Blog Turismo com Cristina Lira conversa diretamente de Lisboa, Portugal com o diretor comercial/vendas do grupo Turim Hotels, Luis M. L. Santos

Luis Santos foi um dos vencedores dos Xênius 2022- Excelência da categoria, no final do XVIII Congresso Nacional da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP). Ele foi contemplado na categoria Melhor Diretor Comercial/ Marketing & Vendas

1- O que é trabalhar há 20 anos ou mais no grupo Turim?

É o poder ter tido a oportunidade de acompanhar o evoluir daquela que se tornou uma das mais marcantes marcas hoteleiras nacionais e de continuar a empenharmo-nos mais toda a equipa na sua evolução, afirmação como grupo hoteleiro.

2- O que mudou no cenário do Turismo antes e pós pandemia?

Foi um pouco como um “alerta” para a forma como se trabalhava nesta área e de podermos olhar em frente com novos desafios e formas de amar a hotelaria nacional.

3- Quantos hotéis o grupo Turim tem? 

Atualmente são 16 unidades em pleno funcionamento, estando-se a ultimar a 17ª, mais concretamente o primeiro hotel da rede Turim na cidade do Porto, o Turim Oporto Hotel ****, situado no centro histórico da cidade Invicta, no Largo da Trindade e a poucos passos da emblemática Avenida dos Aliados.

4- Qual o perfil do grupo?. Recebe mais turistas de negócios ou a lazer?  E são de quais países?

Temos um misto de segmentos e nacionalidades, independentemente das características e localização do hotel. No Algarve e Funchal, mais segmento de lazer e também algum corporativo, em Azeitão um misto mais equilibrado de lazer e corporativo, Algarve é muito mais lazer, também pela localização dos nossos hotéis, junto ás Praias da Rocha e Vau, e Lisboa como capital, cidade dinâmica e reconhecida internacionalmente por vários prémios, tornou-se desde à muito um destino extremamente apelativo para os turistas de inúmeras nacionalidades. Aqui há efetivamente um peso muito maior do segmento corporativo e de MI.

5- Como são os quartos do Turim hotéis em Lisboa e os do Algarve e da Madeira

As nossas unidades são modernas e contemporâneas, criando a atmosfera necessária e que se procura num hotel de 3*, 4* ou 5* para uma estadia confortável, agradável e uma experiência para mais tarde voltar, seja em trabalho ou em lazer.

Um destaque particular para o 5* Turim Boulevard Hotel, em plana Avenida da Liberdade, com um conjunto de serviços e comodidades adicionais inerentes à sua categoria e ao renovadíssimo Turim Presidente Hotel no Algarve, que se destaca dos demais da hotelaria local pela sua localização, modernidade e conforto.

6- Em sua opinião qual a perspectiva para o Turismo português?

Perspetivas são boas, de recuperação e crescimento.

Contudo é necessário que todos tenhamos bem ciente a necessidade de dar-se a devida importância e relevo ao produto, a quem o trabalha, a quem o promove. Não basta dizer que ganhámos este ou aquele prémio do melhor disto ou daquilo e considerar-se como é hábito, que é um dado assumido e que daqui em diante, tudo vai ser maravilhas e purpurinas. É preciso sim, trabalhar para dar o devido destaque, trabalhar o produto, mante-lo operacional, bonito, apelativo todos os dias e para sempre.

Prémios são efémeros e valem o que valem, se depois os deixarmos estar como ficaram.

Portugal tem tudo para ser “aquele destino” que todos querem visitar e estar.

7- Os hoteis Recebem muitos brasileiros?

Sim. O Brasil foi um mercado que decidimos trabalhar faz já muitos anos e que tem dado muitos bons resultados, fruto de um intenso trabalho promocional geral. Reduziu como todos os mercados nestes 2 últimos anos, mas gradual e consistentemente tem vindo a recuperar no geral dos nossos hotéis de cidade, com destaque para os mais centrais na Avenida da Liberdade e suas proximidades, o local de eleição dos viajantes brasileiros.

8- Como profissional da área , como vê o Turismo de negócios em Portugal?

