A companhia aérea se tornou mais uma parceira da Agência na promoção do símbolo nacional. Reunião em São Paulo também serviu para debater futuras ações na promoção do país internacionalmenteAzul apresenta aeronave Airbus A320 com a nova identidade visual, destacando a Marca Brasil (Ricardo Valarini/Embratur)
A companhia aérea Azul se tornou mais uma parceira da Embratur na divulgação da Marca Brasil. Na tarde desta terça-feira (04), a empresa entregou duas aeronaves, sendo um Airbus A320neo e um ATR-72 600, com a nova identidade visual, destacando também o Portal VisitBrasil.com, por meio do qual a Agência promove aos turistas estrangeiros os produtos e destinos do Brasil. A Azul atende mais de 120 destinos por todo o país, além de operar voos internacionais para Flórida (EUA) e Lisboa (Portugal).
Durante a agenda em São Paulo, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, foi recebido pelo CEO da Azul, John Rodgerson; pelo diretor de Relações Internacionais, Fábio Campos, e pelo gerente de Relações Internacionais, César Grandolfo. Eles debateram futuras parcerias na promoção de destinos que a empresa já opera e de novas rotas, além de compartilhamento de dados.
“Essa parceria entre a Azul e a Embratur é o símbolo da sinergia de quem tem o compromisso de fortalecer a promoção do turismo. Estamos muito felizes com a realização dessa ação conjunta, e temos a certeza de que a integração é o caminho para que o turismo gere mais desenvolvimento, emprego e renda em nosso país”, destacou o presidente da Embratur.
Pela manhã, Freixo visitou a central de controle de voos da companhia, em Barueri (SP). À tarde, foi até o hangar da Azul, em Campinas (SP), e chegou a simular um pouso no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. No local, a companhia apresentou a aeronave com a Marca Brasil.
Em fevereiro, a Embratur reafirmou o compromisso com a sustentabilidade com retomada de logomarca internacional que o país utilizou como “Nation Brand”, entre 2005 e 2019. “O dia 14 de fevereiro passou a ser um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na sustentabilidade ambiental”, explicou Marcelo Freixo.
Marca Brasil
Criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas e atualizada pela última vez em 2010, a Marca Brasil é resultado do primeiro plano de marketing internacional do Brasil no exterior, o Plano Aquarela. A Marca Brasil foi concebida para valorizar o colorido da identidade do Brasil. Desde a concepção, adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro.
O manual do símbolo do turismo brasileiro explica que “nada representa tão bem o Brasil quanto a curva. A sinuosidade das montanhas, a oscilação do mar, o desenho das nuvens, das praias. A alegria de nosso povo é carregada de subjetividade, e a subjetividade é curva, assim como a objetividade é reta. A curva envolve e aconchega, é receptiva. Quem vem ao Brasil sente-se imediatamente em casa. O Brasil também é um país luminoso, brilhante e colorido”.