BANCO DO NORDESTE ENTRE AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS COM AS MARCAS MAIS VALIOSAS DO MUNDO

O Banco do Nordeste está entre as instituições financeiras com as marcas mais valiosas do mundo. É o que mostra o relatório “Global 500 Banking Brands Index”, divulgado recentemente pela consultoria britânica Brand Finance, especializada em avaliação e gestão de marcas. Publicado na renomada revista The Banker, o documento apresenta o BNB na 453ª posição, com um valor de marca de US$ 92 milhões, calculado a partir da média ponderada de indicadores como desempenho dos produtos oferecidos, governança corporativa, desempenho financeiro, responsabilidade social e confiança despertada entre os clientes. Esta é a primeira vez que o Banco do Nordeste aparece no relatório.

O presidente Roberto Smith atribuiu o reconhecimento que o Banco do Nordeste vem conquistando no cenário financeiro internacional à dedicação e ao esforço da equipe de funcionários e colaboradores da empresa. “Estar entre os 500 bancos com as marcas mais valiosas do mundo, em uma avaliação onde se leva em conta todas essas variáveis, é algo extremamente importante, principalmente porque são apenas oito bancos brasileiros que estão enquadrados dentro dessa classificação”, afirmou.

A gerente do Ambiente de Marketing do BNB, Melina Barbosa, classificou o resultado obtido como gratificante e oportuno em meio ao cenário econômico atual. “É gratificante porque mostra que nosso trabalho de fortalecimento da imagem e da identidade institucionais começa a obter frutos. Oportuno porque chega no momento em que o Banco, crescendo em seus negócios e cumprindo sua missão, passa a ser internacionalmente reconhecido, significando que marca é um ativo que agrega valor ao negócio e à imagem institucional”, disse.

Além do Banco do Nordeste, entraram, pela primeira vez na lista da Brand Finance, os bancos brasileiros Banrisul, ocupando a 305ª posição, e o Panamericano, na 498ª posição, além das instituições que já figuravam nas edições anteriores do ranking como Bradesco (12ª posição), Itaú (21ª posição), Banco do Brasil (35ª posição), Unibanco (67ª posição) e Nossa Caixa (230ª posição). Em 2009, o HSBC manteve-se como a marca mais valiosa entre as instituições financeiras.

Emergentes

As boas posições conquistadas por bancos brasileiros e de outros países emergentes na terceira edição do “Global 500 Banking Brands Index” também revelam as influências da crise financeira internacional na configuração do cenário econômico mundial. Segundo a representação da Brand Finance no Brasil, as instituições financeiras dos países emergentes ganharam mais destaque nesta edição do ranking porque tiveram a imagem menos abalada com a crise financeira internacional.

Por outro lado, 209 instituições financeiras foram excluídas desta edição do relatório por motivos de falência ou prejuízo à imagem causado por perdas contábeis. Entre elas, estão as norte-americanas Fannie Mãe, Freddie Mac, Lehman Brothers (que decretou falência em setembro de 2008), Nothern Rock e Bear Stearns, que juntas valiam US$ 14,3 milhões no ano passado.