A presidente da ABEAR, Jurema Monteiro, e os CEOs da Azul, John Rodgerson, da GOL, Celso Ferrer, e da LATAM, Jerome Cadier (Foto: Túlio Vidal/Divulgação)
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) anuncia nesta segunda-feira (4) o retorno da Azul Linhas Aéreas ao seu quadro de associadas.
Hoje, a aviação comercial vive um momento de retomada, com a expansão da oferta e da demanda tanto no mercado doméstico quanto no internacional. Em 2023, o modal aéreo transportou cerca de 112 milhões de passageiros, um aumento de 15% em relação a 2022, o que evidencia a recuperação após a pandemia.
Ao longo dos últimos anos, a indústria da aviação viveu a maior crise da sua história, e o anúncio consolida o trabalho desenvolvido pelo setor no sentido de fortalecer e unir as empresas com a perspectiva de implementação de uma agenda de longo prazo. O setor aéreo vive um momento desafiador, com a alta do câmbio, dos juros e do preço do QAV pressionando fortemente os custos da aviação. Hoje, a ABEAR se torna mais forte para, junto com as suas associadas, trabalhar para mudar esse cenário.
“O retorno da Azul ao quadro de empresas associadas é uma oportunidade para a construção de uma agenda de longo prazo que contemple medidas estruturantes para melhorar o ambiente de negócios do setor, aumentar a competitividade e democratizar o transporte aéreo no país”, afirmou Jurema Monteiro, presidente da ABEAR.