Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Baianas do Acarajé finalizam treinamento para a Copa

O apoio da Secretaria do Turismo da Bahia ao trabalho das baianas do acarajé foi reafirmado, nesta terça (10), durante um workshop a elas dirigido, com o objetivo de discutir procedimentos e normas para o controle de qualidade dos produtos comercializados nos tradicionais tabuleiros, durante os festejos da Copa do Mundo da Fifa e o São João.

Na abertura dos trabalhos, no auditório Omolu, no Centro de Convenções, o secretário Pedro Galvão deu ênfase ao papel desempenhado pelas baianas no atendimento ao turista: “O visitante está em busca das iguarias e também quer conhecer nossa religiosidade e cultura”, disse. “É exatamente por traduzirem muito da nossa cultura que elas se transformaram em ícones”.

Em defesa valorização do ofício das baianas, o secretário Pedro Galvão entregou uma placa de prata em nome da Setur, Bahiatursa e Associação das Baianas do Acarajé (Abam) à dona Hilda Anunciação Santos, baiana mais antiga do Centro Histórico.

O subsecretário do Turismo Benedito Braga citou a importância da atividade econômica e de preservação dos espaços públicos para as baianas. “O setor turístico pode e vai contribuir para garantir as salvaguardas necessárias ao ofício das tradicionais quituteiras”, afirmou. “Novas ações serão realizadas em conjunto com a Bahiatursa e Abam”.

As participantes do workshop acompanharam a palestra do superintendente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Ailton Ferreira; do gerente de Patrimônio Imaterial, Antônio Roberto Pelegrino; e do administrador de empresas e escritor, Ubaldo Marques Porto Filho, biógrafo de Dinha do Acarajé.

Reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Bahia pelo governador Jaques Wagner, em 2012, as baianas tiveram seu ofício incluso no livro de Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura (Ipac).

Também participaram do evento o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado; a presidente da Associação das Baianas do Acarajé e Mingau (Abam), Rita Santos; e a secretária estadual de Política para as Mulheres, Lúcia Barbosa.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem