Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Bolsa de Turismo de Lisboa 2024 supera expectativas

A Bolsa de Turismo de Lisboa ( BTL) realizada de 28 de fevereiro a três de março de 2024 agradou a todos.

Presidente da República inaugurou a 34.ª Edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL em Lisboa e visitou, no maior certame do sector do país, os pavilhões representativos dos destinos internacionais, nacionais, municipais e hoteleiros.  

Eu participei de mais uma edição. Há mais de 10 anos participo e a cada edição muitas novidades. A feira é a primeira do ano no mercado internacional.

A BTL conta com  4 pavilhões,  o primeiro “Destinos de Portugal”; o segundo “Associações e Municípios, BTL Cultural e Gastronomia”; o terceiro “Alojamentos, Equipamentos e Serviços, Meeting Industry, BTL LAB by Pousadas da Juventude, Auditórios AVX, BTL Village, Lounge BTL, BTL LGBTI+, Palco BPI”; o quarto são os “Destinos Internacionais, Distribuição, Transportes e Animação Turística”.

O Brasil participou no pavilhão 4, onde também contou com a participação de 14 estados cada um expondo o que tem de melhor.

Vários estados se destacaram como o Rio Grande do Norte que contou com a presença da governadora, Fátima Bezerra, que inclusive apresentou o 1°Fórum dos Geoparkes da Unesco dos Países da Língua Portuguesa a ser realizado no Brasil, enfatizando que será no Nordeste, no Rio Grande do Norte e no Seridó nos dias 25 a 28 de junho em Currais Novos.

Na comitiva do Rio Grande do Norte, além de prefeitos e deputados, contou com a presença da secretária de Turismo do RN, Solange Portela, da secretária de Turismo de Natal, Ohana Fernandes, de Thiago Dantas da Potiguar Turismo, Telmiza Oliveira do hotel Majestic, Janielle Linhares, secretária de Turismo de São Miguel do Gostoso, Rogério Pessoa, secretário de Turismo de Extremoz, Marcela Pessoa, secretária de Turismo de Santa Cruz, Aninha Costa da Anauê receptivo, entre outros.

A Bahia teve seu destaque trazendo a baiana com as fitinhas de Nosso Senhor do Bomfim, e a famosa acarajé, esse bolinho delicioso. O secretário de Turismo, Mauricio Bacelar não mediu esforços para mostrar ao português o que a Bahia tem. Também promoveu uma festa em parceria com a Tap no Casino Lisboa, para apresentar o destino com a gastronomia baiana, a cantora Carla Visi e artistas de novela Cacau da TVI. Outro destaque foi Tocantins, Palmas participando pela primeira vez da BTL, levando seu tradicional e potencial turístico.

O stand da Apavt também fez sucesso com apresentação do destino Huelva, na Espanha que será sede do Congresso da Apavt este ano e com sua programação diária da parceria com a Apeno, com apresentações e degustações de vihos  e também com São Paulo, com sua mostra gastronômica.Também destacou Macau que receberá o congresso em 2025 nos 50 anos da Apavt. Com a presença das agências e operadoras apresentando seus produtos.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem