Câmara Municipal de Lisboa lança concurso internacional de Requalificação da Praça do Martim Moniz

O processo de Requalificação da Praça do Martim Moniz entrou numa nova fase graças ao lançamento oficial do concurso público de conceção. Foi publicado em Diário da República o procedimento que dá início ao concurso internacional, e já estão disponíveis os elementos na plataforma acinGov que permitem a todos os interessados saber os detalhes das propostas a apresentar.

As propostas deverão ser submetidas até dia 26 de maio, quando termina o prazo legal definido no concurso. Durante o mês de abril, todos os interessados podem requerer o esclarecimento de questões sobre o concurso.

O júri do concurso, que inclui especialistas em arquitetura, arquitetura paisagista, e engenharia civil, será responsável por selecionar o projeto vencedor, que será desenvolvido e concretizado através de um contrato de prestação de serviços por ajuste direto.

O preço base para o projeto de requalificação é de 462 mil euros (mais IVA) e neste total está já incluído o valor correspondente ao prémio atribuído à proposta classificada em primeiro lugar. Serão atribuídos prémios monetários às cinco melhores propostas, num valor global de 109 mil euros: 30 mil euros para a proposta que ficar em primeiro lugar, 25 mil euros para o segundo lugar e 18 mil euros a cada uma das propostas que fiquem entre o terceiro e o quinto lugar. Poderão também ser atribuídas menções honrosas sem prémio monetário a outros projetos.

Em julho serão publicados os resultados e entre julho e setembro serão expostas as propostas e apresentado o projeto vencedor.

O concurso tem como objetivo a seleção de um projeto que dê resposta às necessidades da população, identificadas anteriormente no processo participativo. As propostas deverão cumprir critérios essenciais: aumento de áreas verdes; melhoria de vivências urbanas; promoção de diversidade de atividades; melhoria de circulação rodoviária; redução de ruído; promoção de acessibilidade pedonal; aumento de segurança; requalificação do edificado.

Os termos de referência do concurso foram aprovados no dia 16 de novembro de 2022 em Reunião da Câmara Municipal de Lisboa.

Lisboa, 14 de março de 2023

www.lisboa.pt

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.