Arborização de Natal tem avaliação positiva da SBAU

Arborização de Natal tem avaliação positiva da SBAU
O diretor da regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Anderson Fontes, durante visita a Natal, elogiou o manejo arbóreo implantado há dois anos para dotar a cidade de mais sustentabilidade e qualidade de vida. De acordo com Anderson Fontes, a Prefeitura do Natal está de parabéns porque faz o manejo correto seguindo as normas técnicas nº 16.246-1 da ABNT, com o objetivo de dotar a cidade de equilíbrio sustentável e de mais qualidade de vida para a população. 
A SBAU está avaliando o trabalho de arborização realizado por empresas terceirizadas pelas prefeituras das capitais do Nordeste para apresentar relatório no próximo Congresso Regional de Arborização. Em Natal, ele se encontrou com os representantes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Renata Larissa (Diretora do Departamento de Paisagismo) e o engenheiro agrônomo, Saulo Frederico.
Segundo analisa Anderson Fontes, a Prefeitura do Natal está no caminho certo para conquistar o Selo da SBAU, concedido às cidades que contam com um serviço de manejo arbóreo dentro dos critérios estabelecidos no tocante à arborização urbana.  Ele esclarece que a cidade já preenche critérios importantes para conquista do Selo, dentre os quais possuir profissionais treinados e com experiência não só do uso da motosserra, mas no modo correto de podar as árvores (corte liso para permitir a cicatrização do vegetal evitando o apodrecimento e presença de patógenos), terceirização de empresa de Engenharia Florestal, Manejo Arbóreo Sustentável (trituração dos resíduos para fazer compostagem); manejo acompanhado por um Engenheiro Florestal, e Veículos Sky e Munck com isolamento (segurança contra choques elétricos).  
Após visitar alguns canteiros e presenciar pessoalmente o manejo de poda e erradicação de árvores, o diretor disse que o trabalho de Natal já dá vistas de renovação arbórea. Natal faz a correta adequação da árvore ao seu manejo; está colocando a árvore certa no local certo e fazendo as podas corretamente. “E isso é o que comprovamos que a Prefeitura está fazendo, não apenas administra a questão do manejo arbóreo, mantendo o verde, como está fazendo novos plantios. Ou seja, está mostrando à sociedade natalense que  plantar árvore é melhor para a qualidade de vida de todos”, disse.
“Natal é uma cidade verde, está cercada por parques e grandes áreas verdes, passa uma ideia de uma paisagem que consolida com suas ruas largas e boa mobilidade urbana. O que a cidade precisa é apenas interagir mais com a população e com outros planos de arborização, porque as cidades que estão plantando mais e melhor conseguiram avançar nos quesitos qualidade de vida e sustentabilidade. Afinal, o princípio da ecologia está em plantar e zelar pela paisagem da cidade, interagindo com a população que cada vez mais está se envolvendo na questão do verde”, finalizou o diretor da SBAU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.