Cachaçarias investem em design para conquistar o mercado internacional

rotulo_PREMIUM

Atuando em um mercado cada vez mais concorrido, empresas brasileiras visam o mercado externo e apostam em soluções pioneiras por meio do programa Design Export

 

Visando o mercado internacional, empresas brasileiras dos mais variados segmentos têm investido cada vez mais em soluções de design. Pensando nisso, as cachaçarias Engenho Água Doce e Barreto Silva encontraram no programa nacional Design Export, uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Centro Brasil Design (CBD), uma oportunidade para se tornarem ainda mais atraentes no exterior.

 

De olho nos países europeus, no Panamá e na África do Sul, a cachaçaria pernambucana Engenho Água Doce, direcionou seus negócios para a produção de cachaça artesanal a partir de 2003, trabalhando com três variedades: prata, ouro e Premium. A necessidade de se diferenciar em meio à concorrência e de agregar valor ao produto motivou a empresa a buscar um novo design para sua embalagem. Além de aumentar a visibilidade no ponto de venda, era preciso transmitir de forma mais clara os atributos da marca, como o elo histórico que possui com a região e os seus criteriosos processos de qualidade.

 

Uma premissa do projeto foi de que a embalagem da cachaça se tornasse um verdadeiro convite a degustá-la, combinando tradição com um visual mais moderno. O trabalho resultou em um reposicionamento da marca, que ganhou um tom mais elegante e um visual de destaque. Para o diretor da empresa, Mário de Andrade Lima Filho, o impacto gerado pelas novas embalagens deve triplicar o faturamento com o produto nos próximos dois anos. “Foi de grande importância para a empresa participar do Design Export. Através do projeto desenvolvido, podemos alavancar a marca diante do mercado, com uma maior visibilidade do nosso produto e, consequentemente, o aumento nas vendas”, detalha.

 

Já no caso da Barreto Silva, que tem como foco principais o Canadá, a Alemanha e os Estados Unidos, a ideia foi apresentar a cachaça Sanhaçu para o mundo. Para cumprir o objetivo, a empresa laçou o Kit Caipirinha Sanhaçu, que carrega toda a popularidade do drink brasileiro, facilitando a entrada da bebida em outros mercados, já que no exterior a caipirinha é mais conhecida do que a cachaça em si. O conjunto lançado pela Barreto Silva inclui uma garrafa da cachaça, um copo e um batedor, podendo ser acompanhado de um livro escrito por um especialista no assunto, em português e inglês.

 

A caixa do kit, desenvolvida com o apoio do Design Export, conta com uma “janela” para visualização do conteúdo, no formato do pássaro sanhaçu, símbolo da marca e da empresa. De acordo com a cachaçaria, o Kit Caipirinha Sanhaçu deverá aumentar em 5% o faturamento da empresa. Oto Barreto Silva, diretor da cachaçaria, ressalta a importância do Design Export para a expansão do negócio. “O programa tem sido uma ótima oportunidade de oxigenar a equipe criativa da empresa, buscando desenvolver produtos inovadores para um mercado tão competitivo e globalizado”, completa o empresário.

 

Sobre o Design Export

 

Ao longo dos dois últimos anos, o Design Export levou a inovação para 60 cidades de sete diferentes estados brasileiros, auxiliando no desenvolvimento de 100 soluções inovadoras voltados à exportação, entre eles produtos, embalagens, marcas, pontos de vendas e serviços. Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Centro Brasil Design (CBD), a iniciativa é um programa inédito que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de produtos inovadores e com design diferenciado voltados ao mercado internacional.

 

Com o objetivo de levar para a indústria nacional uma metodologia simples, didática e objetiva para que as empresas insiram a inovação como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos, o programa estimula o uso do design. Sendo assim, o Design Export funciona como uma ponte entre os empresários e os designers, valorizando o design como ferramenta para a inovação. Os participantes recebem apoio para identificar os profissionais mais adequados às suas necessidades e têm acesso a recursos financeiros para a contratação do serviço de desenvolvimento do produto inovador. Mais informações no site www.designexport.org.br.

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.