Booking.com apresenta 8 dicas para viagens solo


Booking.com apresenta 8 dicas para viagens solo

Depois de quase dois anos em que viajar deixou de ser prioridade, os viajantes estão mais esperançosos com suas férias em 2022, conforme as vacinas e a medicina avançam na luta contra a Covid-19. E muitas pessoas vão se aventurar sozinhas em suas próximas viagens. Segundo pesquisas, viajar a sós é uma tendência que está ganhando força: os dados da Booking.com antes da pandemia mostravam que apenas 25%* dos viajantes brasileiros planejavam viajar sozinhos e, agora, 39%** deles afirmam que planejam fazer uma viagem solo no futuro.

Por isso, a Booking.com reuniu dicas e informações para ajudar as pessoas a aproveitar melhor essa aventura, e selecionou destinos com base em recomendações feitas por viajantes na plataforma, levando em conta fatores essenciais para viagens solo, como bom transporte público e moradores locais simpáticos.

1) Prove a culinária local

Para realmente saborear um destino, é preciso vivenciá-lo como as pessoas que moram lá, e isso certamente vale para as iguarias locais. Então, nada melhor que provar a gastronomia da região para conhecê-la de verdade. Para 86%*** dos viajantes brasileiros, a culinária local é um fator importante na hora de escolher um destino. Quem não quiser se arriscar demais e comer sem companhia em um restaurante pode optar pela comida de rua – uma forma de provar diversas guloseimas locais em um ambiente mais descontraído. Por exemplo, as ruas de Bangkok, na Tailândia, estão repletas de mercados gastronômicos e ambulantes, o ambiente perfeito para viajantes que gostam de uma boa comida. É por isso que Bangkok é um dos destinos mais recomendados pela culinária local por viajantes da Booking.com. Visitantes podem provar iguarias como a salada de mamão picante ou o famoso pad thai.

Dica útil: Qualquer que seja o destino, é importante pesquisar a culinária local antes de viajar, para planejar o cronograma gastronômico e ter uma ideia de quais lugares são realmente imperdíveis, seja uma barraca de comida de rua ou um restaurante requintado!

2) Faça escolhas diferentes

Viajar sem companhia significa que não haverá discussões nem acordos na hora de escolher onde ir e o que fazer. Então, uma boa pedida é fazer um caminho que saia do óbvio. Pouco mais da metade (56%**) dos viajantes brasileiros vão querer experiências mais rurais e alternativas. Esses destinos menos visados proporcionam a oportunidade de conhecer outros viajantes com a mesma mentalidade, em busca de experiências semelhantes. Além disso, é importante poder contar com pessoas simpáticas quando se viaja para lugares alternativos. Por isso, Chajari, na Argentina, entra no topo da lista. Esse tesouro escondido no nordeste de Entre Ríos é muito recomendado por viajantes da Booking.com por ter pessoas hospitaleiras que podem dar dicas sobre a região. Ali, os visitantes podem vivenciar a Argentina rural e até se hospedar em um hotel-fazenda.

Dica útil: Perguntar para o anfitrião ou proprietário da acomodação quais são as atividades ou locais imperdíveis. Pode parecer óbvio, mas as dicas dos moradores locais ajudam a encontrar os tesouros escondidos que o destino oferece.

3) Procure opções urbanas para quem viaja solo

Nem todas as viagens solo precisam terminar no cume de uma montanha. Um breve passeio por uma cidade pode ser igualmente gratificante e repor as energias, além de ser uma ótima oportunidade para aproveitar o agito de um novo destino e conhecer uma metrópole. Porto, em Portugal, por exemplo, pode ser um destino perfeito para quem quiser se aventurar a sós. A segunda maior cidade de Portugal é uma central de cultura e entretenimento localizada no litoral. Além disso, é famosa pela produção do vinho do Porto. Essa cidade é muito recomendada por viajantes da Booking.com por seus moradores hospitaleiros. Assim, os viajantes encontram pessoas simpáticas e fazem novas amizades quando saem para passear às margens do Douro ou conhecer o centro histórico.

Dica útil: Conhecer a cidade a pé para se orientar melhor e vivenciar o local. Em muitos destinos, é possível participar de um passeio guiado a pé para ver todas as facetas da cidade enquanto aprende mais sobre a história e cultura do lugar.

4) Vá às compras

Uma viagem solo é a oportunidade ideal para curtir passatempos e hobbies favoritos, e 74%*** dos viajantes brasileiros querem escolher um destino com base na possibilidade de fazer boas compras. Então, uma viagem a sós é perfeita para quem gosta de moda e de ir às compras. Nova York, por exempo, é conhecida por ser uma das capitais da moda do mundo, além de ser um destino muito recomendado por viajantes da Booking.com para fazer compras. Em Manhattan,  há lojas famosas, pop-up stores e sample sales para descobrir novas marcas e tendências

Dica útil: É muito importante saber escolher a época certa para viajar. Para aproveitar a temporada de promoções (ou evitá-la), a dica é pesquisar muito bem quando ela acontece no destino antes de fazer uma reserva.

