Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Birdwatching: Embratur patrocina feira de observação de aves e famtour para promover a modalidade de turismo no Brasil

Birdwatching: Embratur patrocina feira de observação de aves e famtour para promover a modalidade de turismo no Brasil
   ‍  
Agência esteve presente na 17ª edição do Avistar, e também lançou um ebook sobre o tema para aumentar o conhecimento do trade turístico internacional sobre os destinos do país17ª edição do Encontro Brasileiro de Observação de Aves (Avistar) foi realizada na USP (Foto: Divulgação/Embratur)

– Começou na noite deste domingo (19) e vai até a próxima quinta-feira (23) a viagem de familiarização (famtour) com oito operadores de turismo internacionais voltada para a observação de aves no Brasil. A apresentação dos destinos a quem vai vendê-los para turistas do exterior faz parte do patrocínio da Embratur à 17ª edição do Encontro Brasileiro de Observação de Aves (Avistar), que aconteceu entre a última sexta-feira (17) e domingo, no campus da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo (SP). Essa foi a primeira vez que a Agência patrocinou o evento.
 

O Avistar 2024 contou, também, com o painel “Estratégias de Divulgação e Promoção das Oportunidades do Turismo de Observação de Aves no Brasil e Exterior”, conduzido pelo coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi. Para ele, o trade tem uma janela de oportunidade para valorizar essa modalidade de turismo de natureza. “Esse é o momento de entender a observação de aves como uma atividade relevante do ecoturismo que possui enorme potencial para se destacar nos principais mercados internacionais”, alertou Persi.
 

Outra ação importante da Agência no encontro anual foi a produção do ebook “Tudo Sobre: Observação de Aves” (“Everything About: Birdwatching”, no título em inglês). O material foi elaborado com a contribuição dos principais especialistas de birdwatching do Brasil com versões em português, inglês e espanhol. A intenção foi reunir informações relevantes da atividade de observação de aves no Brasil para aumentar o conhecimento do trade turístico internacional e diversificar a oferta de experiências de ecoturismo no país.
 

Ecoturismo e observação de aves
A Embratur está alinhada com empreendimentos turísticos que promovam a preservação da fauna e da flora. Com seis diferentes biomas e a maior biodiversidade do planeta, o Brasil é o primeiro país da América Latina e o terceiro no mundo em número de espécies endêmicas de pássaros.
 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explicou a importância do ecoturismo e da observação de aves. “Um projeto turístico que coloque o meio ambiente como personagem principal faz com que a fauna e a flora do Brasil sejam mais importantes se estiverem preservadas, gerando mais emprego e renda a partir desse cuidado”, afirmou.
 

“O aquecimento global é um dos grandes desafios do mundo, hoje, e a solução passa pelo Brasil. Não à toa, falando de observação de aves, nós temos 18% da biodiversidade de pássaros do mundo. São cerca de duas mil espécies registradas no país. Por isso, gosto de dizer que o turismo é a economia do futuro. É uma forma de gerar renda, desenvolvimento, sem degradar o meio ambiente. O petróleo vai acabar algum dia. O turismo, não. Por isso, essa atividade é tão importante”, acrescentou Freixo.
 

Avistar 2024
A famtour patrocinada pela Embratur levará os operadores internacionais em um roteiro por diferentes municípios paulistas, incluindo a Floresta Alto-Montana e Campos de Altitude, em Campos do Jordão, Floresta Montana e Wetlands, no Alto Vale do Rio Tietê, Salesópolis e Guararema, Floresta Ombrófila Úmida, em Caraguatatuba, e Hotspot de beija-flores, em Ubatuba.
 

O Avistar reúne expositores do Brasil e da América Latina para uma feira de produtos e serviços, um congresso, saídas de campo e “passarinhadas”, que são as visitas externas para observação de aves, além de oficinas, atividades artístico-culturais e o “Avistar Kids”, voltado aos jovens observadores.
 

A feira promove destinos, pousadas, operadoras e outras formas de produção artística e cultural relacionadas às aves e natureza, enquanto o congresso conta com uma variedade de palestras, simpósios e apresentações com temas diversos e profissionais renomados do mundo inteiro.
 

O público alcançado na edição de 2023 foi de mais de 9 mil participantes entre observadores de aves, fotógrafos, ornitólogos, agências de turismo, operadoras de turismo, guias de turismo de observação de aves, além de editores, artistas, ilustradores, autores e outros profissionais e negócios ligados à observação de aves e da vida silvestre.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem