São João Paulo II, realizou a Beatificação dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em 2017, no dia 15 de outubro, eles foram Canonizados pelo Papa Francisco.

Massacre de Cunhaú
O primeiro massacre aconteceu no dia 16 de julho de 1645, durante
a celebração a Santa Missa dominical, na Capela de Nossa
Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, no atual município
de Canguaretama (RN).
De acordo com os relatos históricos, após o padre André de
Soveral realizar elevação da hóstia e do cálice, erguendo o Corpo
do Senhor para a adoração dos presentes, Jacob Rabbi, trancou as
portas da capela e, com uma tropa de índios Tapuias e soldados,
ordenou a matança de todos os fiéis.

O segundo massacre, relatado aconteceu três meses depois, no dia 3
de outubro, em Uruaçu, hoje parte do município de São
Gonçalo do Amarante (RN).
Com as notícias sobre o ocorrido em Cunhaú, alguns
católicos buscaram refúgio na Fortaleza dos Reis Magos e numa fortificação construída no pequeno povoado de Potengi, que ficava próximo da Fortaleza, mas foram atacados pelas tropas de Rabbi.
Eles resistiram, mas acabaram se rendendo e foram massacrados às margens do rio Uruaçu. Entre os mortos estavam o padre Ambrósio Francisco Ferro e o camponês Mateus Moreira. De acordo com os relatos históricos, os invasores holandeses ofereceram aos fiéis católicos a opção de conversão ao calvinismo, mas eles escolheram o
martírio, e o acolheram entre orações e exaltação a Deus.

Segundo dia- Visita ao município de Nisia Floresta -26.08.2021

No segundo dia estivemos no município de Nísia Floresta, conhecido pelo melhor camarão da região, tem uma forte participação entre o primeiro massacre e segundo. A Casa de Pedra, que fica em Hortigranjeira, pertencia a um dos Santos Mártires do Brasil, companheiro de Mateus Moreira. A Casa de Pedra , era uma fortaleza que sua construção remonta o ano de 1570,quando o Brasil tinha apenas 70 anos. O historiador Olavo Monteiro Filho, em sua obra Índios do Açu e Seridó afirma ser a Casa de Pedra, localizada em Pium, as ruínas da Casa Forte de São João, Lostão Navarro, companheiro de Martiírio do leigo Mateus Moreira.
Em Nísia Floresta, fomos visitar a Matriz Nossa Senhora do Ó, uma belissima igreja, que passa por uma reforma. Fomos recebidos pelo missionário Renan. Visitamos a igreja Matriz, a Casa de Nisia Floresta, historiadora, escritora e a primeira mulher a votar, bem a frente de seu tempo. O Museu com fotos e objetos que retratam os momentos, inclusive tem uma parede com fotos que marcaram uma época por serem à frente do seu tempo com idéias e pensamentos.Visitamos ainda a casa das vigárias, ou seja “Casa das Freiras”, local ainda pouco visitado, mas conta a história de missionárias que realizavam batismo e várias celebrações. Depois fomos a Terra Molhada, onde fomos servidos com um lanche. Também visitamos o mausóleo de Nisia Floresta, passamos pelo Baobá.Depois fomos ao distrito de Timbó que pertence a Nisia Floresta, cidade berço da Campanha da Fraternidade e o local onde foi construido a 15º estação . Foi concluida sua obra em 18 de janeiro de 2021.Fomos recebidos por Dona Piedade , responsável pela capela. “É uma reliquia para nós”, disse ela.

Terceiro dia – São Gonçalo do Amarante 27.08.2021

O terceiro dia foi reservado para uma visita a São Gonçalo do Amarante. Fomos bem recebidos no monumento dos Santos Mártires em Uruaçú , pelo vice prefeito de SGA, Heraldo Paiva, pelo secretário de turismo, Vagner Araújo, pela secretária adjunta de turismo, Gisele Moura, vereadores e autoridades também de Macaíba. O padre Murilo Paiva recebeu todos e contou a história que marcou uma época. Lá todos os participantes da fampress receberam o certificado do Peregrino. Depois visitamos a igreja de Utinga de 1640.Depois tivemos um almoço no restaurante do Laminha, um ex artesão de barro, transformou seu restaurante numa história de vida, expondo produtos usados na arte de se trabalhar com o barro. Depois visitamos a Igreja de São Gonçalo do Amarante e visita ao café colonial, único no Brasil que funciona dentro de uma igreja, e por fim o Museu Municipal de São Gonçalo do Amarante, onde fomos recebidos por um artista da terra, com sua arte, música e dança, contemplando os olhares de todos. E a artista plástica, Socorro Evangelista, deu sua contribuição cantando também.
Quarto dia – 28.08.2021 – Natal

Acolhida na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação com a presença da secretária adjunta de turismo de Natal, Christiane Alecrim, do diretor da Foco Operadora de Caicó, Tiago Andrade . Depois seguimos visita para a casa da Irmandade . Continuamos com visita ao Centro Hisórico de Natal, Catedral Metropolitana que tem como pároco, o padre Valdir Cândido, visita a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Local onde está sendo construída a réplica da capela das Aparições de Fátima (Portugal), visita ao santuário dos Santos Mártires- Bairro Nazaré e fomos recepcionados com um lanche. Para fechar com chave de ouro, fomos a um passeio de catamarã no Marina Badauê, pelo rio Potengi até a pedra do Rosário, com a participação do guia Caius Marcellus. Na programação constava a gruta de Santa Sara Kali e Santuário dos Mártires ciganos- sete mil anos de história, mas devido a logística da programação não pudemos ir.

Santa Rita, situada na cidade de Extremoz e a cerca de 11,6 km de Natal, foi construído o mais novo produto turístico, referente ao turismo religioso, a primeira gruta de Santa Sara Kali, do NE, a quarta do mundo o primeiro Santuário dos Mártires Ciganos do mundo. Além de conhecer a devoção a Santa Sara Kali, pode conhecer a devoção a nossa Senhora dos Ciganos, que foi coroada e abençoada no ano de 1965 pelo Papa São Paulo VI. No Santuário dos Mártires Ciganos podem conhecer a história do beato Ceferino, o El Pelé, Gil Torres, os mártires de Erentina do Piau, onde aconteceu o primeiro massacre dos ciganos no Brasil, mais de 100 ciganos foram brutalmente massacrados, no dia 11 de novembro de 1913 e a cidade recebe todo o mês, em torno de 500 peregrinos no local do massacre.

  • O blog Turismo por Cristina Lira, foi convidado pelo idealizador e promotor do roteiro “Caminho dos Santos Mártires”, Sidnésio Moura.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.