BRASIL É PAÍS CONVIDADO DA BTL 2012

Destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa, Embratur participa de rodada de negócios com 400 operadoras de turismo da Europa

No ano cultural Brasil-Portugal, o Brasil é o país convidado da 24ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que acontecerá entre os dias 29 de fevereiro e 04 de março, na capital lusitana. Dos cinco dias de evento, um será especialmente dedicado ao Brasil. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) aproveitará a ocasião para promover os destinos turísticos brasileiros em Portugal, que já é o nono país do mundo, e quarto da Europa, que mais envia turistas para o Brasil.

Durante o evento, a Embratur participará de um programa Hosted Buyers exclusivo. Na ocasião, potenciais compradores – do trade de Portugal e de outras nacionalidades europeias – se reunirão com os expositores brasileiros. Cerca de 400 operadores de toda a Europa se encontrarão com os suppliers de destinos turísticos brasileiros. Segundo a organização da feira, em 2011, 94% dos compradores estrangeiros convidados encontraram parceiros de negócio.

Haverá uma participação diferenciada nesta BTL, fazendo com que Portugal seja visto como uma plataforma de negociação em todo o mercado europeu.

Negócios e cultura

No primeiro dia da feira, à noite, haverá um evento paralelo com atrações culturais. “Será uma oportunidade de relacionamento entre operadores locais, agentes especialistas em Brasil, autoridades e buyers, com vivência da cultura brasileira”, afirma o Diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso.

Dentre as atrações culturais, também ocorrerão apresentações de boi bumbá, bloco de samba, capoeira, roda de choro e do Balé Cultural de Pernambuco. O Pará participa do evento com um pocket-show da cantora Fafá de Belém e com uma exposição peregrina da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, do Círio de Nazaré.

Devido ao destaque do país, durante a 16ª participação da Embratur na BTL, o número dos co-expositores presentes será quase o dobro em relação ao ano passado. Serão 61 parceiros no total, entre eles, operadores de turismo, redes hoteleiras e órgãos de promoção dos estados brasileiros. O espaço do estande também será quase o dobro do tamanho da edição da feira do ano passado, com 720 m², além do mesanino de 49,40 m². Serão 44 mesas e 26 módulos, onde estados, associações, companhias aéreas poderão expor seus produtos.

Turistas portugueses

Em 2010, 189.065 portugueses escolheram o Brasil como destino. Com saída de Lisboa e Porto, Portugal oferece conexão aérea, com voos da TAP, para Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, e São Paulo. Ao total são 64 frequências semanais. Grande parte do número de turistas portugueses, 77,7%, que visitou o País em 2010, já visitou o Brasil outras vezes e mesmo assim, 97,5% pretende voltar.

Todas as principais operadoras portuguesas comercializam algum destino no Brasil, e os turistas lusos demonstram alto grau de satisfação com o país, em 2010, 78,4% dos visitantes afirmaram que suas expectativas foram superadas ou atendidas plenamente.