É um segmento que se alterou muito nestes últimos anos, embora mantenha uma linha consistente e fiel aos produtos/hotéis que utilizam. Muito versátil, muito dinâmico, também fruto dos acessos que atualmente as empresas e os próprios hóspedes têm em aceder ás unidades hoteleiras , locais de eventos, entre outros produtos, em muito diferente do que foi há uns bons anos atrás.

Portugal tem trabalhado bem neste segmento, não só com a reestruturação das suas infraestruturas, facilidades, acessibilidades, como participação em eventos promocionais de eleição e especificamente dedicados ao Turismo de Negócios.

9- Quais as expectativas para o grupo Turim e as novidades ?

Manter esta dinâmica de consolidação da marca no futuro próximo e mais além.

Em constante adaptação ás novas realidades e exigências dos produtos, dos nossos hóspedes, mantendo-nos sempre atuais e na linha da frente.

Quanto a novidades, estamos a preparar a abertura do novo 4* na cidade do Porto, o Turim Oporto Hotel, como também trabalhos de ampliação de algumas unidades em Lisboa.

Saiba mais sobre Luis Santos:

Dados Pessoais:

Nome: LUÍS MANUEL LOPES DOS SANTOS

Idade: 59

Função(ões) que exercia no ano transato: DIRECTOR COMERCIAL/VENDAS/MARKETING

Empresa(s) para a(s) qual (ais) trabalhava no ano transato (hotel e sociedade): TURIM HOTEIS (Imobimacus, S.A.)

Função(ões) que exerce atualmente (se diferente): Director Comercial/Vendas/Marketing

Empresa(s) para a(s) qual (ais) trabalha (se diferente): TURIM HOTÉIS (como Grupo Hoteleiro), das quais as empresas gestoras das várias unidades são: Imobimacus, SA | Palpitevolui, SA | Mirut, SA

Antiguidade em hotelaria: 36 anos

Antiguidade na função para a qual foi nomeado: 24 anos (tendo exercido paralelamente nestes anos a função de Director Geal de Operações no Aparthotel Equador (Cascais); Director Comercial/Vendas no Hotel Altis Park (actual Ramada Hotel) e de Director Geral Interino na mesma unidade, aquando da ausência do Director Geral, em Lisboa e na Turim Hotéis desde 2002.

Experiência Profissional nos últimos 5 anos (ano de início e fim, função, hotel (se for grupo mencionar), dimensão da unidade, classificação e região do país) máximo 1.000 caracteres (espaços incluídos)

· Turim Hotéis, no exercício da actual actividade de Director Comercial/Vendas/Marketing

· Grupo Turim Hotéis, desde a abertura da 1ª unidade em Lisboa em Março de 2002, o Turim Lisboa Hotel.

· Grupo Turim Hotéis actualmente composto pelas seguintes unidades hoteleiras:

Turim Boulevard Hotel ***** / Lisboa

Turim Av Liberdade Hotel **** / Lisboa

Turim Marquês Hotel **** / Lisboa

Turim Terreiro do Paço Hotel **** / Lisboa

Turim Europa Hotel **** / Lisboa

Turim Lisboa Hotel **** / Lisboa

Turim Saldanha Hotel **** / Lisboa

Turim Iberia Hotel **** / Lisboa

Turim Alameda Hotel **** / Lisboa

Turim Restauradores Hotel *** / Lisboa

Turim Luxe Hotel *** / Lisboa

Turim Hotel Club d’ Azeitão **** / Azeitão

Turim Santa Maria Hotel **** / Funchal

Turim Presidente Hotel **** / Praia do Vau

Turim Estrela do Vau Hotel **** / Praia do Vau

Turim Algarve Mor *** / Praia da Rocha

·

·

Principais feitos profissionais do ano transato (que considere relevante para a sua nomeação) máximo 1.000 caracteres (espaços incluídos)

O desafio constante da novas aberturas de unidades hoteleiras na cidade de Lisboa, desde um hotel de 56 quartos em Mar.02 até à unidade de 5* na Avenida da Liberdade, passando pela abertura no Funchal. Todos hotéis, todos diferentes em localizações, características, dimensão, serviços, instrução de staff…

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.