Câmara da Mulher Empreendedora da Fecomércio fortalece representatividade feminina nos negócios do RN 

Grupo “Fecomércio COM ELAS” desenvolverá ações que estimulem o empreendedorismo feminino em todo o estado 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) realizou, nesta sexta-feira, 03, a instalação oficial da Câmara da Mulher Empreendedora – Fecomércio COM ELAS. O evento, ocorrido no Hotel Escola Senac Barreira Roxa, contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, da governadora do RN, Fátima Bezerra, autoridades políticas, empresárias e executivas de todas as regiões do estado.  

Marcelo Queiroz destacou que o grupo surge com intuito de apoiar mulheres empreendedoras por meio de ações institucionais alinhados aos desafios do dia-a-dia. “O empreendedorismo feminino é importante por diversos fatores. O simples fato de ter uma maior representatividade de mulheres à frente dos negócios traz benefícios positivos para a economia, para as empresas e para a sociedade como um todo”, pontuou. 

“Queremos contribuir com este debate e construir iniciativas de incentivo às mulheres que queiram empreender”, afirmou o presidente Marcelo Queiroz. Ele também anunciou que o Instituto Fecomércio RN está trabalhando em uma pesquisa para mapear o Perfil do Empreendedorismo Feminino no estado. A partir dos resultados, que serão apresentados no mês de março, será montado o Plano de Trabalho para o ano de 2023, focado nas principais necessidades identificadas.  

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou que o momento representa o sentimento de empoderamento. “Essa é a mensagem que podemos extrair desse momento. É a Fecomércio dizendo que a vida das mulheres importa. Hoje, o empreendedorismo é responsável por uma grande parcela da geração de empregos e fico muito feliz quando vejo iniciativas como essa, por que ela se soma ao esforço que o Governo do RN vem fazendo para fortalecer o empreendedorismo feminino”, afirmou a chefe do Executivo Estadual.    

A coordenadora da Fecomércio COM ELAS, Sâmela Gomes, enfatizou que, diante dos desafios que as mulheres empreendedoras enfrentam, é preciso um lugar para que sejam discutidas essas questões. “A Fecomércio RN, entendendo o seu papel e a sua responsabilidade social, traz para nós essa iniciativa de fortalecimento e representatividade para mulheres”, disse. 

O lançamento contou com um painel sobre empreendedorismo feminino, mediado por Sâmela, e com participação da empresária Lucineide Queiroz, que lidera uma rede de supermercados com mais de 30 anos de existência e atuação no RN, PB e CE, além da executiva e expert em ESG, Daniela Mafra. 

No ano passado, a Confederação Nacional do Comércio, a CNC, criou Câmara Brasileira de Mulheres Empreendedoras do Comércio, que tem duas representantes potiguares, as presidentes do Sindivarejo Nova Cruz, Márcia Cristina, e do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos, Diva Dutra. 

Rolar para cima