Nove novas pousadas turísticas na cidade de Caacupé se somam à oferta de alojamento no Paraguai. O local é um dos destinos que receberá o Papa Francisco e que já está lotado. Durante as inaugurações estiveram presentes o presidente do país, Horacio Cartes, e a ministra de Turismo, Marcela Bacigalupo.
Já são 87 as pousadas turísticas habilitadas em Paraguai para oferecer hospedagem aos turistas, somando um total de 300 habitações e 797 camas a um preço de 85 mil guaranis – ou US$ 16,00.
Recentemente, mais nove pousadas foram inauguradas na Cidade de Caacupé, com 26 habitações e 119 camas, uma medida necessária para a visita do papa Francisco que acontece nesta semana. Caacupé será cenário de uma das missas papais.
Na inauguração, que aconteceu na Pousada La Fogata, localizada a dois quilômetros da rota Atyrá, estiveram presentes o presidente da República, Horacio Cartes; a ministra de Turismo, Marcela Bacigalupo e outros convidados, como representantes das empresas Inverfin e Procard – que possuem acordo de cooperação com a SENATUR (Secretaria Nacional de Turismo), com o objetivo de apoiar o turismo interno – e membros da Cooperativa Serrana de Caacupé.
Além de alojamento, as pousadas oferecem café da manhã aos hóspedes, e informações sobre entretenimento e atividades que podem ser realizadas na proximidade ou no país.
Marcela Bacigalupo, ministra de Turismo, comentou que “as pousadas turísticas já estão presentes em 23 destinos, distribuídas em nove departamentos do país, que proporcionam receitas importantes para o alojamento e outras despesas relacionadas com o turismo. Este programa não é mais um sonho, mas uma realidade que gera impacto no desenvolvimento social e econômico, proporcionando empregos diretos e indiretos, e que conecta a identidade das comunidades e promove o turismo doméstico. Por outro lado, rompe com a sazonalidade, convidando turistas e até mesmo os paraguaios, a viagens nos finais de semana”.
Além da pousada La Fogata, a ministra de Turismo foi à inauguração do Jardim dos Milagres; HL; Dimar; Reserva Ecológica; El Escondido; Pueblito Selva Negra; Los Abuelos e Luis Alberto.
Interesse nacional
O programa “Pousadas Turísticas de Paraguai” foi declarado de Interesse Nacional pelas Câmaras dos Deputados e dos Senadores, juntamente com os programas Bairros Turísticos e Turismo Jovem, por gerarem desenvolvimento social e econômico ao fomentar o turismo nas comunidades do interior, melhorando a qualidade de vida e o desenvolvimento local.
O programa faz parte do Plano Diretor do Setor Turístico 2008-2018 e conta com o apoio da Cooperação Sul- Sul Colômbia-Paraguai, sob supervisão do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, y se ha contado com o apoio da Cooperação Sul -Sul Colômbia Paraguai, dependente do Ministério de Comércio, Indústria e Turismo de Colômbia, que inspirou o programa no Paraguai, iniciado em agosto de 2010.
O programa ganhou impulso sob o atual governo, passando de 43 pousadas em 2014 a 87 em junho de 2015, um aumento de 102% em seis meses.
Rumo ao Turismo Religioso
Turismo religioso tem seu pico no Departamento de Cordilheira com a festa da Virgem de Caacupé, que atrai anualmente milhares de devotos locais e estrangeiros. Este ano, o santuário mariano terá uma sessão especial com a Missa multitudinária do Sumo Pontífice da Igreja Católica, no dia 11 de julho.
Mais informações em www.paraguay.travel