Informação foi dada pelo secretário de Turismo do Estado durante abertura de evento promovido pela Salvador Destination para atrair congressos da área médica para a capital baiana
Salvador pode reverter a fuga de voos com a mudança do decreto que reduz a alíquota do ICMS sobre a aquisição de querosene de aviação. A informação foi dada pelo secretário de Turismo do Estado, José Alves, durante a abertura da 3ª. edição do Salvador Nice to Meet You, realizado de 16 a 18 de outubro último, no Hotel Deville Salvador. Atualmente, a legislação tributária baiana determina que a alíquota para querosene de aviação pode ser reduzida para até 7%, na medida em que a companhia aérea amplie o número de voos e de municípios atendidos no Estado. Mas, o que poderia ser visto como impulsionador do mercado de aviação acabou levando as companhias a escolher estados que não impunham condições para reduzir a alíquota. Como resultado, Salvador perdeu a liderança nordestina na oferta de voos, principalmente internacionais. Segundo o secretário, negociações já vêm sendo realizadas dentro do governo para ajustar o decreto, assim como conversas com a TAM e a Azul no sentido de trazer novos voos para a Bahia.
Diante de uma plateia composta por dirigentes de entidades médicas, convidados do projeto Salvador Nice to Meet You, o secretário José Alves também confirmou a abertura do Centro de Convenções da Bahia para 15 de outubro, a tempo de abrigar o Congresso Internacional de Odontologia da Bahia (Cioba). “Meu desafio é entregar o Centro de Convenções. Estamos trabalhando para que isso aconteça e estou aqui para confirmar isto”, disse.
Promovido pela Salvador Destination, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e a Associação Bahiana de Medicina (ABM), o Salvador Nice to Meet You teve por objetivo mostrar as opções da cidade para a realização de congressos das áreas médica e de saúde. “Osmédicos respondem por 70% dos congressos realizados no país. Daí a importância deste evento para atrair esse público mais qualificado e de maior poder aquisitivo, capaz de movimentar toda a cadeira produtiva do turismo”, salientou o vice-presidente da Salvador Destination e presidente daAssociação Brasileira das Empresas Organizadoras de Congressos e Eventos – seccional Bahia, Roberto Duran. “Com o Centro de Convenções da Bahia em funcionamento e a reestruturação do parque hoteleiro, Salvador tem condições de voltar a ser um dos líderes na realização de congressos médicos e da área de saúde”, destacou o presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Robson Moura, também presente no evento.
Parceiro da Salvador Destination desde o início das atividades da associação, em novembro de 2014, o secretário da Secult, Érico Mendonça, justificou o apoio. “Um dos resultados deste trabalho se traduz no volume de eventos conquistados para Salvador no último ano. Foram 18 eventos confirmados e 53 em fase de decisão, números que por si só atestam a importância desta parceria”, frisou.