Azul completa sete anos e ganha espaço como uma das maiores aéreas da América Latina

 

Em 2015, companhia fortaleceu oferta regional e internacional com operação diária de cerca de mil voos

 

Investimentos no produto tornam a experiência dos viajantes ainda mais especial

 

Processos de capitalização permitirão à Azul fechar o ano com um dos balanços mais fortes da América Latina

 

 A Azul Linhas Aéreas Brasileiras comemora hoje sete anos de história. Na data em que completa o primeiro aniversário de operações em Orlando, nos Estados Unidos, a empresa celebra também os avanços em 2015, com um alto índice de satisfação dos Clientes, novos investimentos e resultados que a colocam como uma das maiores companhias aéreas da América Latina e uma das 100 mais importantes empresas do Brasil. Além disso, faz um resgate do seu passado, com pilares importantes para manter e ampliar suas operações e o já consagrado serviço aos Clientes.

“As ações da Azul em 2015 refletem a atenção especial a cada Cliente que embarca nas aeronaves da companhia. Passo a passo, reforçamos nosso produto e criamos novas rotas de modo a garantir, sobretudo, o acesso de novos Clientes em regiões que não contavam com operações, além de ainda mais qualidade a todos os brasileiros a bordo dos aviões da companhia. Ainda, com a ampliação da nossa base de acionistas, temos novos acordos comerciais e sinergias que refletem positivamente na experiência de nossos Clientes. Passamos por muitos desafios e conquistas, e estamos prontos para, em 2016, apresentar outras novidades que encantarão ainda mais os Clientes. A quem embarca em nossas aeronaves, nosso muito obrigado. O agradecimento também se estende ao trabalho dos colaboradores da companhia, que encontram na Azul o melhor emprego de suas vidas”, celebra Antonoaldo Neves, presidente da Azul.

Ao longo do ano, a companhia chegou a aproximadamente mil voos diários, realizados a partir do trabalho impecável dos mais de 10,5 mil colaboradores em todos os setores da companhia. Ainda, o TudoAzul, programa de vantagens da companhia, se aproxima da marca de seis milhões de membros, que contam com benefícios exclusivos em diversos segmentos, além de bônus para a transferência de pontos e o Clube TudoAzul, o novo produto do programa de vantagens da Azul que permite acumular pontos de forma simples e rápida.

Além dos mais de 100 destinos servidos, a força destes números tem suporte na ampliação da força regional e internacional da companhia. No ano, houve a estreia de operações em Uruguaiana (RS), Divinópolis (MG) e Caiena, capital da Guiana Francesa. Nesta quinta-feira (17/12), a empresa inaugurará voos sazonais para Punta del Este, no Uruguai. Os investimentos da companhia neste sentido também estão confirmados para 2016, com o anúncio de operações regulares em Santo Ângelo (RS) e Varginha (MG) a partir de março.

Em relação ao mercado internacional, este ganhou um importante reforço em outubro, quando foram apresentados os jatos A330 com interiores completamente novos. Desta forma, a Azul estabeleceu um novo padrão de conforto e entretenimento em suas decolagens para Fort Lauderdale/Miami e Orlando.

Os horizontes dos Clientes da Azul também foram ampliados neste ano em âmbito global, com os primeiros acordos de codeshare firmados com aUnited Airlines, dos Estados Unidos, no fim de outubro, e a TAP Portugal, no início de dezembro. Com o compartilhamento de códigos de operação, os viajantes da companhia podem chegar a todos os continentes por meio de um serviço unificado de reservas e emissão de bilhetes, o que inclui cartão de embarque e despacho de bagagem até o seu destino final.

Atrelado às novidades de operação, a Azul deve, ainda, fechar 2015 como a mais pontual do país de acordo com o Flight Stats, líder mundial em informações de voo em tempo real.

Neste ano, a Azul também foi eleita pentacampeã no Skytrax Awards na categoria low-cost da América Latina.

Experiência Azul – Com tantos Clientes transportados e mais de uma centena de bases servidas, a Azul reforçou a oferta gratuita de produtos a bordo e serviços prestados antes da viagem.

Uma das ações foi a inclusão de totens com balança nos aeroportos de Porto Alegre, Campinas, Guarulhos e Belo Horizonte. O novo processo, implementado em agosto na base gaúcha e, posteriormente, nas demais, agiliza o processo de check-in, uma vez que o Cliente faz o procedimento por conta própria e pesa a bagagem na balança. A captura do peso é feita automaticamente e, em seguida, é gerada a etiqueta (que vem com instruções para sua aplicação) para a mala, e esta já pode ser despachada imediatamente, de forma rápida, autônoma e sem filas.

O aplicativo Azul Mobile, disponível para iOS e Android, na mais recente atualização, passou a permitir localização de reservas por meio do nome do Cliente, origem e destino – o app já buscava com o localizador, RG, CPF e número TudoAzul. Ainda, membros TudoAzul que contam com cartão de crédito TudoAzul Itaucard passam a ter a possibilidade de comprar passagens por meio do app com 10% de desconto na emissão de bilhetes.

A bordo, em janeiro, a companhia passou a servir maçã, e, em julho, lançou o queijo nacho integral. Em setembro, o café voltou a integrar as opções de bebidas, o que levou a empresa a lançar o Café da Manhã Azul, ofertado em voos entre 5h00 e 10h00. No mês seguinte, a ação Happy Hour Azul trouxe cerveja para os aviões da Azul, em uma campanha que segue até o Carnaval.

