Câmara municipal de Lisboa concede Medalha de Mérito Comercial para Mário Pereira Gonçalves

.

A Câmara Municipal de Lisboa decidiu, na sua reunião extraordinária de hoje, atribuir, por unanimidade, a Medalha de Mérito Comercial a Mário Pereira Gonçalves, sócio de diversos estabelecimentos na área da restauração e durante quase quatro décadas presidente da AHRESP.

Mário Pereira Gonçalves nasceu a 6 de agosto de 1936, em Porto Castanheiro (concelho de Arganil, distrito de Coimbra). Com 13/14 anos rumou a Lisboa e trabalhou num lugar de fruta durante dois anos. No seu percurso profissional passou por várias pastelarias como funcionário e, depois, como empresário. Ultimamente o seu estabelecimento mais conhecido é a Pastelaria Versailles.

Presidiu à FERECA – Federação da Restauração, Cafés, Pastelarias e Similares de Portugal (2 mandatos).

Foi fundador do CFPSA – Centro de Formação para o Sector Alimentar, representando desde então no Conselho de Administração, as Associações Empresariais protocoladas. 

Presidiu a duas feiras HOREXPO, em 2006 e 2008. Foi Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Turismo do Alentejo, tendo sido membro de diversos órgãos e instituições.

Foi Presidente da Direção da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, desde 1983, praticamente ao longo de quatro décadas, tendo cessado funções por renúncia ao cargo no corrente ano de 2022.

É-lhe reconhecido o grande contributo que deu para a projeção e prestígio da gastronomia portuguesa, do turismo e comércio nacionais. São-lhe igualmente reconhecidas qualidades como a capacidade de liderança, serenidade, afabilidade, humildade, firmeza, convicção, perseverança, dedicação, generosidade, solidariedade, que sempre terá aplicado no seu trajeto profissional e na vida em geral.

Recebeu a Medalha de Ouro – Sindicato Nacional dos Restauradores e Hoteleiros de França; a Medalha de Honra – Confederação Internacional de Pasteleiros, Confeiteiros e Geladeiros. Em 1998, recebeu do Governo Português a Medalha de Mérito Turístico (Grau Ouro) pelo então Primeiro-Ministro, António Guterres.

Em 2000, recebeu o grau de Comendador da Ordem do Mérito Empresarial (Classe do Mérito Comercial) pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio.

Nos termos do referido Regulamento, a Medalha Municipal de Mérito destina-se a distinguir as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos atos advenham assinaláveis benefícios para a cidade de Lisboa, melhoria nas condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros de notável importância que justifiquem este reconhecimento (artigo 11.º). Esta Medalha é dividida em classes, de âmbito Cultural, Desportivo, Profissional, Social, Urbanístico, Educativo ou Ambiental, Turismo, Empreendedorismo, Juventude, entre outras áreas de âmbito relevante para a cidade de Lisboa (artigo 12.º).

Incumbe à Câmara Municipal de Lisboa, enquanto órgão executivo do município, o reconhecimento de que certas instituições e personalidades individualmente consideradas da cidade desempenham e cumprem um importante e meritório papel de exercício de interesse público municipal e, como tal deve ser publicamente reconhecido, evidenciado e agraciado.

A proposta agora aprovada resultou de uma iniciativa subscrita pelo Presidente da Câmara, Carlos Moedas, pelo Vice-Presidente Filipe Anacoreta Correia e pelo Vereador Diogo Moura.

Lisboa, 22 de julho de 2022

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.