A Câmara Municipal de Lisboa convida todos a participar no novo ciclo de iniciativas culturais e educativas que integra a programação do projeto Livraria Barata – Lugar de Cultura. O arranque é dado no dia 6 de maio, às 17h30, com a inauguração da exposição “17+17” (a soma de números ímpares) ou (a soma das ímpares indisciplinas) de Filipa Morgado.
A anteceder esta sessão inaugural, será ainda lançado um desafio a todas as crianças (dos 6 aos 12 anos) que se queiram aventurar num workshop de escultura em cartão e de desenho, com recurso a diferentes materiais, entre os quais a tinta-da-china. A entrada é gratuita, mediante reserva prévia.
Ao longo dos meses de maio, julho e junho o piso -1 da Livraria Barata é palco desta nova proposta expositiva “17+17” que pretende dar a conhecer um novo olhar sobre a vida de um objeto, com recurso a técnicas e materiais de desenho utilizados pela artista Filipa Morgado. Paralelamente estão ainda previstas algumas atividades complementares dirigidas a todos aqueles que queiram mergulhar nas diferentes formas ou texturas que um objeto pode assumir, através da participação em workshops de desenho ou visitas guiadas.
Este programa pensado para diferentes públicos entre adultos, crianças e famílias, acolhe mais uma vez iniciativas que vão desde conversas literárias com escritores, passando por sessões de música, oficinas de trabalhos manuais até ao clube de leitura e aos encontros com os cidadãos.
Para assinalar o Dia Mundial da Criança será apresentado nos dias 3 e 4 de junho, um programa totalmente direcionado para as crianças e famílias e que inclui atividades musicais com a Orquestra de Papel ou o Clarinete vai à Livraria e ainda uma peça de teatro infantil O Pequeno Eu Sou Eu ou um workshop de desenho. Estas propostas de composição e improvisação musical, de performance infantil e de descoberta de novas técnicas artísticas, constituem um incentivo à imaginação e à importância do trabalho em grupo.
Por último, o público é ainda convidado a juntar-se ao escritor Mélio Tinga, vencedor da edição de 2023 do Programa de Intercâmbio Literário Lisboa-Maputo, que com moderação de Adelaide Bernardo (Bibliotecas de Lisboa) participará numa conversa sobre o seu percurso e obra literária.