O investimento no serviço de bordo ao longo do ano foi coroado com a estreia da Operação Verão. A campanha reúne uma série de ações gratuitas e inéditas que, até 28 de fevereiro, tornam a experiência dos Clientes ainda mais especial. Até lá, a empresa conta com snacks exclusivos em operações domésticas – como novas opções de nachos – e o prolongamento do Happy Hour Azul até 12 de fevereiro. Ainda, um espaço dedicado à recreação infantil será inaugurado na área de embarque internacional do Terminal 1 do aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Plano de frota – A Azul recebeu, em novembro, seu 88º Embraer E195. A aeronave representa a marca de 1.200 aviões da família de E-Jets produzidos no país pela fabricante brasileira. A entrega é a última unidade da geração atual de jatos (E1) prevista no contrato entre as empresas. A companhia é hoje a maior operadora de Embraer 195 em todo o mundo.

Em um processo de padronização e renovação de sua frota de turboélices, a Azul passou a contar exclusivamente com aeronaves do modelo ATR 72-600, o mais avançado em sua categoria no mercado mundial. Desta forma, a Azul descontinuou a utilização dos modelos ATR 42-500 e ATR 72-500. A companhia detém mais de 45 unidades do ATR 72-600 e é a maior operadora do modelo no mundo.

Em 2016, a empresa deverá receber os primeiros modelos Airbus A320neo, de um total de 63 aeronaves encomendadas. A companhia aguarda, ainda, a chegada de 50 aviões Embraer E195-E2 a partir de 2020, sendo 30 pedidos firmes e 20 opções.

Capitalização – Na contramão da crise, a Azul anunciou, em novembro, um importante movimento que a torna mais forte e competitiva no mercado. A companhia foi escolhida pelo conglomerado chinês HNA Group para receber seus primeiros investimentos na América Latina, no valor de R$ 1,7 bilhão, correspondente a 23.7% do valor econômico da aérea. Com a transação, a Azul terá um dos mais fortes balanços da América Latina.

Mais cedo, em junho, a Azul e a norte-americana United Airlines celebraram uma parceria estratégica de longo prazo, na qual a companhia dos Estados Unidos investiu US$ 100 milhões por 5% do valor econômico da aérea brasileira.

Retrospectiva: confira, a seguir, as principais conquistas da companhia de 2008 a 2014

 

2008 – Foi em março que David Neeleman, fundador da Azul e CEO da companhia, anunciou que o Brasil receberia uma nova companhia aérea. E em dezembro do mesmo ano, a empresa realizou seu primeiro voo (AD4064), com origem em Campinas e destino Salvador.

2009 – A Azul inaugura uma nova opção de ponte aérea, ligando o interior de São Paulo e o Rio de Janeiro. E, em tempo recorde, alcança uma marca inédita em todo o mundo: um milhão de Clientes transportados.

 

2010 – Em um ano a Azul foi agraciada com dois importantes prêmios que valorizam a marca: em junho foi eleita a companhia aérea brasileira com a melhor identidade corporativa. Já em novembro, a revista americana Advertising Age colocou a Azul como uma das marcas mais importantes do mundo!

 

2011Em menos de três anos, as operações já eram reconhecidas mundialmente. Foi nesse ano que garantiu o primeiro prêmio no Skytrax World Airline Awards na categoria companhias aéreas low-cost na América do Sul. Além disso, atingiu a marca de quase 15 milhões de Clientes transportados e um grupo de 4,5 mil colaboradores.

2012Azul e Trip se fundem para formar a terceira maior companhia aérea do Brasil. Dessa operação surge também uma nova marca: Azul, com u de união. Além da união das duas companhias, a aérea foi eleita novamente a melhor companha sul-americana low cost pela Skytrax Airline Awards. Outra conquista importante deste ano foi a estreia dos voos com o serviço de TV ao vivo a bordo.

2013 – Logo no início do ano, os Tripulantes operacionais foram presentados com novos uniformes. Além disso, a nova sede da UniAzul foi inaugurada, onde são realizados todos os treinamentos.

 

2014A companhia recebeu a frota de A330 e realizou os primeiros voos internacionais: Fort Lauderdale/Miami, nos Estados Unidos, foi o primeiro destino e, logo depois Orlando.

Sobre a Azul

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras é a companhia aérea com o maior número de destinos servidos no país. A empresa detém uma frota de 140 aeronaves, mais de 10.000 funcionários, mais de 900 voos diários, aproximadamente 100 destinos servidos e um terço do total de decolagens do país. A qualidade de seus serviços já foi atestada por inúmeros prêmios, nacionais e internacionais. Em 2015 foi eleita pela quinta vez consecutiva pela Skytrax World Airline Awards como “Melhor companhia aérea low-cost da América do Sul”. A Azul também recebeu em 2013 o prêmio de “Companhia Aérea mais Pontual da América do Sul”, concedido pela FlightStats, e foi reconhecida como empresa aérea mais pontual do Brasil em 2014, segundo os critérios da Infraero. Neste mesmo ano, a companhia foi reconhecida como melhor companhia aérea low cost do mundo pela CAPA – Centre for Aviation. Saiba mais em www.voeazul.com.br.

 

Rolar para cima