O Festival Internacional de Teatro de Bonecos apresenta neste final de semana atrações para todas as idades.
Canela vive a magia dos bonequeiros e seus bonecos desde o último sábado (03), numa atmosfera especial, colorida, mágica, que terá seu ponto mais alto na tarde de sábado, às 15h, com o desfile dos bonecos que oportuniza um momento especial, e esperado o ano inteiro, de integração total entre público, bonecos e bonequeiros, culminando com um grande encontro na Praça João Corrêa. A concentração será em frente a Catedral de Pedra, com o grupo De Pernas Pro Ar, às 14h. Em caso de chuva, o Desfile será transferido para a segunda, dia 12, no mesmo horário.
O público, nestes dias de Festival entra no clima de encantamento e magia, de pura emoção, com as inúmeras apresentações, somando mais de 40 atrações entre os espetáculos, oficinas e exposições.
No final de semana que passou dois espetáculos tiveram sessão extra: Joãozinho e Mariazinha, da Cia Goliardos e Sonhos, da Cia Lisi Berti. Os dois de Canela, o que comprova que o investimento na profissionalização da arte titeriteira na cidade está rendendo resultados. Atualmente o Festival de Canela conta com grupos da cidade e não só convidados nacionais e internacionais.
O Bonecos Canela tem a intenção também de ser um grande polo de discussão e troca de ideias entre os bonequeiros. E isto vem acontecendo há 27 anos.
De segunda a quinta-feira, alunos da rede municipal de ensino também tiveram a oportunidade de assistir os espetáculos Manoviva da Itália, Mirim e Gestão Ambiental de Canoas/RS e Os contadores de histórias – bonecos que falam através de mentes pensantes de Taquara/RS. Na tarde desta quinta-feira, o Grupo Só Rindo, da Serra Gaúcha, que acaba de chegar do mais renomado Festival de Bonecos, o de Charleville, na França, apresentará O Proprietário no Presídio Estadual de Canela.
De sexta a domingo, na Praça João Corrêa, nos teatros Municipal e Laje de Pedra e em frente a Catedral de Pedras, o público terá oportunidade de conferir espetáculos de grupos brasileiros e ainda da Espanha, Rússia e Grécia.
O simpático espanhol Jordi Bertran irá também ao Oásis Santa Angela, apresentar a peça No Clinc Clinc para as vovós.
As exposições de Marionetes, na Pousada Aldeia dos Sonhos e de Bonecos de Elton Maganelli, no Casarão do Grande Hotel, estão abertas das 14h às 18h e seguem também até a segunda-feira, dia 12.
Resgatando uma tradição que foi deixada de lado por alguns anos, no domingo (11) acontece o Festeneco, no Gazebo Cultural, quando será também lançada a Revista do Departamento de Artes Cênicas da Fundação Cultural de Canela, a partir das 23h. Até interferências bonequeiras acontecem nos Festenecos.
Para a organização do evento é uma grande vitória realizar cada edição do Festival de Bonecos e nesta, há muito o que comemorar: realizar a 27ª edição, em um ano que o Brasil sofre forte crise econômica, a Fundação Cultural conseguiu trazer quatro grupos internacionais. Até esta quinta-feira mais de 2.500 pessoas passaram pelos teatros canelenses, sendo que destas, 750 foram alunos das rede municipal.
Os espetáculos de rua não são cobrados e o valor de ingresso para os nacionais custam 20 reais e para os internacionais, 40 reais.
O Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela é uma realização da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Canela com patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Mais informações: www.bonecoscanela.com.br