O ano de 2013 foi de números bastante positivos para a rede pernambucana. Houve um acréscimo na ocupação dos três hotéis, o Mar Hotel e o Atlante Plaza, em Recife, e o Summerville Beach Resort, na praia de Muro Alto – Porto de Galinhas. O Summerville teve uma ocupação média de 71,78%. Em 2012, fechou com 66,2%, ou seja, teve um acréscimo de 6,81%. O Mar Hotel registrou o maior crescimento em ocupação, tendo aumentado 8,5% em 2013, se comparado com o ano anterior. Teve 65,20% em 2012 e, no ano seguinte, 70,8%. O Atlante Plaza subiu de 68,04%, em 2012, para 71,9%. Ou seja, cresceu em 5,67%.
No resort, foi observada uma procura recorde para sediar convenções. No quesito turismo de eventos, foi registrado um incremento de cerca de 15% com relação ao mesmo período do ano anterior. A agenda de eventos incluiu de fechamentos, ou seja, ocasiões em que o evento ocupava a totalidade de acomodações do Summerville para uso exclusivo dos participantes, a petit comitês. Foram sediadas convenções de empresas, congressos da área de saúde tanto nacionais, quanto internacionais, além de casamentos.
Em relação ao turismo de lazer, o resort de Muro Alto teve a maior parte dos turistas nacionais de origem do eixo Sudeste, sendo São Paulo o maior emissor para o resort, seguido pelo Rio de Janeiro. Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão na terceira, quarta e quinta posição no ranking em ordem de procedência dos hóspedes brasileiros. Os turistas estrangeiros também contribuíram com importante parcela de ocupação. Por ordem de emissão de turistas, o Summerville recebeu portugueses, argentinos, americanos, alemães e italianos.
Um importante fato que mereceu registro com relação aos hotéis de Recife em 2013 foi a Copa das Confederações. O Mar Hotel recebeu times durante as temporadas dos atletas, comissão técnica e staff da FIFA no período da competição. E muito antes da chegada das delegações, o hotel já estava preparado e passou por diversas avaliações por membros da FIFA tendo atendido a todas as exigências. O resultado final das hospedagens rendeu elogios e a garantia de novas hospedagens para a Copa do Mundo. Já estão confirmadas as presenças das seleções do Japão, Costa Rica, México e Alemanha no Mar Hotel durante o mundial de 2014.
O Atlante Plaza, nas Confederações, foi selecionado como “FIFA Headquarters” (hotel oficial do staff da Federação Internacional de Futebol) e recebeu em 2013 grupos de incentivo trazidos por patrocinadores, representantes da imprensa nacional e internacional, além de torcedores e representantes de diversas origens. Os árbitros, assistentes e assessores de arbitragem das partidas também ficaram acomodados no hotel à beira-mar de Boa Viagem. Para este ano, deve se manter na mesma categoria de hospedagem para a Copa do Mundo.
EXPECTATIVA PARA 2014
O ano de 2014 projeta uma pequena redução no segmento de turismo. Segundo o gerente de Vendas & Marketing da rede, Sérgio Paraíso, espera-se uma queda na ocupação de 8% no Summerville e 5% no Mar Hotel e Atlante Plaza, em comparação com 2013. “A expectativa é ter uma redução na receita anual do resort em torno de 11%, enquanto esperamos aumentar em 7% a receita dos hotéis em Recife com a ampliação Mar Hotel”, conta o executivo.
De acordo com Paraíso, o resultado previsto se deve a três fatores importantes: mudança do calendário escolar devido à Copa do Mundo, que resultou em redução da temporada de férias de verão neste mês de janeiro e ainda alterou as férias de julho, antecipando para junho devido ao período de jogos; O segmento corporativo terá custos reduzidos e investimentos destinados aos períodos pré ou pós-Copa; e Eleições presidenciais, que acarreta redução de gastos públicos e diminuição do número de eventos subsidiados, além de fazer com que os eleitores não saiam de suas localidades de votação durante o pleito. “Esses motivos nos levam a esperar uma média de ocupação de 66%, em Recife, e de 68%, para o Summerville, em 2014”, afirma o gerente.
“As férias de verão que, normalmente, eram de 20 de dezembro a 03 de fevereiro foram antecipadas para 20 de janeiro, reduzindo em duas semanas o período de férias escolares em família”, explica Sérgio Paraíso. “O mesmo prejuízo ocorre em julho, que terá parte das férias antecipadas e uma parte será comprometida por coincidir com os jogos do mundial de futebol, que desmotivará viagens devido ao alto custo de passagens”, conclui.
Serviço:
Pontes Hotéis & Resorts
Mar Hotel Recife
Endereço: Rua Barão de Sousa Leão, 431 – Boa Viagem – Recife (PE)
Hotel Atlante Plaza
Endereço: Av. Boa Viagem, 5426 – Boa Viagem – Recife (PE)
Summerville Beach Resort
Endereço: PE-09, Acesso Muro Alto S/N. Praia de Muro Alto – Porto de Galinhas (PE)