Criatividade, surpresas fantásticas,um pouco de nostalgia e brincadeira de criança, se misturaram aos temperos do jantar especial que a Atout France , sob o comando do representante comercial, Andre Raynaud preparou para receber seus convidados no restaurante Tartar & Co( de cozinha francesa), em Pinheiros , São Paulo na terça-feira(28). Um jantar ás escuras e que chamou muito atenção dos convidados curiosos. O burburinho foi geral quando os convidados começaram a chegar no restaurante que tem no comando o chef francês badalado, Eric Jackin, que deu uma passadinha no evento cumprimentando a todos. Em Natal , ele comanda o La Brasserie de La Mer do hotel Majestic. Todos foram recepcionados por Andre da Atout France e mais equipe . Pelo trade recebendo Paula Vignole. O jantar oferecido com promoção comercial Atout France, Principado de Mônaco, Palais de Festival de Cannes & Parceiros e Avis Chauffeur.
Os convidados foram recebidos no andar térreo do restaurante com espumantes e petiscos e depois receberam uma explicação de como seria o evento, pela equipe da empresa Ateliê no Escuro Gastronomia, com mais de cinco anos de experiência no mercado. Os convidados foram subindo as escadas, e os olhos de cada um foram vendados e foram levados a mesa principal para ocupar seus assentos. O silêncio regra principal para estar ali, e o jantar sem o tradicional garfo e faca, levou cada um a saborear e sentir os pratos de forma leve e misteriosa. Ao fundo músicas do francês Charles Aznavour que encantou o público e levou a um pouco de nostalgia. Os convidados foram levados a uma exploração, a uma descoberta e conhecimento do que é tão trivial , mas pouco usado no dia a dia. Os talheres foram substituídos pelas mãos e cada convidado sem ver os pratos saboreou e sentiu como queria ..Entre um intervalo e outro, o suco de limão serviu para limpar as mãos e uma toalhinha para secar. Tudo com os mínimos detalhes de um tradicional jantar.
O primeiro prato consistia em atum e guaca mole , mais couve broto e beterraba, poucos souberam dizer depois que experimentaram. Já o segundo prato, pargo, pupunha, molho bernaisse. Já o terceiro prato a carne deliciosa, com banana e mandioca e farofa agradou em cheio. O vinho deu o toque para harmonizar com os pratos, o primeiro vinho C´E La Vie, vinho francês e branco e o segundo vinho tinto Salton Talento. A sobremesa culminou com profiterole com sorvete de graviola, uma mistura que deu certo e agradou a todos que experimentaram o puderam perceber o sabor e o aroma de cada prato, uma ídéia genial. Depois foram feitas as apresentações sobre Mônaco, Cannes e seus atrativos. Por fim, para fechar com chave de ouro, entregaram um kit para os convidados, com revista de Mônaco e um vinho Gran Vin de Bordeaux Chateau Saint- Florin – Merlot Cabernet Sauvignon. Show, um espetáculo a parte da Atout France. O belo presente assinado pelo principado de Mônaco, Avis Chauffeur, Ekypage, Palais es Festivals et Des Cannes e Intercontinental Carlton Cannes.
Meus agradecimentos para André Raynaud e sua equipe da Atout France, Joaquim Borges da Avis Chauffeur de Paris, Ugo DÁgostino de Palais es Festivals de Cannes, Gerard Arazo Riera do Intercontinental Carlton Cannes, Tiffany e todos que nos receberam com simpatia e atenção.
A França vem despertando a curiosidade dos que ainda não conheceram, mas com toda esta magia e encantos levará muitos brasileiros a conhecer este país encantador e com um povo simpático ,além de muitos roteiros para serem desbravados, como gastronomia, atrativos turísticos, roteiros de vinhos, turismo religioso. E eu quando puder vou nessa!