No dia 4 de junho é inaugurado o primeiro Street Art Park do país, e um dos poucos no mundo, dedicado ao graffiti e à arte urbana, na Freguesia do Lumiar.
Esta iniciativa insere-se numa estratégia da Câmara Municipal de Lisboa, através da GAU – Galeria de Arte Urbana, de continuar a desenvolver espaços de pintura livre em lisboa, acessíveis aos artistas nacionais e internacionais, consagrados e emergentes, e ao público em geral.
Localizado num jardim recentemente requalificado e com uma área total de 4300m2, este equipamento municipal congrega 14 muros de pintura livre pensados para acolher diferentes olhares e propostas artísticas e ainda uma zona de prática desportiva, o Pump Track Skate.
Lisboa é hoje uma referência internacional nos circuitos e projetos artísticos de Arte Urbana. O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela GAU – Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, em articulação com o desporto, urbanismo e espaços verdes, as Juntas de Freguesia e os diferentes parceiros, tem permitido criar na cidade um conjunto de estruturas e equipamentos requalificados que procuram regenerar os bairros lisboetas, atenuar as intervenções de carácter mais vandálico e valorizar o espaço publico, através da criação de projetos de proximidade entre a comunidade artística e os seus habitantes.
A Freguesia do Lumiar passa a ter um novo espaço de fruição artística e de lazer aberto a todos, com o patrocínio do Super Bock Group, e o apoio da SGAL.
A inauguração a decorrer no dia 4 de junho entre as 14h00 e as 19h00, na Rua David Mourão Ferreira, no Lumiar terá o seguinte alinhamento:
14h00: Intervenção artística de writers + DJ live set
15h00: Battle de graffiti
17h00: Inauguração official do Street Art Park com a presença do Vereador da Cultura, Diogo Moura
18h00: Entrega dos prémios Coruja para as Artes(uma iniciativa do Super Bock Group)