Ação é resultado da parceria da Embratur com a Professional Convention Management Association (PCMA), que vai colocar o país em evidência no setor e aumentar as chegadas de turistas de negócios e eventosTuristas que vêm ao Brasil para congressos, reuniões e incentivos têm o maior ticket médio do setor, e gastam, por dia,
uma média de três vezes mais. [Foto: Divulgação/Embratur-Sebrae]
– Ciente do potencial do Brasil para crescer ainda mais no segmento MICE (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos), a Embratur lança campanha em parceria com a Professional Convention Management Association (PCMA), uma organização sediada nos Estados Unidos presente em 59 países, para conectar destinos e compradores do segmento. A ação tem como objetivo divulgar os melhores destinos brasileiros para sediar encontros do segmento de negócios e eventos.
A Embratur articula parceria com a PCMA desde o ano passado e, com a campanha ativa durante todo o mês de janeiro, a plataforma global vai facilitar o networking entre seus 8 mil associados e vai mostrar em ações digitais as razões de o Brasil ser o destino perfeito para a realização de eventos MICE, com conectividade cada vez maior, uma cultura e culinária autêntica e acomodações e infra estruturas adequadas.
“O MICE é um dos nossos segmentos prioritários para 2025 e começamos esse ano já com uma parceria estratégica com a PMCA, ampliando nossa capacidade de atrair eventos internacionais, congressos e conferências. Vamos nos aproximar de empresas e tomadores de decisão que estão escolhendo o próximo destino para seus congressos e também viagens de incentivo, que possuem um alto ticket médio e podem gerar mais desenvolvimento, emprego e renda para a população”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Segundo dados produzidos pela Embratur, os turistas que vêm ao Brasil para congressos, reuniões e incentivos têm o maior ticket médio do setor, e gastam, por dia, uma média de três vezes mais que os que viajam a lazer.
“A parceria com a PCMA, somada ao crescimento expressivo no turismo internacional, reforça o Brasil como um destino de destaque para lazer e negócios, com potencial para atrair ainda mais eventos e visitantes nos próximos anos”, afirma o gerente de mercados internacionais, experiências e MICE da Embratur, Alexandre Nagagawa.
A PCMA está presente em 59 países na Europa, América do América do Norte, América Latina, Oriente Médio e Ásia Pacífico. Além de fortalecer a rede de contatos com tomadores de decisão do turismo MICE, participar dessa comunidade também dará à Embratur acesso a cursos, dados e pesquisas sobre preferências e necessidades de membros da associação. Esses levantamentos permitem uma promoção internacional e o planejamento de estratégias de captação de eventos mais efetivos.
Estatísticas da PCMA
A comunidade da PCMA é composta por 67% de planejadores e 33% de fornecedores. Do total de membros, 62% são de associações, 25% de corporações e 13% independentes e 78% dos integrantes são tomadores de decisão de seus respectivos setores. A associação também tem a Convene Magazine, publicação premiada com mais de 36.000 assinantes.
Entre os segmentos que a PCMA atende estão os de tecnologia, saúde e medicina, educação, finanças e bancos, associações profissionais, governo e setor público, indústria e manufatura, turismo e hospitalidade, varejo e consumo e energia e sustentabilidade.
Turismo internacional
O turismo internacional tem mostrado cada vez mais a sua relevância no desenvolvimento econômico no Brasil. Só até novembro de 2024, visitantes estrangeiros deixaram US$ 6,62 bilhões no país, sendo a maior marca da história. As informações são do Banco Central.