Já está definida a programação Cultural e Gastronômica do Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, que será aberto ao público e terá inicio nesta quinta-feira (04 de julho) e segue até o próximo sábado (06 de julho), com a presença do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O evento terá espaços para gastronomia, artesanato e cultura dos quatro Estados beneficiados pela duplicação da BR-101.
Dentre a programação Cultural estão confirmadas as apresentações do Xaxado, da Paraíba; do Frevo, de Pernambuco; do Folguedo Coco de Roda, de Alagoas. O Rio Grande do Norte como anfitrião do Evento vai contar com as apresentações do Boi de Reis, de Extremoz; dos Congos de Calçola, da Vila de Ponta Negra, dos Caboclinhos e do Maculelê, de Ceará-Mirim.
Já o Salão Gastronômico vai contar com dois pratos típicos de cada Estado da Rota 101 Nordeste. A Paraíba vai servir Carne de Sol e Cordeiro Precoce, do Tábua de Carne de João Pessoa; Alagoas participa do Salão com o Spaguethi ao Molho de Camarão e Risoto de Polvo com frutos do mar, do chefe Nego, de Japaratinga; Pernambuco trará o Bobó de Camarão com Arroz de Açafrão e o Cuscuz de Massa Mandioca com Queijo Coalho e Paleta de Bode ao Molho de Vinho do São Francisco, do chefe Alcindo Queiroz, do Restaurante Patuá. O Rio Grande do Norte vai servir a tradicional a Paçoca: Feijão Verde com Carne de Sol pilada no pilão, servida com banana e arroz branco e o Camarão no molho de tomate e alecrim, servido com arroz branco e purê de batata doce, do Restaurante Paçoca de Pilão.
No espaço do artesanato, Alagoas trará para comercializar o bordado de filé, a cestaria da palha de ouricuri de Coruripe e os bordados de Penedo; Pernambuco trará esculturas em madeira, cerâmica do Alto do Moura, do Mestre Vitalino e o couro, com sapatos, sandálias e chinelos. A Paraíba participará do Salão de Artesanato com bordados em labirinto, escultura em cerâmica e o artesanato em couro com selaria e arreios. Já o Rio Grande do Norte vai apresentar o seu artesanato com bordados, labirintos, renda de bilro, esculturas em madeira, cerâmica, e produtos diversos feitos com a palha da carnaúba.
O Salão
O Salão de Turismo Rota 101 Nordeste abrange 19 municípios no Rio Grande do Norte, 15 na Paraíba, 16 em Pernambuco e sete em Alagoas. Todos os envolvidos no projeto terão direito, em futuro próximo, a linhas de crédito diferenciadas para investimento em Turismo, assim como a projetos de capacitação do Sebrae, que deverá investir sobretudo na produção associada ao Turismo nos 57 municípios.
O Salão de Turismo Rota 101 Nordeste terá 128 estandes, onde a maioria será da hotelaria. Outras ações do Salão de Turismo Rota 101 Nordeste serão as caravanas, que reunirão cerca de 400 agentes de viagens regionais, 50 jornalistas do Nordeste e mais dez profissionais de imprensa do Sudeste e Sul.
Segundo os organizadores do Salão, o evento tende a emplacar no calendário de feiras de Turismo pois, já na primeira edição, reúne dez operadoras. Em nível nacional, estarão em Natal a CVC (também patrocinadora), Flytour, Trend, Schultz, Visual e Tam Viagens. Em âmbito regional, Tambaú, Maxtour, Noronha Brasil e Foco.
Serviço:
Dias: De 04 a 06 de Julho
Hora: 16h às 22h
Local: Centro de Convenções de Natal
Entrada: Gratuita
Pratos individuais do Salão Gastronômico R$ 18,00