As ações estratégicas articuladas com o objetivo de tornar a Bahia mais competitiva entre os destinos brasileiros, empenhados em atrair turistas durante as Olimpíadas de 2016, foram apresentadas pelo secretário de Turismo Nelson Pelegrino, nesta terça-feira (dia 27), no Fórum Agenda Bahia.
No auditório da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), o secretário mostrou que os preparativos são coordenados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. A transversalidade das ações levou o governador Rui Costa a constituir um grupo de trabalho com representantes de 11 secretarias.
No âmbito do turismo, a meta é ampliar o papel do setor na geração de emprego e renda. A participação da atividade turística no PIB da Bahia é de 7,5%, com fluxo global de turistas que chegou a 14,5 milhões, no ano passado. “Temos potencial para expansão desta cadeia produtiva, principalmente se avançarmos na infraestrutura e qualificação profissional e empresarial”, disse.
Em sua exposição, Pelegrino afirmou que a Setur vai investir continuamente em qualificação da mão de obra, controle de qualidade dos prestadores de serviços turísticos, infraestrutura e marketing: “O fogo olímpico vai percorrer 26 municípios baianos, com pernoite em sete deles. É uma excelente oportunidade para roteirizar os atrativos das cidades e dar visibilidade a eles”.
Na Bahia, a tocha olímpica vai passar por Salvador, Camamu, Capim Grosso, Eunápolis, Feira de Santana, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itamaraju, Itambé, Itapebi, Itapetinga, Itororó, Itubera, Jaguarari, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Riachão Jacuípe, Santa Cruz Cabrália, Senhor do Bonfim, Sobradinho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.