Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Brasil leva sustentabilidade como prioridade para turismo de negócios e eventos na IMEX   ‍  


   ‍  
Com 18 coexpositores em Frankfurt, país mostra potencial do seu segmento MICE. Objetivo é estimular investimentos, diversidade, sustentabilidade, inovação, geração de emprego e renda em destinos brasileiros
    ‍  

– O Brasil é um destino preparado e com vasta experiência para receber grandes eventos internacionais e reuniões de negócios, e tenta tornar-se um destino cada vez mais conhecido por sua preocupação com a sustentabilidade. É esse aspecto que será destacado desta terça-feira (14) até a próxima quinta (16) durante a IMEX, principal feira do mundo para Turismo de Negócios e Eventos (MICE), que acontece em Frankfurt, na Alemanha.
    ‍  

Em conjunto com 18 coexpositores públicos e privados brasileiros, a Embratur leva o país para o evento com o objetivo de mostrar o melhor de cada local, estimulando a captação de eventos e negócios e, consequentemente, empregos e renda.
    ‍  

O segmento de turismo de negócios é o responsável pela entrada de 49% dos visitantes internacionais no Brasil. O turista que vem ao país a trabalho ou para participar de eventos tem um gasto três vezes maior do que um turista a lazer, impactando diretamente na economia local.
    ‍  

Ao todo, serão 24 apresentações de destinos ao público especializado e compradores da Alemanha e de outras partes do mundo, focados em estreitar laços e parcerias estratégicas. O estande do Brasil terá ainda uma amostra da diversidade, cultura, gastronomia e da excelência da infraestrutura e conectividade do país para sediar eventos.
    ‍  

“O Brasil tem seis biomas e pode ser um dos grandes destinos no mundo para conectar negócios e eventos à conservação socioambiental, fortalecendo nossos povos e um modelo de turismo que seja sustentável. O turismo de negócios no Brasil está conectado com essas prioridades, como um grande motor de desenvolvimento. Para isso, a presença em iniciativas internacionais como a IMEX é fundamental”, ressalta o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
    ‍  

Em Frankfurt, o Brasil será representado pela diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil. “Retomar o crescimento do turismo de negócios e eventos internacionais no Brasil é prioridade na Embratur. Temos uma gerência exclusiva para o turismo MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), com a missão de posicionar internacionalmente o país com competitividade no setor, aliando nossas riquezas naturais e culturais à infraestrutura moderna, crescente conectividade e excelência nos serviços. Para isso, lançamos recentemente a política de captação e promoção de eventos internacionais, com a meta de voltarmos à posição brasileira entre os Top 10 do ranking ICCA até 2027. Em 2024, o Brasil reassumiu a liderança da América Latina nesse ranking e entrou no Top 20 mundial”, mencionou a diretora.
    ‍  

“Entendemos que o Brasil, em trabalho próximo e conjunto da Embratur com líderes do MICE, deve reconquistar espaços no mercado internacional e, dessa forma, transformar o turismo de negócios e eventos em vetor de desenvolvimento sustentável e incremento da entrada de divisas em nosso país”, completou Jaqueline Gil.
    ‍  

Conexão Brasil – Alemanha
Em 2023, o Brasil recebeu mais de 158 mil turistas alemães, representando um aumento significativo em relação ao ano anterior, que registrou 120.670 viajantes germânicos. Esse crescimento de 31,42% reflete a crescente atratividade do Brasil para os turistas alemães. Além disso, o país se destaca como o destino mais procurado na América Latina, evidenciando sua popularidade entre os alemães em busca de experiências turísticas diversificadas, como o ecoturismo.
    ‍  

A conectividade entre a Alemanha e o Brasil também contribui para o aumento do fluxo turístico, com um total de 304.978 assentos previstos para 2024, distribuídos em 844 voos semanais operados por duas companhias aéreas principais: Latam e Lufthansa. Essas operadoras oferecem rotas diretamente de Frankfurt para os principais destinos brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro, facilitando o acesso dos turistas alemães às diversas atrações que o país tem a oferecer.
    ‍  

Essa extensa rede de voos reflete o compromisso em fortalecer os laços turísticos entre a Alemanha e o Brasil, proporcionando mais oportunidades para que os visitantes explorem a rica cultura, natureza exuberante e hospitalidade calorosa do nosso país.
    ‍  

A Embratur tem a responsabilidade de implementar a Política Nacional de Turismo, com foco na promoção, marketing, serviços e produtos no mercado internacional. A Embratur visa promover o desenvolvimento social e econômico, atraindo turistas internacionais para os destinos brasileiros. Para mais informações, acesse o site do Visit Brasil.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem