DIAS 25 E 26 DE NOVEMBRO
GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA
A Câmara Municipal de Lisboa apoia o 1º Encontro Nacional para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, organizado pela Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial que terá lugar nos dias 25 e 26 de novembro, na Gare Marítima de Alcântara.
O arranque deste 1º encontro nacional dedicado ao Património Cultural Imaterial, à sua valorização, salvaguarda e partilha de conhecimento, acontece no dia 25 de novembro com a cerimónia de abertura, que inclui as intervenções do Vereador da Cultura, Diogo Moura e do Presidente da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, Luís Marques.
Esta sessão de boas-vindas conta ainda com a atuação dos Bombos de Lavacolhos, um grupo musical de raiz tradicional, pertencente à aldeia de Lavacolhos no Fundão.
Partindo da importância do conceito de Património Cultural Imaterial, como um dos pilares fundamentais na construção de uma identidade local e nacional, esta primeira iniciativa surge na continuidade de outros eventos promovidos pela Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, como sejam: o ciclo “O Património Cultural Imaterial em Portugal” e as “Jornadas Regionais” que envolveram o Médio Tejo, a Região Norte, o Alentejo, a Beira Interior e a Região do Algarve.
Apoiado pela Câmara Municipal de Lisboa, entre outras entidades, este encontro conta com a participação de docentes e investigadores com diferentes abordagens e perceções da realidade atual nacional no âmbito do Património Cultural Imaterial. É uma iniciativa dirigida a todos aqueles que se interessam pela temática do Património Cultural Imaterial e pelas suas manifestações, com o objetivo de aprofundarem os seus conhecimentos sobre a cultura portuguesa, a legislação e as convenções existentes neste domínio, como por exemplo a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, aprovada em 2003.
Para além das atuações dos Caretos de Podence, do Grupo de Cante Alentejano, da Tuna do Marãoe dos Pauliteiros de Miranda, está ainda prevista, no dia 26 de novembro, uma visita guiada ao Museu do Fado, antecedendo o aniversário da consagração do Fado como Património Imaterial da Humanidade.
Mais informações sobre o programa em: https://patrimonioculturalimaterial.org/multimedia/ficheiros/programa%20encontro%202022.pdf
Ficha de inscrição em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZKKUgaZd7qxWI38D8JoYi7vJWsUkbc2YVGeegkzDzdYBVdw/viewform