Blog Turismo por Cristina Lira entrevista o consultor de Turismo, Oberi Penha que fala do potencial turístico do Pólo Costa Branca no Rio Grande do Norte


1- Como consultor de Turismo, como vê a região da Costa Branca no turismo?

Oberi Penha- Há mais de duas décadas atuando como consultor na área, atesto que a Costa Banca é a maior reserva turística do estado do RN. Nenhuma outra região possui tantas possibilidades para desenvolvimento do Turismo no Estado, como a Costa Branca.

2- Quais os principais atrativos da região de Mossoró?

Oberi Penha- São muitos e diferenciados. Mossoró exala cultura e não à toa recebe o título de Capital Cultural do RN, realizando grandes espetáculos teatrais. Mas vai além disso, a cidade abriga o maior calendário de eventos da região, alguns com projeção nacional e até internacional, caso do Mossoró Cidade Junina e a EXPOFRUIT.  Está em Mossoró a única estancia de aguas termais do Nordeste. Mossoró possui um aeroporto, atuando atualmente com voos da Azul Linhas Aéreas, e se constitui como portão de entrada da região. No seu entorno existe uma variedade de atrativos: Cavernas, passeios de buggy, 4×4, barco, balsa, lancha, esportes de aventura (kite surf, asa delta, parapente, surf, sand board rebocado, mangues, rios, praias paradisíacas e inexploradas. Além disso, atrativos naturais como o segundo maior cajueiro do mundo, o segundo maior conjunto dunas móveis do Brasil, as incríveis salinas e o inusitado encontro do sertão com o mar, único no Brasil, por exemplo, demostram o potencial da região. 

3- Como se apresenta a região no polo turístico? Oberi Penha-Há cerca de 2 anos foi estabelecido um consorcio (não oficial) unindo seis municípios da região: Mossoró (portão de entrada), Baraúna (sertão), Tibau, Grossos, Areia Branca e Porto do Mangue (litoral). Foi criada também uma associação com engajamento do trade turístico. As secretarias de Turismo passaram a atuar em conjunto em diversas ações importantes, que estão credenciado a região como um dos novos destinos turísticos do RN e do Nordeste.

4- Sempre foi cotado para ser Secretário de Turismo, e em sua análise o que falta na região para impulsionar mais o turismo?

Oberi Penha- Não devo negar. A cada nova gestão pública cria-se a expectativa de que seja chamado a ocupar a pasta do turismo, no entanto, acredito que meu papel ainda é o de fortalecer o setor privado, ao tempo que busco me colocar à disposição do titular escolhido para ocupa-la. Tem sido assim nas últimas duas décadas, e acho que cumpro meu papel. ainda é cedo, acredito.

Quanto ao que falta na região para que o turismo se consolide, acredito que passa pelo entendimento dos gestores públicos quanto à importância da atividade no viés do desenvolvimento sócio econômico de Mossoró e região. Isto envolve a necessária deflagração do processo de interiorização pelo Governo do Estado, além do entendimento do trade turístico de que o Turismo é uma atividade essencialmente privada cabendo a estes, ombreados pelas entidades representativas, em parceria e com o apoio dos poderes públicos, liderar as ações

5- Qual o maior polo emissor?

Oberi Penha-Mossoró é o centro consumidor, polariza cerca de 60 municípios do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, cujo contingente populacional aproxima-se de 1 milhão de pessoas, detém a major infraestrutura e, por possuir um aeroporto, exerce o papel de maior emissor para Costa Branca.  Estando incrustada e equidistante de duas grandes capitais do Nordeste: Natal e Fortaleza/CE, estes também se colocam como fortes emissores. 

6-E quanto ao mercado internacional?

Oberi Penha- Apesar de sabermos que a preservação do meio ambiente, os atrativos naturais como praias, serras, cavernas, mangues e dunas, se constituírem como atrativos de interesse do mercado internacional, todo o fluxo de estrangeiros no Estado está restrito à capital, não sendo estendido ao interior do Rio Grande do Norte. Contudo, em razão de já possuir um forte apelo para o turismo de negócios, existe um pequeno fluxo estrangeiro na cidade e região. Neste momento, em razão da proximidade com o aeroporto Canoa Quebrada, em Aracati/CE, está previsto a chegada de turistas estrangeiros, através de voos charters, entre eles portugueses, e que devem se estender à Costa Branca.

7- O turismo da região de Costa Branca tem participado das feiras de Turismo?

Oberi Penha- Sim. Embora apenas no âmbito do Estado. A FEMPTUR e a RN Experience, ambos no ano passado, no Centro de Convenções de Natal, foram os últimos eventos em que a região esteve representada. Está em vista também a participação da Costa Branca com estande na Rodada de Negócios da Foco Operadora em João Pessoa/PB e na ABAV/COLAB em Recife/PE, além de novamente expor na FEMPTUR, em Natal, no próximo mês de Julho.

8- Qual a principal economia da região?

Oberi Penha- Costumamos dizer que a economia do RN passa por aqui. Na verdade, um conjunto de ativos representam nossa pujança econômica: sal, petróleo, gás natural, fruticultura tropical irrigada, pescados, calcário, energias limpas renováveis. Estas commodities e outras mais, comporão em um futuro breve o chamado polo Cloroquímico, que atrairá US$ 5 bi, recursos oriundos da iniciativa privada, que transformarão a região polarizada por Mossoró, gerando inicialmente 14 mil empregos diretos. Mossoró já foi matéria de capa da revista Veja, de circulação nacional, por duas vezes: Uma como sendo considerada a Metrópole do Futuro, em razão de dispor a maior área territorial do RN com 2.100 km², e só 10% desta área construída; e em outra oportunidade em que foi considerada o Corredor da Riqueza do Brasil, explicado por polarizar um região rica em atrativos naturais, riquezas minerais e solo fértil para produção agrícola.

Sobre Oberi Penha

Oberi Penha, nascido em Campina Grande/PB, desde 1997 reside em Mossoró. Atua como consultor de turismo e eventos há 20 anos, é qualificado pela World Tourism Organization (WTO), Embratur e Ministério do Turismo e exerce o cargo de secretário executivo do Mossoró Convention & Visitors Bureau, com atuação também na Câmara Setorial do Turismo da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM). É coordenador da FICRO – Feira Industrial e Comercial da Região Oeste, considerada a maior feira de negócios do RN. Participa ativamente do desenvolvimento do Turismo em Mossoró e Região sendo responsável pelos projetos “Calendário de Eventos de Mossoró” e o “Guia Turístico de Mossoró e Região”. Presta consultoria na atração de investimentos (patrocínios) para eventos públicos e privados. Teve passagem pela administração pública, ocupando a diretoria de eventos da Gerencia da Industria, Comércio e Turismo. Atuou na atração das companhias aéreas Nordeste, Trip, BRA, Noar e recentemente a Azul, e em equipamentos como o Partage Shopping, o Expocenter e o Hotel Ibis. Assina a coluna “Turismo é Desenvolvimento” no jornal Rede News 360. Como empresário é sócio administrador da empresa Costa Branca Travel, operadora de viagens, com sede em Mossoró, responsável pelos passeios na Costa Branca. Na atualidade, atua como articulador do consorcio turístico Costa Branca, composto por 6 municípios turísticos.

Foto 1- Moinho Holandês- Grossos

Foto 2- Salinas Marinhas

Foto 3-Mirante das Cruzes _ praia de Ponta do Mel/Areia Branca

Foto 4- Dunas do Rosado- Porto do Mangue

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.