5) Não se esqueça de se mimar                 

Viajar solo é a oportunidade perfeita para se colocar em primeiro lugar, relaxar e descontrair. Se a ideia é passar o dia todo na praia lendo ou fazer uma caminhada sem pressa no litoral para curtir a brisa do mar, que assim seja! Sydney, na Austrália, é ideal quando se trata de relaxar no litoral. As praias de areia branca e os restaurantes à beira mar são lugares perfeitos para admirar o movimento. Não é surpresa que Sydney seja um dos destinos mais recomendados na Booking.com por viajantes do mundo todo que adoram suas praias. No quesito acomodação, viajantes solo que quiserem se presentear com uma sessão de mimos também devem visitar um dos luxuosos hotéis com spa da cidade. 

Dica útil: Não esquecer de pesquisar o tipo de praia. Por exemplo: evitar praias de cascalho se preferir pisar na areia macia.

6) Faça uma atividade inesquecível

Viajar a sós é uma oportunidade incrível de se aventurar, fazer algo fora da rotina e criar lembranças para a vida toda. Reykjavik, na Islândia, por exemplo, atrai viajantes do mundo todo que querem vivenciar uma experiência inesquecível – seja para ver a aurora boreal ou observar baleias. É fácil entender por que Reykjavik é um dos destinos mais recomendados na Booking.com por viajantes em busca de aventura. Ali não faltam opções para uma viagem solo!

Dica útil: Tirar muitas fotos, mesmo que seja dos menores detalhes. Dessa forma, é possível rever as imagens e lembrar da experiência em determinado destino. Levar um bastão de selfie para conseguir achar o ângulo certo para sair nas fotos também vale a pena.

7) Viaje com tranquilidade

Vivenciar um destino não tem só a ver com os lugares que visita e os pratos que prova. Também tem a ver com detalhes como conhecer o transporte público – especialmente em Tóquio, no Japão, onde é possível usar alguns dos transportes públicos mais modernos do mundo. Dados da Booking.com revelam que Tóquio é um dos destinos mais recomendados por viajantes em busca de transporte público acessível. É uma ótima oportunidade de conhecer melhor um destino, além de ser uma solução econômica para quem viaja sem companhia.

Dica útil: Salvar mapas que funcionem off-line. Assim, é possível passear pelo destino tranquilamente, mesmo que o celular esteja sem sinal ou Wi-Fi.

8) Escolha a acomodação certa

Conforto é essencial em viagens solo. Por isso, é importante escolher a acomodação certa para ser um lar temporário longe de casa. É importante pensar nos recursos necessários para se conectar às pessoas que estão longe, como Wi-Fi grátis, que é a comodidade mais importante para 80% dos viajantes brasileiros***. Ou pesquisar acomodações com anfitriões que vão ajudar a tornar a estadia inesquecível. Procurar propriedades que ganharam o Traveller Review Awards da Booking.com pode ajudar nessa escolha.

Dica útil: Conferir as mais de 231 milhões de avaliações verificadas na Booking.com, escritas por hóspedes reais. Viajantes individuais também podem aproveitar vários filtros de pesquisa para achar uma acomodação que atenda às suas preferências.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente com um grupo de adultos que viajaram nos últimos 12 meses/planejam viajar nos próximos 12 meses. No total, 22.000 pessoas foram entrevistadas. Os entrevistados responderam a uma pesquisa on-line entre 9 e 28 de agosto de 2019.

**Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida entre uma amostra de adultos que viajaram a negócios ou a lazer nos últimos 12 meses, e que planejam viajar nos próximos 12 meses (se/assim que as restrições de viagem forem suspensas). No total, 20.934 entrevistados em 28 mercados participaram da pesquisa. Os entrevistados responderam a uma pesquisa on-line em julho de 2020.

***Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 47.728 entrevistados em 28 mercados. Para participar dessa pesquisa, os participantes deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e serem responsáveis pela decisão ou estarem envolvidos no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em novembro de 2020.

Bronte BeachCenterSpot ApartmentsDunnet B_B Escapes 1

Sobre a Booking.com 

Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão do Booking.com é tornar mais fácil a todos experimentar o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis, opções de transporte convenientes e lugares incríveis para se hospedar – de residências a hotéis e muito mais. Como um dos maiores mercados de viagens do mundo tanto para marcas estabelecidas e empreendedores de todos os tamanhos, a Booking.com permite que propriedades em todo o mundo alcancem uma audiência global e ampliem seus negócios.

A Booking.com está disponível em 44 idiomas e oferece mais de 28 milhões de anúncios, incluindo mais de 6,3 milhões deles apenas em casas, apartamentos e outros locais exclusivos para hospedagem. Não importa onde você quer ir ou o que você quer fazer, a Booking.com facilita e faz tudo com suporte ao cliente 24/7.

Siga-nos no Twitter e no Instagram, dê uma curtida no nosso Facebook, e para as últimas notícias, dados e dicas, por favor, visite nosso site geral de notícias.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.