Brasil se prepara para instalação do escritório regional da OMT



Inauguração da unidade na região das Américas e Caribe será no dia 15 de dezembro
 

Falta apenas uma semana para a inauguração do escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) no Brasil. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a vinda da unidade fortalecerá as ações do turismo para os países das Américas e do Caribe, que poderão realizar projetos conjuntos, impulsionando a atividade turística da região.
 

A chegada do escritório no Brasil é fruto de uma intensa negociação do ministro do Turismo, Celso Sabino, que falou sobre a proximidade da data de abertura do novo escritório, prevista para 15 de dezembro.
 

“Estamos ansiosos e animados para o início da atuação direta da OMT no país, onde poderemos planejar e discutir de perto com nossos países vizinhos a execução de ações de qualificação, promoção e atração de investimentos para todo o setor nas Américas e Caribe”, destacou.
 

O acordo para a instalação da representação da OMT foi assinado pelo ministro Sabino e pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, em outubro durante a 25ª Assembleia Geral da entidade da ONU, que aconteceu no Uzbequistão.
 

Além da sede da OMT em Madri (Espanha), a entidade possui apenas um escritório regional, localizado na Arábia Saudita.
 

COMPROMISSO – Em uma iniciativa inédita, o Ministério do Turismo aderiu ao Código Internacional para a Proteção de Turistas (ICPT), um compromisso assumido junto à Organização Mundial do Turismo (OMT).
 

Trata-se de um conjunto abrangente de princípios e recomendações sobre a proteção de turistas em situação de emergência – não limitado a pandemias – e os direitos dos consumidores, com o objetivo de restaurar a confiança das viagens e fornecer garantias suficientes aos viajantes internacionais em situações adversas.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!