Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Câmara municipal de Lisboa celebrou 37 novos protocolos BIPZIP

PROGRAMA BIPZIP A CAMINHO DE SE TORNAR 

UMA FÁBRICA DE STARTUPS SOCIAIS

Autarquia celebrou 37 novos protocolos BIPZIP

 envolvendo 152 entidades parceiras e promotoras

A Câmara Municipal de Lisboa celebrou, na tarde de 13 de outubro, 37 protocolos BIPZIP com diversas entidades promotoras e parceiras do programa. A cerimónia decorreu com a presença da Vereadora da Habitação e Obras Municipais, Filipa Roseta, que tem as competências do Desenvolvimento Local, e os representantes das entidades, reunidos na Sala das Exposições dos Paços do Concelho.

O programa, que entra assim na 12.ª edição, envolve este ano 152 entidades, das quais 108 parceiras e 44 promotoras, bem como 249 atividades; abrange 51 territórios BIPZIP, 121 341 habitantes e um montante de 1 607 869 euros.

O BIP/ZIP – programa para os bairros e zonas de intervenção prioritária reflete a participação das pessoas nas políticas de desenvolvimento da cidade através do seu envolvimento em iniciativas pensadas e propostas pelas mesmas. No total, 67 territórios BIPZIP em toda a cidade foram já abrangidos com projetos envolvendo diretamente mais de 1/4 da população de Lisboa.

A Vereadora Filipa Roseta deixou palavras de agradecimento a todos os que fazem um esforço por levar por diante um “programa pioneiro e original” e destacou que o próximo passo será dar-lhe “maturidade”: “queremos avançar neste programa de forma a tornar-se uma verdadeira fábrica de startups sociais que agora têm de ganhar maturidade para andar sozinhas”.

O trabalho de “imaginar” novos modelos de enraizamento e autonomização dos projetos nos territórios será feito em conjunto com os parceiros, afirmou também a Vereadora, declarando que o ano de 2023 será dedicado ao desenvolvimento local, no âmbito das comemorações dos 30 anos do PER.

Nos últimos 11 anos foi possível apoiar 463 projetos, com a participação de 669 organizações (sem repetições), responsáveis pela promoção de 2 646 atividades locais. 

O investimento municipal em territórios prioritários, até à data, foi aproximadamente de 18 milhões de euros, adicionados a recursos financeiros e não financeiros disponibilizados pelas organizações locais parceiras.

O grande impacto que o Programa BIP/ZIP tem nos territórios prioritários passa pela capacidade de promover formas criativas e inovadoras de parceria local, concorrendo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades e cumprindo os objetivos da inclusão socioecónomica e territorial.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem